User Tools

Site Tools


estudos:greisch:2000:1.1

1.1 Foucault

GREISCH, Jean. L’arbre de vie et l’arbre du savoir: le chemin phénoménologique de l’herméneutique heideggérienne, 1919-1923. Paris: Editions du Cerf, 2000.

DA ANALÍTICA DA FINITUDE À HERMENÊUTICA

A POSITIVIDADE DO SABER E A ANALÍTICA DA FINITUDE (MICHEL FOUCAULT)

1. Examina-se inicialmente uma primeira versão, a de uma simples analítica da finitude, que ecoa a pergunta sobre se a finitude precisa realmente de uma hermenêutica, ou, negativamente, o que seria um pensamento da finitude sem hermenêutica.

2. Em As Palavras e as Coisas, Michel Foucault expõe sua concepção de uma analítica da finitude fundada na convicção de que a cultura ocidental franqueou o limiar decisivo da modernidade quando a finitude foi pensada numa referência interminável a si mesma.

3. Do ponto de vista de uma arqueologia do saber, esse limiar corresponde ao início do século XX, quando o pensamento humano, descobrindo os limites da representação, começa a desenvolver saberes positivos sobre a realidade humana, designáveis como ciências humanas.

4. A originalidade de Foucault está no vínculo estreito entre a finitude do homem e a positividade do saber humano: quando a vida, o trabalho e a linguagem se tornam objeto de saber positivo, sabe-se que o homem é finito como se conhece a anatomia do cérebro ou o sistema de conjugação indo-europeu, e percebe-se a finitude e os limites que essas figuras impõem.

5. Sem mencioná-lo explicitamente, Foucault retoma o argumento cartesiano de que a perfectibilidade indefinida do saber, longe de livrar da finitude, é sua marca indelével, pois cada forma positiva em que o homem pode aprender que é finito só lhe é dada sobre o fundo de sua própria finitude.

6. Em Foucault, o acento principal recai sobre tudo o que as novas formas de saber tornam impossível; diferentemente da solução cartesiana, a positividade do saber exclui todo recurso à ideia plenamente positiva da infinidade divina à luz da qual o ser finito poderia compreender-se.

7. O conceito de finitude muda radicalmente de sentido e estatuto a partir do momento em que toda possibilidade de defini-lo por contraste com o infinito deve ser afastada, estando-se então diante de uma finitude fundamental que repousa apenas sobre seu próprio fato e se abre sobre a positividade de todo limite concreto.

8. A impossibilidade de recorrer ao conceito positivo de infinito define a novidade da descoberta da finitude que a positividade do saber tornou possível no início do século XX, descoberta que não se aloja mais no interior do pensamento do infinito, mas no coração mesmo dos conteúdos dados por um saber finito como formas concretas da existência finita.

9. Em Foucault, tudo se passa como se o fim da metafísica do infinito soasse ao mesmo tempo o dobre de finados de toda metafísica possível.

10. Não se segue que o positivismo, que apenas glosa interminavelmente a positividade do saber, tenha a última palavra, pois cabe a uma analítica da finitude responder ao desafio filosófico contido na nova experiência da finitude.

11. Paradoxalmente, a positividade, por mais positiva que seja, precisa ser fundada, pois o ser do homem deve fundar em sua positividade todas as formas que lhe indicam não ser infinito.

12. Foucault reconhece que os saberes positivos relativos ao corpo, ao desejo e à linguagem são mais indicadores da finitude do que sua essência mesma, e o conceito de finitude nunca será puramente positivo e empírico, guardando um estatuto transcendental refletido na definição do homem como duplo empírico-transcendental.

13. A diferença entre o positivo e o fundamental permanece irredutível, mas trata-se de uma diferença paradoxal, pois de ponta a ponta da experiência a finitude se responde a si mesma, sendo, na figura do Mesmo, a identidade e a diferença das positividades e de seu fundamento.

14. O fundamental de que se ocupa a analítica da finitude apenas redobra o positivo de que se ocupam os saberes: a morte que corrói anonimamente a existência cotidiana do vivente é a mesma que serve de base à vida empírica; o desejo que liga e separa os homens é o mesmo pelo qual tudo é desejável; o tempo que carrega as linguagens é o mesmo que estira o discurso antes mesmo de ser pronunciado.

15. A discussão do tema da analítica da finitude que domina a última parte de As Palavras e as Coisas poderia ser prolongada, mas os trechos citados autorizam a levantar uma questão decisiva: não seria justamente essa assimilação da analítica da finitude a um pensamento do mesmo que a impede de desembocar numa hermenêutica?

estudos/greisch/2000/1.1.txt · Last modified: by 127.0.0.1