User Tools

Site Tools


estudos:sheehan:ex-sistencia-e-sorge-com-o-sentido

A EX-SISTÊNCIA É "SORGE" COM O SENTIDO (2018, 45-46)

TWELVE THESES ON HEIDEGGER or WHAT COMES BEFORE THE “AFTER”?

4. A EX-SISTÊNCIA É PREOCUPAÇÃO (SORGE) COM O SENTIDO

4.1 Enquanto “lançada à frente”, a ex-sistência é simultaneamente “presente a”.

4.1.1 O “lançado à frente” indica que a atualidade da ex-sistência é possibilidade.

4.1.2 A “presença-a” indica que, enquanto possibilidade, a ex-sistência é capaz de dar sentido a si própria e a tudo o que encontra.

4.2 Esta estrutura bivalente de immer schon vorweg e Sein bei (SZ 192.36-37) constitui a ex-sistência como “preocupação com o sentido” (Sorge). A ex-sistência é simultaneamente

4.2.1 a priori como possibilidade de sentido (existencial) entre possibilidades de sentido (existenciárias); e

4.2.2 a priori presente a — capaz de dar sentido a — tudo o que encontra. Fá-lo “regressando” da sua anterioridade para ligar um significado possível ao que quer que esteja atualmente presente, incluindo a si mesmo (GA 21: 147.24; SZ 366.17).

4.3 Esta preocupação com o sentido (existencial) permite-nos dar sentido (existenciariamente) a tudo o que encontramos, tomando-o como tendo este ou aquele sentido, ou, na gíria de Heidegger, “projetando a coisa para” um sentido possível. Como existencialmente já pro-jetados (lançados à frente), podemos existenciariamente pro-jetar o que encontramos “em direção a” um significado.

4.4 Este tomar-como ou projetar-para (entwerfen auf) resulta em significado, mas não necessariamente em verdade no sentido de correção.

estudos/sheehan/ex-sistencia-e-sorge-com-o-sentido.txt · Last modified: by 127.0.0.1