Logos e vida I

TYMIENIECKA, Anna-Teresa. Logos and life I. Dordrecht ; Boston: Kluwer Academic, 1987.

Introdução

1. A chamada crise da cultura, foco de interesse desde o Declínio do Ocidente de Spengler e reavaliada por Husserl em sua Crise em relação à fenomenologia transcendental, atingiu finalmente um ponto culminante, pois a crise agora envolve não apenas os modos culturais e sociais de vida do homem, mas se estende até o núcleo mesmo do ser humano, subjazendo não apenas à sua conduta e modo de pensar mas às suas tendências mais íntimas na abordagem da avaliação dos fenômenos da vida, de suas tarefas, perspectivas e metas e do sentido de sua existência, todas elas permeadas pela atitude de pessimismo radical diante da condição humana.

2. Deixa-se à investigação sociológica todos os fenômenos da vida cultural e do progresso tecnológico que, em suas vicissitudes, revelaram em larga medida as implicações de seus pressupostos empiricistas reducionistas, pressupostos denunciados por Husserl em seu diagnóstico da crise e combatidos, mas não superados, pela pesquisa fenomenológica, e agora, no estágio em que estão em jogo as dimensões mais intimamente humanas do ser humano, pode-se reconhecê-los como tarefa específica deixada à filosofia, devendo-se primeiramente perguntar como a mente humana viajou até essa visão pessimista da condição humana e sobre quais pressupostos a alcançou ingenuamente.

3. Perseguindo essa questão espera-se diferenciar as questões específicas envolvidas na controvérsia pessimismo-otimismo que a pesquisa filosófica é chamada a esclarecer e, por meio desse esclarecimento, oferecer ao homem um fundamento para o compromisso, e a fenomenologia clássica, tanto em sua fase husserliana quanto pós-husserliana, oferece a investigação antropológica mais elaborada de que se dispõe até hoje, mas para empreender essa tarefa terá de renovar suas investigações sobre as origens do homem e de seu mundo da vida.

4. Para esse fim propõe-se substituir o quadro de pesquisa constitutivo pelo criativo, culminando a investigação com o esboço de tal pesquisa, e duas noções-chave que emergirão nessa proposta, que desenvolve ulteriormente o trabalho do autor sobre a fenomenologia da criatividade, são a espontaneidade inicial e as modalidades experienciais da vida, e nas observações subsequentes aparecerá que não apenas a antítese pessimismo-otimismo é a forma crucial da crise do homem, mas que sua investigação revela o modo como a filosofia é chamada a cumprir sua tarefa fundamental.

O Iluminismo Racional: A Autoconsciência do Homem e a Questão da Condição Humana

1. Tendo em nosso tempo realizado o sonho de Descartes de o homem se tornar senhor da natureza em vez de seu escravo, o homem agora acredita ter alcançado o auge de seus poderes e encontrado o ponto arquimediano a partir do qual pode estimar as perspectivas de toda a humanidade assim como de sua própria condição humana individual, e vemos o homem prático analisando os recursos naturais do mundo e prevendo o curso do desenvolvimento econômico, preocupado em planejar o uso futuro de seus recursos, conjecturando sobre as perspectivas de desenvolvimento do estilo de vida humano ou dos modos de existência e deliberando sobre planos para a sobrevivência da população mundial.

2. Diferentemente de épocas anteriores em que o mundo humano era apenas parcialmente acessível ao conhecimento do homem e o curso da humanidade era matéria de assombro e mistério, o homem contemporâneo acredita ter definitivamente desvendado os mecanismos tanto da evolução orgânica quanto da social, e por causa do conhecimento aparentemente exaustivo do mundo e do comportamento humano acessível a ele já não se admira com as forças misteriosas e imprevisíveis que guiam os destinos das nações, parecendo-lhe todos os mistérios, se não resolvidos, ao menos resolvíveis por sua razão infalível, sem barreiras à busca da razão e nada a resistir ao seu alcance.

3. O homem, porém, não encerra sua investigação na natureza e na sociedade, pois busca também compreender a si mesmo, e nada há de novo nessa preocupação, pois o homem sempre se perguntou sobre o sentido da vida, do destino e da condição humana, mas o homem contemporâneo conduz essa investigação do mesmo modo como conduz as investigações sobre a natureza, abordando todo aspecto ou dimensão da vida com a mesma minúcia e intrepidez e visando alcançar uma resposta final que acredita ter encontrado.

4. Com efeito, em oposição ao homem tradicional que, como diz Valéry, cultivava como seu maior tesouro o mistério de seu ser, o não compreender nada de sua sorte, o homem contemporâneo acredita ter a capacidade de se compreender essencialmente, de descobrir quem é, como opera e para onde vai, em suma, questionando-se até se convencer de ter chegado a uma autoconsciência completa que lhe rende o conhecimento total de si e de seu ser.

5. A literatura contemporânea, espelho das preocupações do homem contemporâneo e testemunha de sua luta, mostra como o homem é irremediavelmente levado a investigar a si mesmo e a condição humana, e também o que ele encontra, e de fato encontramos nas imagens do homem que essa literatura oferece três diretrizes dominantes nessa busca.

6. A primeira diretriz exige que o homem escrutine todas as ações, reações e relações com outros nas situações convencionais e familiares da vida para encontrar suas motivações ocultas e assim chegar a uma compreensão de si mesmo, e essa autocompreensão, na maioria das vezes inspirada pela psicanálise, reduz toda a riqueza e complexidade da vida e da experiência a algum padrão racional de natureza mitológica.

7. A segunda diretriz é que o homem pode não se satisfazer com suas descobertas sobre uma dada situação de vida e se esforçará por localizar o si mais profundo que deve estar oculto por trás dessas manifestações virtuais, experimentando assim com suas sensibilidades, capacidades e sentimentos, na crença de que esse si ou seus traços ocultos na vida corrente se revelarão em circunstâncias extraordinárias e em ações extravagantes.

8. A terceira diretriz é que a busca do homem pela descoberta de si e de sua condição pode ir ainda mais fundo, tentando alcançar o estado virginal da humanidade por baixo das sedimentações supostamente falsificadoras da herança, do condicionamento cultural e das atitudes convencionais que progressivamente o revestem no curso da vida, esperando descobrir por trás delas seu objetivo autêntico e sua lealdade última.

9. Qual é o resultado dessa busca e que resposta encontramos ao longo dessas linhas para a questão da significância da vida humana e da condição humana, começando pela última questão, verdadeiramente filosófica, tal como é tratada na literatura de nosso tempo, pois a abordagem de Kafka à compreensão da condição humana em O Castelo retrata o homem como consciente tanto do status acidental de sua posição na vida quanto do caráter tênue de sua situação, ao mesmo tempo em que incessantemente engajado na descoberta de sua atribuição única na existência.

10. Todos os esforços do homem culminam em tentativas incansáveis de estabelecer contato com uma instância superior que, ele acredita, é responsável pela distribuição de instruções superiores que lhe investiriam com o papel que deve assumir no jogo casual e sombrio da existência, assim como lhe indicariam a meta final que melhor daria sentido a ela, mas o contato sempre lhe escapa e a atribuição nunca lhe é dada.

11. Em Finnegans Wake, James Joyce, tomando outra abordagem, busca o si humano autêntico escrutinando os modos de participação do homem em sua herança ancestral, aqueles moldes culturais criados por indivíduos ao longo da história da humanidade e transmitidos de geração em geração, e o que afinal encontraríamos ao longo dessas linhas.

12. É precisamente aqui que Beckett assume a busca, pois ao chegar ao fim de seu curso terreno seu herói revisa seu passado em todas as suas dimensões vividas, procurando o que ali realmente importava para seu verdadeiro ser, perguntando se houve algo em sua vida que cativasse sua lealdade irrestrita e que ele considerasse expressão de seu si muito verdadeiro, ou se houve algum sentimento de apego, ambição, sucesso ou fracasso, ou fé, que o revelasse a si mesmo como possuindo significância intrínseca.

13. Mas, após percorrer todas as fases, incidentes, emoções e motivações ocultas de sua vida, ele alcança apenas uma autoconsciência de um vazio e da futilidade de seu ser, sendo cada elemento de sua vida aparentemente arbitrário e circunstancial, e em Esperando Godot os homens, reduzidos ao osso de seus vitais essenciais, como uma cebola da qual nada resta ao remover suas cascas, ficam pendurados por um fio de compaixão uns pelos outros, numa espera tenaz, esperando por alguém ou algo que trouxesse alguma direção ou abrisse uma perspectiva, mas no fim são deixados em suspenso sem fim.

14. O Teatro do Absurdo polonês mostra a vida como uma comédia sem fim encenada por homens que representam esquemas sempre recorrentes, como em Tango, de Mrozek, e Césare Pavese mostra o homem como essencialmente um estrangeiro, um emigrado na terra, alguém cujas raízes não se aprofundam, e como uma árvore que não se inscreve por seus feitos em sua história, não participa de nada essencial e duradouro mas leva uma existência marginal e fugidia.

15. Os exemplos dessa busca são inumeráveis, bastando mencionar As Moscas de Sartre, em que a condição humana é mostrada como uma forma de escravidão na qual somos apanhados por nossos próprios impulsos e tendências assim como pela tirania dos outros, e Orestes, que se libertou de todas essas constrições, até de uma tão primitiva como a piedade filial, e que afinal ganha sua liberdade humana de todas as condições aparentemente arbitrárias, descobre no entanto apenas um vazio total, uma vida sem qualquer propósito e consequentemente impossível de continuar.

16. Em suma, somos levados a perguntar qual é o resultado líquido da investigação do homem sobre si e sua condição, quais são as diretrizes dessa investigação e seus pressupostos précríticos, e se devemos considerar essa autoconsciência racional um dom dos deuses ou sua maldição.

17. Do próprio estilo dessas investigações, em que se dá prioridade a certos fenômenos da existência enquanto outros são negligenciados, pode-se concluir que o iluminismo que elas trazem ao homem foi alcançado dando absoluta prioridade às funções racionais do homem em oposição às outras, sendo de fato a soberania da razão, permeando o reino empírico da natureza, da vida e do mundo do homem, o princípio orientador dessa busca, e a psicologia empírica e a psicanálise, prometendo abrir a existência completa do homem à lucidez da investigação racional, foram desde o início inconscientemente aceitas como pontos de referência válidos na deliberação sobre os fenômenos da vida e como abordagem de seus entrelaçamentos mútuos.

18. Os resultados obtidos por essas investigações acarretam perda de aspiração e esperança quanto ao futuro da humanidade, que aparece condenada à desintegração moral e à extinção iminente, e longe de revelarem um sentido oculto essas ciências retratam o homem não como uma esfinge mas como a vítima desarmada e desamparada do jogo da natureza e das condições sociais.

19. Finalmente, toda a atenção é desviada do indivíduo para o social, como se fosse a sociedade que faz o homem, e embora o legado científico tenha parecido glorificar o direito individual à liberdade, à autodeterminação, ao progresso etc., de fato o modo como essas abordagens humanitárias são interpretadas esvazia o homem de valor pessoal, de autoorientação e de todos os privilégios especificamente humanos, subordinando-o às condições sociais.

20. Visto meramente como mecanismo natural, o homem se torna transparente em seu arranjo racional de funcionamento, e o que essa transparência parece mostrar é que, segundo essa linha unilateral de investigação, a vida do homem nada mais é que um curso de sobrevivência animal, um jogo de circunstâncias.

21. Isso significa a completa desvalorização da vida, pois se tudo deve ser reduzido ao nível da sobrevivência humana, todos os ideais e valores, como justiça, patriotismo, autossacrifício, herança familiar, lealdade, satisfação desinteressada por um trabalho bem realizado, grandes feitos, heroísmo, verdade e justiça, que conduziram a humanidade através dos tempos, inspirando e dando sentido a ações, buscas e lutas, parecem ter sido esvaziados de qualquer valor intrínseco e transcendente.

22. O homem iluminado, que leva em conta apenas o curso da vida natural, vê a justiça na prática profanada ou falível, a equidade raramente recompensada, o patriotismo levando ao nacionalismo e a conflitos e a degradação dos grandes feitos pela publicidade, restando como único valor a preservação da vida, e pergunta-se que significância tem esse viver cotidiano.

23. As testemunhas mais recentes dessa visão, como Kurt Vonnegut, privam até a típica vida simples de contentamento e satisfação dos sentidos, pois Vonnegut quer desmascarar todas as aspirações e alegrias naturais da juventude, da vida comunitária, dos papéis sociais e das ambições nacionais, sejam ingênuas, científicas ou humanitárias, como pretensões nas quais se acredita porque os homens carecem da inteligência e da perspicácia para ver que essas experiências são fúteis e em última análise nada significam.

24. Investigado exclusivamente do ponto de vista de seus recursos naturais e empíricos, o homem não revela uma mensagem secreta, um sinal que responda ao anseio da busca, e daí se extrai a conclusão radicalmente pessimista de que as ambições e buscas humanas nada mais são que expressões de nossos impulsos vitais de sobrevivência, sendo todos os valores inventados com o propósito de sobrevivência e relativos a nossos interesses básicos, e como, segundo a maioria das imagens literárias, há um mal de viver básico e essencial à vida, que não é um passeio prazeroso mas uma luta cansativa e uma labuta, pergunta-se que sentido haveria em viver.

25. Se, ao contrário, tal investigação fosse conduzida de modo imparcial, mostraria quão limitados são esses métodos científicos e quantas novas perspectivas sobre a vida humana ainda precisam ser consideradas, e de fato o autor se arrisca ao diagnóstico de que a questão maior e mais profunda da qual depende o destino da humanidade é a controvérsia entre as avaliações pessimista e otimista do homem e da vida, sendo basicamente essa questão que divide a humanidade em dois campos, o que luta e entusiasticamente constrói um futuro social para o homem embora dentro de limites empíricos restritos, e o que perde a fé no propósito da vida humana, deteriorando-se em suas raízes, corroído pelo tédio e pela apatia e cativo do espírito de derrota.

26. Do exposto decorre que o alvo crucial da presente busca filosófica é esse centro, a condição humana, mas Bertrand Russell estava certo ao afirmar que a interrogação e a preocupação filosóficas sempre se originam de algumas questões pungentes concernentes à vida mesma, e cabe perguntar quais são as questões que nos concernem de tal modo que não podemos deter nosso questionamento antes de questionar a própria condição do homem, do humano e da humanidade do homem, questões que logo serão trazidas à luz.