WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.
2.3 O Problema da Totalidade
1. Heidegger inicia a discussão de sua própria noção da morte do ser-aí de modo sinuoso e enganoso, perguntando no fim do capítulo 6 da Primeira Seção se o cuidado revela o estado ontológico-existencial mais originário do ser-aí.
2. Munido das camadas transcendentais do ser do ser-aí descobertas nos seis primeiros capítulos, Heidegger pergunta se se chegou ao fundo do ser do ser-aí e à condição mais originária do acontecer do ser-aí como ser-no-mundo, mas boa parte da discussão na introdução da Segunda Seção e nas seções iniciais de seu primeiro capítulo obscurece a questão em vez de iluminá-la.
3. A formulação inicial do problema parece levantar uma preocupação legítima, pois uma investigação hermenêutica precisa ser avaliada como tal, perguntando-se se a interpretação está completa e se tem em vista o “texto” inteiro que deve interpretar, isto é, se apreendeu o “todo” do ser-aí.
4. O problema da totalidade levanta duas questões.
5. Heidegger trata primeiro da segunda questão: se o ser do ser-aí é constituído em parte por um poder-ser, então, enquanto é, ele sempre “ainda não é algo”.
6. Enquanto procura determinar a natureza desse “fim” do ser-aí, Heidegger mantém diante de si também o primeiro problema, o de como analisar o todo do ser do ser-aí.
7. Infelizmente para a compreensão do que realmente está em jogo em ambos os problemas, a discussão preliminar empurra o leitor por um caminho que ele já tende a percorrer, dada a tendência a compreender-se como sujeito simplesmente dado (vorhanden), sendo muito fácil, com esse estímulo inicial, passar por cima das perguntas de advertência de Heidegger e de sua rejeição final da concepção do ser humano implicada na discussão inicial.
8. De início, Heidegger sugere que a falta de totalidade do ser-aí significa haver nele “algo ainda pendente (Ausstand) no poder-ser”, noção que indica algo como uma dívida não paga.
9. Evidentemente, analisar esse “fim” de uma pessoa apresenta problemas para uma fenomenologia que deve ater-se aos fenômenos que se mostram à investigação, pois, ao experimentar esse fim, já não se estará presente para investigá-lo, e ao chegar a ele o ser-aí terá um “não-mais-ser-aí” (Nicht-mehr-dasein), perdendo a compreensão do fenômeno e, ao alcançar essa “totalidade”, perdendo inteiramente seu ser-no-mundo.
10. Paul Edwards diverte-se com tais observações, sugerindo que Heidegger formula um pseudoproblema cuja solução exige a experiência de não ter mais experiências, um viver para experimentar o não-viver, mas nessas primeiras observações hesitantes Heidegger planta numerosas bandeiras vermelhas que advertem o leitor atento de que essa não é a formulação definitiva da questão.
11. Infelizmente, as bandeiras são apenas perguntas, e nesse ponto Heidegger não as responde explicitamente.
12. Caindo na mesma armadilha que Edwards, Lawrence Hinman afirma em sua réplica que a própria morte é uma possibilidade no sentido de algo ainda não ocorrido, apoiando-se na discussão inicial de Heidegger e ignorando que as passagens seguintes questionam ou negam repetidamente que esse sentido de “ainda-não” seja adequado ao modo de ser do ser-aí.
13. Heidegger acaba argumentando que a compreensão imprópria da morte a considera justamente como um evento que ainda não aconteceu, mas acontecerá no futuro, e agita repetidamente a bandeira vermelha para advertir que a concepção inicial do problema pode ser inteiramente inadequada por tomar o ser-aí como algo simplesmente dado, um sujeito com uma sucessão de representações que um dia cessará, afirmando mais adiante que se trata o ente como simplesmente dado quando se o considera algo que “chega, tem presença e depois desaparece”.
14. Não é incomum em Ser e Tempo que Heidegger dedique parágrafos ou quase uma seção inteira a descrever uma concepção que depois rejeita, frequentemente iniciando com observações irônicas sobre quão “óbvia” é uma questão ou quão “fácil” é respondê-la, para depois mostrar que tais respostas não apenas estão erradas, mas são fundamentalmente desencaminhadas, mas no capítulo sobre a morte os falsos começos se prolongam tanto que o leitor é sugado exatamente para a posição que Heidegger acaba rejeitando.
15. O problema da “totalidade” do ser-aí desloca-se gradualmente da metáfora “horizontal” do “ainda pendente” como algo por vir no curso da vida de um indivíduo para a questão da natureza de uma compreensão existenciária do ser, e Heidegger admite que, na discussão inicial, o problema pode ter parecido “uma construção arbitrária”, confiando que a análise correta subsequente mostrará que a questão e sua solução são cruciais.
16. No seminário sobre Heráclito de 1966/67, Heidegger formula uma pergunta análoga sobre a unidade de uma biblioteca, que não é simplesmente a soma de seus livros, móveis e outros itens, cuja totalidade não fica ameaçada quando alguns livros ou cadeiras são removidos, continuando a ser uma biblioteca.
17. Em Ser e Tempo, o leitor pode sentir algo suspeito no problema precisamente pela maneira enganosa como foi introduzido, pois, rejeitada a concepção do ser-aí como simplesmente dado, não fica claro por que sua “totalidade” seria problemática.
18. A verdadeira questão não é como o ser-aí pode permanecer uma unidade através do tempo e da história, mas como pode ser uma unidade em geral, sendo a possibilidade de existir como “todo” unificado a possibilidade da propriedade (Eigentlichkeit): como se pode ter uma compreensão do ser e compreender o ente como um todo que exibe um modo particular de ser, sendo nós mesmos apenas mais um domínio do ente, e como o ser-aí pode pôr em questão o ser de tudo o que é e chegar a uma resposta à questão do ser.
19. Nos cursos de 1928 que constituem Os Fundamentos Metafísicos da Lógica, Heidegger afirma que o conceito de morte de Ser e Tempo faz parte da análise da transcendência do ser-aí.
20. Em Ser e Tempo, a “morte” do ser-aí é o fim de seu ser, de sua existência como abertura ao ser, e para ver como o ser-aí decide a questão do ser é preciso compreender o que põe fim ao “ente que somos”, o que certamente não é a cessação da vida de uma pessoa, mas “morte” num sentido muito particular: a morte existencial.