Über Scham und Schamgefühl
DO PUDOR E DO SENTIMENTO DE PUDOR
1. As singulares dificuldades de uma fenomenologia do pudor e do sentimento de pudor residem no próprio objeto, pois esse sentimento pertence ao claro-escuro da natureza humana e exprime, como nenhum outro estado afetivo, de modo claro e imediato, a posição única do homem na longa série dos seres do universo, entre o divino e o reino animal, tendo seu lugar próprio no ponto vivo em que o espírito, conjunto dos atos inacessíveis ao animal, como pensar, intuir, querer e amar, e sua forma, a personalidade, entra em contato com instintos e sentimentos vitais que só em grau diferem dos animais, razão pela qual o animal, que partilha com o homem medo, angústia, nojo e até ciúme, parece ignorar o pudor e carecer de mímica correspondente, ao passo que seria absurdo imaginar uma divindade que sentisse pudor, já que a consciência clara, privilégio humano e fenômeno de luxo em relação aos instintos e necessidades vitais, está em princípio isenta de iluminar as reações da vida ao meio e, no entanto, permanece existencialmente ligada à vida de um organismo e lança sua luz sobre os movimentos dessa vida, sendo nesse duplo caráter da consciência humana que se dá a condição fundamental do pudor em sua essência.
2. Abstraindo-se todos os conteúdos particulares de que se tem vergonha e todas as relações em que esse sentimento está em jogo, como envergonhar-se diante de alguém, o halo da impressão de pudor parece ligado à experiência provocada quando o espírito, perdido na execução espontânea de um ato espiritual em conteúdos ou fins puramente objetivos e especulativos, por um súbito retorno da atenção ao corpo, sempre obscuramente dado, descobre seu ato ligado a uma existência animal estreitamente limitada pelo espaço e pelo tempo e submetida a múltiplas necessidades, como o artista absorto na atividade criadora, que coincide com os atos pelos quais apreende, exprime e realiza valores e imagens num mundo de sentidos e exigências sem relação com o fato de haver ali, diante do quadro ou do mármore, um certo homem com um nome, sujeito às leis da natureza e às relações causais, e que de repente apreende esse ato como emanando dessa individualidade corporal limitada e dependente e ligado a ela, refluxo da atenção que se dá também no amante inteiramente voltado ao valor do objeto amado ou no pesquisador absorvido por um problema matemático, sentimentos que, sem implicar necessariamente o pudor, circunscrevem uma esfera, um lugar ideal fora do qual ele não pode aparecer e onde está em casa, e nos quais se encontra sempre a experiência íntima de um conflito entre a exigência essencial e o sentido verdadeiro desses atos, cujo ponto de partida reside por essência numa pessoa espiritual, e seu modo de existência concreto e efetivo.
3. Uma forma determinada dessa experiência íntima de conflito constitui a raiz do sentimento obscuro e notável do pudor e do elemento de espanto, confusão e consciência de uma oposição entre um dever-ser ideal e a realidade efetiva sempre presente nele, e talvez nela se encontre o fundamento último das mil elaborações recebidas no mito religioso pela ideia de uma queda do homem, da perda de um estado em que ousava ver-se e sentir-se imagem de Deus, como no relato do Antigo Testamento, que liga diretamente a origem do pudor ao consumo do fruto proibido, quando os olhos de ambos se abriram, souberam que estavam nus e coseram folhas de figueira para se cingir, correspondendo de modo obscuro e simbólico à tese de que o pudor nasce essencialmente do fato de o homem não existir num único plano e de o significado e as exigências de sua pessoa espiritual não se harmonizarem com suas servidões corporais, de modo que só por ser essencialmente um ser encarnado ele experimenta necessariamente, em certas circunstâncias, o pudor, e só por sentir a independência essencial de sua pessoa espiritual em relação ao corpo e a tudo o que dele provém esse movimento de pudor é possível.
4. No pudor, espírito e carne, eternidade e temporalidade, essência e existência entram em contato de modo obscuro e notável, e todas as formas e espécies do sentimento de pudor, todas as ocasiões particulares em que se manifesta, com suas inúmeras variações segundo época, lugar, sexo e idade, e todas as relações entre pessoas nele implicadas destacam-se sempre sobre o mesmo fundo essencial, o sentimento profundo do homem de ser uma ponte, uma passagem entre duas ordens de ser e de essência nas quais suas raízes mergulham e das quais não pode separar-se sem deixar de ser homem, de modo que um ser situado além ou aquém dessa ponte, um deus ou um animal, não poderia sentir pudor, ao passo que o homem é a ele constrangido não por esta ou aquela razão nem primeiramente pela presença de alguém, mas porque sua natureza é essa própria transição incessantemente efetuada, e por fim o homem se envergonha de si mesmo e diante do deus que o habita.