User Tools

Site Tools


estudos:abbagnano:existencialismo-filosofia-do-possivel

Existencialismo, filosofia do possível (1952)

ABBAGNANO, Nicola. Scritti esistenzialisti. Torino: DEAGOSTINI LIBRI, 2013.

1. O grande livro.

1. Imagine-se que exista em algum lugar um grande livro em que esteja dito e escrito tudo o que concerne à salvação e à felicidade dos homens, com indicações precisas e infalíveis sobre negócios, felicidade, vida e morte, paz e guerra, valor da ciência e da religião e tudo o que interessa e pode dirigir o homem, livro útil e cômodo, mas escrito em língua e caracteres não inteiramente claros, legível aqui e ali, nunca por inteiro nem sem dúvida sobre a leitura, de modo que se avançaria mais ou menos em alguns capítulos, leria algo duvidoso em outros e pouco ou nada em outros ainda, pondo à prova na vida suas indicações e voltando a suas páginas quando a prova falhasse, entre tentativas, erros, releituras, recaídas, avanços e recuos, sempre confiando que o livro oferece o caminho seguro e sempre mais ou menos decepcionado nessa confiança.

2. Se esse estranho livro existisse, a condição humana seria exatamente a que é: poucas coisas certas, nunca inteiramente livres da dúvida, e o bem-estar, a segurança, a paz, a felicidade e os valores que dão sentido e gosto à vida, beleza, bem e verdade, sempre incertos e mutáveis, porque o livro não se deixa ler claramente ou o que se lê não ilumina por completo, buscando-se conservar e aumentar os bens possuídos sem garantia absoluta de êxito, sendo preciso arriscar, às vezes com risco razoável, às vezes maior, mas sempre sem garantia infalível, sendo a própria fé um risco desse gênero, que se pode perder a cada instante e exige vigilância, dando segurança semelhante à de um exército que deve conservar e aperfeiçoar seus armamentos para julgar-se invencível, e sendo risco também o amor, que pode transformar-se em ódio ou apagar-se no cinza da indiferença.

3. Supondo-se que algumas pessoas, chamadas filósofos, se especializem na leitura do grande livro e vejam algo que escapa aos outros, provavelmente discordarão entre si: alguns crerão ter encontrado a chave única e definitiva e pretenderão infalibilidade, chocando-se com a mesma pretensão dos outros, outros, diante desse conflito, dirão que o livro é incompreensível e todas as leituras igualmente falsas, e outros ainda dirão que o livro não se presta a leitura única, total e definitiva, devendo cada leitura ser controlada por outra, sem jamais chegar a uma leitura última, e, enquanto os dois primeiros grupos afastam de nova leitura, uns por julgá-la já feita, outros por julgá-la impossível, o terceiro impele a ler e reler continuamente, pois nenhuma leitura será definitivamente verdadeira nem absolutamente falsa, mas apenas a ser posta à prova por leitura ulterior que poderá desmenti-la, confirmá-la ou modificá-la, caminho menos cômodo e mais empenhativo, mas com menos ilusões e decepções, e esse terceiro grupo é o dos filósofos existencialistas.

2. A liberdade.

4. A ficção do grande livro não é pura ficção, pois o grande livro existe e é o mundo, a realidade ou, com palavra solene dos filósofos, o ser, que o homem sempre interrogou para saber o que é, o que deve ser, o que deve fazer e o que deve esperar, sendo suas páginas nós mesmos, as outras pessoas, as coisas ao redor, os bens desejados, os ideais e valores em que cremos, lidas e relidas para fazer de seu significado guia da vida, e, se sua escrita é por si incerta, problemática e não se presta a leitura firme e definitiva, a única atitude que, tirando a ilusão do definitivo e a exaltação otimista, salva de enganos perigosos e decepções amargas e permite enfrentar de olhos abertos as incertezas da vida é a dos filósofos do existencialismo.

5. A condição humana assim concebida é extremamente incômoda, mas apresenta uma vantagem, talvez a única, a de sermos livres, pois a incerteza dos caracteres do livro do mundo faz que o que fazemos e somos não seja ditado de modo preciso e infalível, e, se o livro nunca nos ilumina completamente, também nunca nos dirige completamente nem nos necessita, restando sempre uma margem de escolha e de possibilidades indecisas, que não se localiza nesta ou naquela linha, mas acompanha cada linha e cada aspecto da realidade, sendo-se livre de ponta a ponta da leitura, isto é, por toda a vida.

6. Essa liberdade é sui generis, limitada, condicionada e entravada, pois ninguém pode ser indiferentemente tudo o que quer, artista, filósofo, santo ou homem de negócios, ou tudo junto, já que as páginas do livro dão algumas indicações e ignorá-las é malhar em ferro frio, devendo-se perceber as próprias possibilidades reais, sobre as quais se pode enganar, que se podem seguir e desenvolver mais ou menos e numa direção ou noutra, fazendo da vida êxito, fracasso ou, como é mais comum, meio êxito, aurea mediocritas, sem que nenhuma alternativa seja segura de antemão, mas algumas mais confiáveis, consistindo a liberdade em escolher entre elas do modo que se julga melhor, seguir fielmente as escolhas e só abandoná-las quando o engano é evidente, moldando-se a personalidade conforme essas escolhas, deixando pedaços pelo caminho antes de alcançar forma relativa e consistência estável, e mesmo então sem segurança absoluta, devendo-se vigiar e lutar para mantê-la e evitar decadências, erros e desvios, continuando a leitura e releitura do livro.

7. Essa liberdade humana é muito diversa da de uma divindade onipotente, livre para dar-se todas as perfeições, e da que Pico della Mirandola, humanista do século XV, atribuía ao homem, ao fazer Deus dizer-lhe que não o criara celeste nem terreno, mortal nem imortal, para que, livre e soberano artífice de si, se plasmasse na forma escolhida, liberdade infinita e criadora, e não humana, que é possibilidade de escolha em limites muito mais estreitos, delimitada por condições não criadas por nós, mas sugeridas pelo livro do mundo, e, ainda assim, real e terrível, pois dela depende em última análise o bem e o mal do mundo, já que ao mal, por limitada que seja a escolha, sempre se pode dizer não e ao bem sempre se pode dizer sim, dependendo em certa medida o bem e o mal desse não e desse sim.

8. Essa liberdade limitada, sujeita a condições e impedimentos de toda espécie, é a liberdade própria do homem e o grande tema do existencialismo contemporâneo, em torno do qual gravitam suas diversas tendências.

3. O possível.

9. A liberdade, aspecto fundamental da humanidade, é sempre liberdade de escolha delimitada, que põe continuamente diante de alternativas possíveis ou tidas por tais, pois cada um julga a cada momento poder fazer isto ou aquilo, assumir esta ou aquela atitude ou conduta, sendo o poder fazer ou poder ser condição indispensável das escolhas e decisões, e ninguém toma um caminho que não julga poder percorrer, embora muitas vezes se engane na avaliação do possível e seja levado a não julgar mais possível o que parecia sê-lo e a considerar outras possibilidades, em assuntos insignificantes, cotidianos ou decisivos e históricos, significando liberdade escolha e escolha possibilidade.

10. Nunca se insistirá bastante no alcance do conceito de possibilidade no existencialismo e na filosofia contemporânea, que se aninha em todas as palavras e atos e é mola de todos os assuntos humanos, pois afirmar que há neste local um objeto, cadeira, mesa ou lâmpada, significa apenas poder vê-lo, tocá-lo, usá-lo, mudá-lo de lugar, vendê-lo ou modificá-lo, e quem desconfie da afirmação só pode controlá-la recorrendo às mesmas possibilidades, valendo o mesmo, com possibilidades de outra natureza, para toda afirmação análoga, como dizer que Sócrates é sábio, que lhe atribui possibilidades de busca, orientação e iluminação próprias apenas dos sábios, e para as afirmações científicas, possibilidade de certas observações e resultados, sendo também regras, normas, máximas e comandos possibilidades de valor especial ou dignidade superior, pois podem ser transgredidos ou obedecidos, abrindo uma alternativa de escolha.

  • As proposições matemáticas aplicadas à vida tornam-se regras, como dois mais dois igual a quatro, que manda considerar juntos como quatro dois objetos e outros dois, regra transgredida de boa-fé por quem não sabe contar e de má-fé por quem quer levar vantagem desonesta.
  • As regras dos negócios definem a possibilidade de obter resultados desejáveis, e as da arte de construir as que tornam possíveis construções estáveis e adequadas ao fim.
  • Um preceito moral ou religioso, como não matar e não roubar, indica uma possibilidade de ação que com boas razões se julga superior, sem tornar impossíveis as ações contrárias, cuja transgressão cotidiana mostra que apela à boa vontade, isto é, à escolha bem orientada.

11. Pode-se objetar que certas afirmações significam necessidade, como a de que os corpos caem, fato que não pode deixar de ocorrer, mas essa proposição e outras relativas à natureza são regras de previsão que tornam possível prever o andamento de um fato e, como todas as regras, podem ser transgredidas, como quando os adeptos de uma sessão espírita esperam fenômenos de levitação, sem que se pronuncie aqui sobre sua realidade.

12. Em conclusão, qualquer coisa que o homem sinta, pense, faça ou diga, encontra-se diante de um pode ser que lhe abre a alternativa de uma escolha, fundando-se nele toda a existência humana, que não é senão um pode ser.

4. O possível e sua face negativa.

13. Com esse reconhecimento chega-se ao ponto central do existencialismo, em que suas manifestações se encontram e a partir do qual divergem, concordando todas em que a existência humana é um conjunto de possibilidades e só pode ser compreendida, em seu todo e em suas determinações, como possibilidade.

14. O que é oferecido apenas como possível pode realizar-se ou não, tendo toda possibilidade duas faces inseparáveis, uma positiva, que projeta algo real, bem-sucedido ou desejável, e uma negativa, que projeta o irreal, o malogrado ou o indesejável, podendo-se atentar mais a uma ou a outra, em geral à positiva, sem eliminar a outra, como nos projetos de que se tece a vida cotidiana, de trabalho, negócios, amizades, família, estudo, pesquisa ou diversão, que visam resultados desejáveis, mas são possibilidades para o futuro de realização nunca certa, alguns realizando-se e reabrindo a incerteza se continuam como projetos, outros não se realizando, outros realizando-se de modo diverso do previsto, sendo sua marca decisiva de projetos humanos a incerteza radical, a face negativa, a possibilidade de não se realizarem.

15. O que existe apenas como possível pode a cada instante não ser, e, se a existência humana é um possível, a possibilidade do não ser a acompanha e define, sendo o que se chama morte, não conclusão de um ciclo, termo ou fato localizado num momento, mas possibilidade sempre presente que condiciona todas as manifestações da existência, pois o poder morrer, referido a si e aos outros, é o fundamento, às vezes oculto, de atividades, pensamentos, afetos, cuidados e solicitudes, como todo o trabalho para satisfazer as necessidades cotidianas, inútil, menos urgente ou diverso se os homens não pudessem morrer e a falta de satisfação não tivesse consequências fatais, sendo afetos, cuidados e preocupações igualmente condicionados por essa possibilidade, que se reflete em todas as atividades e projetos, ameaçando sua realização e continuação e acrescentando novo risco ao inerente a seu caráter de possibilidades para o futuro.

16. Essas considerações, que decorrem de traços da experiência que não convém esquecer, mostram que o conceito do possível, usado pelo existencialismo para interpretar a existência, não permite conclusões demasiado tranquilizadoras ou consoladoras sobre o destino humano, e o existencialismo dificilmente se apresenta como filosofia que exalta o homem e sua realidade, a pinta com cores atraentes e garante cem por cento seu caminho e o triunfo infalível de seus ideais e valores, pondo antes polemicamente em relevo a instabilidade, os contrastes e os aspectos negativos e desconcertantes da existência, sempre possibilidade do mal, do erro e do nada, atitude da qual a literatura de clima existencialista tira seus traços crus, amargos e desolados, a ponto de o adjetivo existencialista designar no uso corrente, vago e impróprio, toda atenção aos aspectos mais obscuros e negativos da vida.

5. O existencialismo negativo.

17. A filosofia existencialista, em suas expressões mais comuns, não escapa a essa atitude polêmica, atentando sobretudo à face negativa das possibilidades, como já fez seu precursor no século XIX, o dinamarquês Søren Kierkegaard, que pôs em relevo a força paralisante do possível, sendo sua vida dominada por um episódio incompreensível para o bom senso comum, o noivado com a moça amada, que oferecia toda garantia de união feliz, rompido sem motivo particular, por paralisia diante das consequências possíveis, choques, incompreensões, contrastes de personalidade, inadequação aos deveres do casamento, infelicidade, erro e pecado, que ele não tinha razão especial para temer mais que outros, mas cuja pura possibilidade antecipava e bastou para detê-lo, descrevendo num livro famoso a angústia, distinta do medo comum, sempre suscitado por perigo preciso, como sentimento do possível, que acompanha a consideração do aspecto negativo e nulificante de todas as possibilidades oferecidas.

18. A consideração unilateral da face negativa, levada até o fim, anula o caráter próprio das possibilidades, pois, se diante de todo projeto só se veem riscos e perigos que ameaçam reduzi-lo a nada, ele parece impossível e fica-se paralisado, como Kierkegaard diante do casamento, abandonando-se todo projeto não por razões particulares de exame mais maduro, mas por motivo genérico aplicável a todos, declarados impossíveis de partida, igualando-se todas as possibilidades em seu traço negativo comum, com valor zero ou tendente a zero, tornando a escolha indiferente ou impossível, via seguida pelo existencialismo alemão e por Sartre, pois Heidegger, ao dizer que todas as possibilidades, embora projetadas ao futuro, recaem no passado, no já sido ou feito, afirma sua equivalência e as reduz a impossibilidades, restando apenas escolher compreender ou não a impossibilidade da existência, a morte, que permanece a mesma, aceita ou ignorada, Jaspers, ao dizer que todas as possibilidades estão ligadas a uma situação de fato e apenas a projetam adiante sem modificá-la, reduz-as a impossibilidades, restando apenas continuar a ser o que se é sabendo-o ou não, escolha sem consequência prática, e Sartre, ao dizer que todas as atividades se equivalem por estarem votadas ao fracasso, sendo o mesmo embriagar-se na solidão ou conduzir os povos, exprime da forma mais violenta essa equivalência.

19. Essa forma de existencialismo tem o estranho destino de Saturno, que devora os filhos, pois parte do reconhecimento de que o homem vive num mundo de possibilidades oferecidas à escolha e conclui que não há possibilidades, mas apenas impossibilidades, e nada a escolher, quebrando a alavanca do possível que usara para elevar a existência à compreensão, ou declarando que ela nunca existiu, transformando o possível no impossível, conceitos separados por um abismo, pois o impossível é o necessário em sentido estrito, diante do qual nada há a fazer nem dizer, e o possível é a liberdade, diante da qual o homem pode escolher.

6. O existencialismo teológico ou ontológico.

20. Há também filosofias existencialistas que parecem escapar a essa alternativa nulificante, vendo nas possibilidades da existência uma relação com Deus, o Ser ou o Valor e apoiando-se na infinitude e onipotência desse termo para garantir a relação e dar às possibilidades caráter positivo que parece abrir o horizonte da certeza, seja concebendo Deus como Mistério que se dá no amor mais que na razão, com Marcel, como Ser totalmente presente à experiência interior, com Lavelle, ou como Valor supremo dado na experiência moral, com Le Senne, oferecendo em todo caso a garantia de que as possibilidades se realizem da melhor maneira, pois a existência é relação com um ser que por definição pode levar a cabo todas as possibilidades humanas mais altas, já realizadas enquanto dadas pelo Ser que as contém realizadas, deixando o tempo de ser ameaça de destruição para tornar-se condição de realização e estando garantido de partida o êxito das empresas humanas, pois, segundo Lavelle, toda possibilidade está destinada a realizar-se.

21. Por consolador que seja, esse ponto de vista é antes piedoso desejo que resultado de análise sem preconceitos da existência e não ajuda o homem em nenhuma situação particular, pois, se significa que todas as possibilidades se realizarão indistintamente, choca-se com a experiência dolorosa do fracasso, da infelicidade, da dor e da morte e não oferece critério para distinguir possibilidades, todas igualmente sólidas e felizes, e, se significa que apenas algumas, fundadas no ser e no valor, estão garantidas, choca-se ainda mais com a exigência de um critério de escolha, pois não diz como reconhecer nos casos particulares a possibilidade fundada no ser e destinada a realizar-se, sendo justificação post factum e tautológica, quando o necessário é saber por que traço reconhecer de antemão as possibilidades que se realizam, ponto sobre o qual nada dizem.

22. O que dizem reconduz essas filosofias ao existencialismo negativo, pois afirmam possibilidades destinadas a realizar-se, cuja não realização é impossível, e outras destinadas a não se realizar, cuja realização é impossível, e nenhuma delas é possibilidade, já que o próprio da possibilidade é deixar aberta a via à realização e à não realização, e onde uma via está fechada há determinação necessária, operando-se a mesma transformação sub-reptícia da possibilidade em impossibilidade e necessidade, que exclui liberdade e escolha, de modo que, apesar de seu caráter vagamente otimista, negam as possibilidades existenciais como as formas pessimistas e não constituem um existencialismo positivo, que deve manter a possibilidade em seu duplo aspecto positivo e negativo sem transformá-la em determinação necessitante e fornecer um critério, não infalível, mas válido, de escolha das possibilidades existenciais.

7. Existe um critério das escolhas?

23. Pergunta-se como o homem deve escolher, se as possibilidades que se oferecem em sua incessante projeção se deixam avaliar de modo a guiar as escolhas e qual o critério dessa avaliação.

24. Se a existência humana é um possível num mundo de possíveis, o critério de avaliação não pode ser alheio ao possível, pois não há outro conceito disponível e qualquer outro critério seria ainda um possível a escolher ou não, de modo que o critério para julgar e escolher os possíveis é o próprio possível, desde que reintegrado em seus dois aspectos, sem reduzi-lo à face negativa e nulificante nem à positiva e realizadora, pois o pode ser faz parte de seu significado tanto quanto o pode não ser, e, se é inevitável reconhecer que toda iniciativa é aleatória e pode acabar em nada, recusando-se o existencialismo a embalar o homem num otimismo que adormeceria sua vigilância e o exporia sem defesa, deve também recusar-se a paralisá-lo mostrando-lhe apenas o fracasso, conduzindo-o antes à liberdade de escolha caso a caso do modo mais razoável e encorajando-o a formar, em todo campo, critérios de avaliação que, sem pretensão ilusória de infalibilidade, reduzam o erro e sejam sempre aperfeiçoáveis, técnicas precisas, como nas ciências exatas, ou normas e regras de conduta, no campo moral, social, político e econômico, que prescrevam escolher as alternativas realmente possíveis, isto é, possíveis que dão certa garantia de não se revelarem não possíveis, que se podem continuar a escolher sem que a escolha feita torne impossível a ulterior.

25. Esse critério, embora pareça abstrato e pouco manejável, é concreto e responde às mais diversas exigências da vida, como no caso de quem se prepara para casar com a pessoa escolhida e deve perguntar-se se poderá repetir essa escolha todos os dias e anos futuros e se os motivos que a levaram a ela garantem continuar a sugeri-la, sendo bem auspiciosa a escolha se a resposta honesta for sim e errada desde o início se não, pois um casamento bem-sucedido é aquele em que, após muitos anos e tudo o que aconteceu, ambos podem dizer que fariam de novo a mesma escolha, tendo-a renovado continuamente e mantido vivos seus motivos, pois escolher bem significa ainda e sempre, como pode dizer quem escolheu bem sua profissão, fé política ou religiosa ou técnica de trabalho, tendo feito e refeito a mesma escolha, boa porque tornava sempre possível a escolha ulterior, e do mesmo modo se entendem a verdade de um conhecimento, que pode ser sempre usado nas circunstâncias adequadas sem enganar nem levar a erros irreparáveis, possibilidade de escolha sempre renovável, e a beleza de uma obra de arte, que, segundo o poeta, é uma alegria para sempre, possibilidade de fruição que qualquer homem pode escolher ontem, hoje e talvez amanhã.

26. Nesse espírito, o existencialismo apresenta-se não como doutrina imóvel em seus dogmas, mas como esforço de libertação e convite à liberdade e à escolha responsável, sem pretender ser a única leitura do grande livro do mundo nem a única voz que abafe as demais, mas apenas estabelecer as condições de um diálogo cada vez mais fecundo, pois a filosofia é para ele um diálogo entre homens livres.

estudos/abbagnano/existencialismo-filosofia-do-possivel.txt · Last modified: by 127.0.0.1