2.1 Contexto

WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.

2.1 O Contexto da Discussão da Morte

1. Na leitura tradicional, Ser e Tempo parece consistir em duas análises bastante distintas e até desconexas, uma análise fenomenológica da atividade cotidiana na Primeira Seção e uma análise de temas “existencialistas” como morte, consciência (Gewissen), culpa (Schuld) e consciência temporal na Segunda.

2. A concepção de morte aqui apresentada permite ver por que Heidegger podia considerar sua análise um passo necessário rumo à meta geral de Ser e Tempo, a determinação do sentido do ser em geral, meta que ele recorda nos parágrafos de abertura da Segunda Seção, antes de iniciar a investigação da morte.

3. Em cursos que antecipam a estrutura e o conteúdo de Ser e Tempo, Heidegger também apresenta a análise da morte como uma estação no caminho rumo à resposta sobre o sentido do ser, sugerindo que ela é um passo importante para determinar a natureza do questionamento do ser pelo ser-aí, o que significa ter um ponto de vista e compreender o ente, e o ser do ente em geral.

4. Mais tarde, em Kant e o Problema da Metafísica, Heidegger sugere que a ontologia fundamental inclui em seu âmbito “o problema da finitude no homem como o elemento decisivo que torna possível a compreensão do ser”.

5. A análise da morte do ser-aí em Ser e Tempo é a primeira grande tentativa de Heidegger de captar essa noção de finitude, e a morte revela-se ligada não à cessação da vida física ou da consciência, nem às atitudes diante dessa perspectiva, mas ao ser mais próprio do ser-aí como compreensão do que é ser.

6. Em Ser e Tempo, a discussão da morte vem logo após a explicitação da verdade como desvelamento no fim da Primeira Seção e antes da discussão da temporalidade (Zeitlichkeit) do ser-aí, que constitui o sentido de seu ser e a condição de sua possibilidade, sendo a verdade como alétheia ou desvelamento mais fundamental que a verdade como correspondência, pois um mundo precisa primeiro revelar-se como contexto de ocupação antes que se possam fazer asserções ou ter representações conscientes de coisas particulares que correspondam ou não às suas propriedades.

7. A verdade como desvelamento é complementada pela não-verdade como fechamento e encobrimento, traço ligado à noção heideggeriana de morte, pois à verdade pertence “a reserva do ainda-não (do des-) revelado no sentido do ocultamento”, e a questão da morte do ser-aí aborda explicitamente o “ainda-não” (Noch-nicht) que constitui aspecto essencial da compreensão do ser do ser-aí, sendo a temporalidade, como sentido do ser do ser-aí, a condição de possibilidade de que esse “ainda-não” se desdobre ao longo dos séculos da civilização ocidental.

8. A análise da morte serve de ponte entre as questões da verdade e da temporalidade, e em cursos proferidos pouco antes da publicação de Ser e Tempo Heidegger chamou sua explicitação da morte de “consideração de transição”, embora, logo após a publicação, talvez tenha percebido que, para o leitor, sua abordagem não conectava, mas descarrilava sua linha de pensamento.

9. A discussão da morte em Ser e Tempo certamente desviou muitos leitores para a trilha errada, embora Heidegger continuasse a vê-la com outro objetivo, comentando já no fim da vida que ela trata da questão da temporalidade do ser-aí, da humanidade, algo muito diferente da atitude de um indivíduo perante a morte física.

10. O texto deixou essas distinções longe de claras e convidou à leitura existencialista equivocada pelo modo como formulou os problemas e pela terminologia empregada, e Heidegger admitiu que suas afirmações retrospectivas pressupõem uma clareza que nem em sua mente existia, sendo o desenvolvimento de suas ideias nesse período um “processo emaranhado, inescrutável até para” ele, cuja linguagem e cujas explicações não captam adequadamente suas intenções.