Imaginação

Analecta Husserliana 7

Introdução: Por uma Teoria Geral da Imaginação

1. A questão considerada no ensaio é se a concepção de imaginação, primeiramente formulada no contexto de uma teoria da metáfora centrada na noção de inovação semântica, pode ser expandida fora da esfera do discurso a que originalmente pertencia, e essa questão faz parte de uma investigação mais ampla que o autor intitulou ambiciosamente de Poética da Vontade, representando o presente ensaio um passo na direção dessa Poética, o passo do teórico ao prático, pois pareceu ao autor que o melhor teste de qualquer pretensão de universalidade de uma teoria construída na esfera da linguagem seria investigar sua capacidade de extensão à esfera prática.

2. Proceder-se-á revisando primeiramente alguns problemas clássicos inerentes à filosofia da imaginação e esboçando brevemente uma solução possível elaborada no quadro de uma teoria da metáfora, de modo que o laço entre imaginação e inovação semântica, cerne de toda a análise, será proposto como ponto de partida para desenvolvimento ulterior.

3. A segunda parte tratará da transição da esfera teórica para a esfera prática, selecionando-se e ordenando-se certo número de fenômenos e experiências conforme suas respectivas funções na interseção do teórico e do prático, com a ficção ajudando a descrever a ação já ocorrida, a ficção pertencendo ao plano de ação de um agente individual ou a ficção criando o próprio campo da ação intersubjetiva.

4. A terceira parte se situará no coração mesmo da noção de imaginário social, pedra de toque da função prática da imaginação, e se as figuras-chave da ideologia e da utopia são aqui fortemente enfatizadas isso se deve a que elas ecoam, no extremo da trajetória seguida no ensaio, as ambiguidades e contradições mencionadas na primeira parte do estudo, podendo então tornar-se aparente que essas ambiguidades e contradições não são defeitos apenas da teoria da imaginação mas são constitutivas do fenômeno da imaginação como tal, sendo só o teste da generalização que dará peso e substância a essa hipótese.

5. Uma investigação filosófica aplicada ao problema da imaginação encontra inevitavelmente desde o início uma série de obstáculos, paradoxos e entraves que talvez expliquem o eclipse relativo do problema da imaginação na filosofia contemporânea, pois primeiramente o problema geral da imaginação sofre o descrédito em que o termo imagem é tido após seu mau uso na teoria empirista do conhecimento.

6. O descrédito sofrido pelo psicologismo na semântica contemporânea, aos olhos tanto de lógicos quanto de linguistas, também atinge as referências à imaginação na teoria do sentido, bastando mencionar Frege e sua distinção entre o sentido de uma proposição ou conceito, sentido objetivo e ideal, e a representação que permanece subjetiva e meramente factual, e a psicologia behaviorista igualmente se empenha em eliminar as imagens, tidas como entidades mentais privadas e não observáveis, e ainda a busca zelosa da filosofia popular da criatividade contribuiu não pouco para desacreditar a imaginação aos olhos dos filósofos analíticos.

7. Por trás dessa repugnância manifestada pelos filósofos em acolher o retorno do proscrito está uma dúvida enraizada mais fundo que um humor passageiro ou uma questão de circunstâncias, dúvida articulada com força por Gilbert Ryle em O Conceito de Mente, que pergunta se o termo imaginação designa um único fenômeno coerente ou uma coleção de experiências apenas distantemente relacionadas, pois a tradição transmite ao menos quatro usos principais do termo.

8. O termo indica primeiramente a evocação arbitrária de coisas ausentes mas que existem alhures, evocação que não implica confusão da coisa ausente com as coisas presentes aqui e agora, e seguindo um uso próximo ao precedente o mesmo termo designa retratos, pinturas, desenhos, diagramas e coisas semelhantes, todos com existência física própria mas cuja função é tomar o lugar das coisas que representam.

9. Estendendo ainda mais o significado, chamamos imagens as ficções que trazem à mente não coisas ausentes mas coisas inexistentes, ficções que no entanto vão dos sonhos, produtos do sono, a invenções com existência puramente literária como dramas e romances, e finalmente o termo imagem se aplica ao domínio da ilusão, isto é, a representações que para um observador externo ou para a reflexão posterior se dirigem a coisas ausentes ou inexistentes mas que para o sujeito e no instante em que ele lhes atende exigem crença na realidade de seu objeto.

10. Pergunta-se então o que têm em comum a consciência da ausência e a crença ilusória, ou o nada da presença e a pseudopresença, e as teorias da imaginação transmitidas pela tradição filosófica, longe de esclarecerem essa equivocidade radical, estão elas mesmas divididas quanto ao que deve ser tomado como paradigmático nessa ampla gama de significações básicas, tendendo por isso a construir em cada caso teorias unívocas mas rivais da imaginação.

11. A gama de variação dessas teorias pode ser medida ao longo de dois eixos diferentes, quanto ao objeto o eixo da presença e da ausência e quanto ao sujeito o eixo da consciência fascinada e da consciência crítica, e ao longo do primeiro eixo a imagem corresponde a duas teorias opostas, ilustradas respectivamente por Hume e por Sartre.

12. Num extremo desse primeiro eixo a imagem é remetida à percepção da qual é mero traço, no sentido de uma presença menor, tendendo a esse polo todas as teorias da imaginação reprodutiva, e no outro extremo do mesmo eixo a imagem é pensada essencialmente em relação à ausência, ao outro-que-presente, e as várias figuras-chave da imaginação produtiva, retrato, sonho e ficção, todas se referem de modos diferentes a essa alteridade fundamental.

13. A imaginação produtiva e até a reprodutiva, na medida em que inclui a iniciativa mínima consistente em evocar a coisa ausente, situam-se também ao longo de um segundo eixo, em que o fator distintivo é se o sujeito da imaginação é ou não capaz de assumir uma consciência crítica da diferença entre o imaginário e o real, tomando então as teorias da imagem seu lugar ao longo de um eixo, poético desta vez em vez de noemático, em que as variações se ordenam segundo o grau de crença envolvido.

14. Num extremo do eixo, definido pela completa falta de consciência crítica, a imagem se confunde com o real e é tomada pelo real, vendo-se aí o poder das mentiras e erros denunciados por Pascal, sendo também mutatis mutandis a imaginação de Espinosa, infectada de crença enquanto uma crença contrária não a desaloje de sua posição primária, e no outro extremo, em que a distância crítica é plenamente consciente de si, a imaginação serve ao contrário como instrumento da crítica da realidade, sendo a redução transcendental husserliana, como neutralização da existência, a mais plena ilustração disso.

15. As variações de sentido ao longo do segundo eixo não são menos amplas que as mencionadas, e pergunta-se o que é comum entre o estado de confusão que caracteriza uma consciência que inadvertidamente toma como real algo que para outra consciência não é real e o ato de distinção, com alto grau de autoconsciência, pelo qual uma consciência põe algo à distância do real produzindo assim alteridade no coração mesmo de sua experiência.

16. Esse é o nó de contradições que aparece quando se examina o caos da teoria da imaginação hoje, e cabe perguntar se essas contradições traem uma fraqueza da filosofia da imaginação ou se denotam um traço estrutural da própria imaginação de que a filosofia terá de dar conta.

A Imaginação no Discurso

1. A teoria da metáfora oferece uma nova abordagem ao fenômeno da imaginação primeiramente por uma maneira diferente de pôr o problema, pois em vez de abordá-lo pela percepção e perguntar se e como podemos passar da percepção à imagem, a teoria da metáfora convida a relacionar a imaginação a certo tipo de uso da linguagem, mais precisamente a ver nela um aspecto da inovação semântica característica dos usos metafóricos da linguagem.

2. Essa mudança de ataque é considerável em si mesma, pois muitos preconceitos estavam ligados à ideia de que a imagem é um apêndice da percepção, uma sombra da percepção, e dizer que nossas imagens são faladas antes de serem vistas é abandonar o que inicialmente tomamos erroneamente como evidente, a saber, que a imagem é primeira e sobretudo uma cena representada no palco de um teatro mental para benefício de um espectador interno, o que também significa abandonar um segundo ponto que também assumimos erradamente, a saber, que essa entidade mental é a matéria de que construímos nossas ideias abstratas, nossos conceitos, o ingrediente básico de alguma alquimia mental.

3. Mas se uma imagem não deriva da percepção, como pode derivar da linguagem, e a análise da imagem poética, tomada como caso paradigmático, fornecerá o germe de uma resposta, pois a imagem poética é algo que o poema como certa obra de linguagem põe em cena sob certas circunstâncias e segundo certo procedimento, sendo o procedimento aqui envolvido a reverberação, para usar uma expressão que Bachelard tomou de Minkowski, mas para entender esse procedimento é preciso primeiro ver que a reverberação vem não de coisas vistas mas de coisas ditas.

4. A questão a tratar primeiro concerne portanto às próprias circunstâncias do discurso que servem para gerar o imaginário, e o autor estudou alhures como a metáfora funciona e as importantes consequências disso para uma teoria da imaginação, mostrando que esse funcionamento é completamente mal compreendido se a metáfora é considerada simplesmente um uso desviante de nomes, um desvio na denominação, pois a metáfora envolve antes um uso desviante de predicados no contexto da frase como um todo.

5. Deve-se portanto falar de enunciado metafórico em vez de nomes usados metaforicamente, e a questão gira então em torno da estratégia discursiva que governa o uso de predicados incomuns, e junto com certos autores franceses e ingleses o autor quer enfatizar a não pertinência predicativa como meio de produzir uma espécie de choque entre diferentes campos semânticos, sendo em resposta ao desafio decorrente desse choque que produzimos uma nova pertinência predicativa, que é a metáfora.

6. Por sua vez essa nova adequação produzida no nível da frase como um todo provoca, no nível da palavra individual, a extensão de sentido pela qual a retórica clássica identifica a metáfora, e o valor dessa abordagem está em deslocar nossa atenção dos problemas de mudança de sentido no nível simples da denominação para os problemas de reestruturação de campos semânticos no nível do uso predicativo.

7. É precisamente nesse ponto que a teoria da metáfora interessa à filosofia da imaginação, e esse laço entre as duas teorias sempre foi visto com certa suspeita, como testemunha a própria expressão linguagem figurada e figura de estilo, como se a metáfora desse um corpo, um contorno, um rosto ao discurso.

8. Isso ocorre, na opinião do autor, no instante em que um novo sentido emerge dos escombros da predicação literal, quando a imaginação oferece sua mediação especial, e para entender isso convém começar pela famosa observação de Aristóteles de que fazer boa metáfora é perceber o semelhante, mas erraríamos quanto ao papel da semelhança se a interpretássemos em termos de associação de ideias, como associação por semelhança em contraste com a associação por contiguidade que governa a metonímia e a sinédoque.

9. A semelhança é ela mesma função do uso de predicados incomuns, consistindo na aproximação em que a distância lógica entre campos semânticos distantes subitamente cai, criando um choque semântico que por sua vez acende o sentido da metáfora, e a imaginação é a apercepção, a visão súbita, de uma nova pertinência predicativa, o que se poderia chamar de assimilação predicativa para enfatizar que a semelhança mesma é um processo da mesma natureza que o processo predicativo.

10. Nada disso é tomado da velha associação de ideias em sua relação com a atração mecânica dos átomos mentais, pois imaginar é primeira e sobretudo reestruturar campos semânticos, sendo, para usar a expressão de Wittgenstein nas Investigações Filosóficas, ver como.

11. Nisso encontramos o que é essencial à teoria kantiana do esquematismo, pois Kant dizia que o esquematismo é um método para dar uma imagem a um conceito, e novamente que o esquematismo é uma regra de produzir imagens, devendo-se deixar a segunda asserção de lado por ora e concentrar na primeira, perguntando em que sentido a imaginação é um método e não um conteúdo.

12. Ela o é na própria operação de apreender o semelhante, na assimilação predicativa que responde ao choque semântico inicial, pois de repente estamos vendo como, vemos a velhice como o fim do dia, o tempo como um mendigo, a natureza como um templo onde vivas colunas, e certamente ainda não demos conta do aspecto quase sensorial das imagens, mas ao menos introduzimos a imaginação produtiva kantiana no campo da linguagem.

13. Em suma, o trabalho da imaginação é esquematizar a atribuição metafórica, e como o esquema kantiano ela dá uma imagem a um sentido emergente, pois antes de ser uma percepção desbotada a imagem é um sentido emergente.

14. A transição para o aspecto quase sensorial da imagem, usualmente quase óptico, é então facilmente compreensível, e a fenomenologia da leitura oferece aqui um guia seguro, pois é na experiência da leitura que surpreendemos o fenômeno da reverberação, do eco ou ressonância, pelo qual o esquema produz imagens por sua vez.

15. Ao esquematizar a atribuição metafórica a imaginação irradia em todas as direções, reanimando experiências anteriores, despertando memórias adormecidas, espalhando-se para campos sensoriais adjacentes, e como Bachelard antes dele, Marcus Hester observa em O Significado da Metáfora Poética que o tipo de imagem assim evocada ou estimulada é menos a imagem flutuante tratada na teoria da associação que a imagem ligada engendrada pela dicção poética, pois o poeta é um artesão que trabalha na linguagem, que cria e dá forma a imagens apenas pelo medium da linguagem.

16. O efeito de reverberação, ressonância ou eco não é fenômeno secundário, pois se por um lado parece enfraquecer e dispersar o sentido no caso dos devaneios, por outro a imagem introduz em todo o processo uma nota de suspensão, um efeito de neutralização, em suma um momento negativo graças ao qual todo o processo é colocado na dimensão da irrealidade.

17. O papel último da imagem não é apenas espalhar o sentido por diversos campos sensoriais mas manter o sentido suspenso nessa atmosfera neutralizada, no elemento da ficção, e é esse elemento que reaparecerá no fim do estudo sob o nome de utopia, mas já parece que a imaginação é realmente o que todos entendemos por esse termo, um livre jogo de possibilidades num estado de não envolvimento em relação ao mundo da percepção ou da ação.

18. É nesse estado de não envolvimento que experimentamos novas ideias, novos valores, novos modos de estar no mundo, mas esse senso comum pertencente à noção de imaginação não é plenamente reconhecido enquanto a fecundidade da imaginação não for ligada à da linguagem tal como exemplificada no processo metafórico, pois então esquecemos esta verdade, que só vemos imagens na medida em que primeiro as ouvimos.

A Imaginação na Interseção da Teoria e da Prática

1. A Força Heurística da Ficção

1. A primeira e mais geral condição para aplicar a teoria semântica da imaginação fora da esfera do discurso é que a inovação semântica já é, nos limites do enunciado metafórico, uma aplicação ad extra, isto é, tem uma dimensão referencial, o que não é evidente por si, podendo até parecer que em seu uso poético a linguagem se ocupa apenas de si mesma e portanto não tem referência.

2. Não se acabou de enfatizar acima a ação neutralizante realizada pela imaginação quanto à posição de existência, e poderia então o enunciado metafórico ter um sentido sem possuir uma referência, mas na opinião do autor essa asserção diz apenas metade da verdade, pois a função neutralizante da imaginação quanto à tese do mundo é apenas a condição negativa requerida para liberar uma força referencial de segunda ordem.

3. A análise da força afirmativa desdobrada pela linguagem poética mostra que não é apenas o sentido que se cinde no processo metafórico mas também a referência, e o que é eliminado é a referência da linguagem ordinária aplicada a objetos que correspondem a um de nossos interesses, nosso interesse primário em controlar e manipular, e mantendo em suspenso esse interesse e a esfera de sentido que ele governa o discurso poético permite que emerja nossa inserção profunda no mundo da vida, permitindo que se articule o laço ontológico que une nosso ser a outros seres e ao Ser.

4. O que se articula assim é o que o autor chama de referência de segunda ordem e que na realidade é a referência primordial, e a consequência para a teoria da imaginação é considerável, pois concerne à transição do sentido à referência na ficção.

5. A ficção tem por assim dizer uma dupla valência quanto a sua referência, pois se dirige alhures, até a lugar nenhum, mas porque designa o não lugar em relação à realidade como um todo pode apontar indiretamente para essa realidade por meio do que se poderia chamar de novo efeito de referência, à maneira como alguns falam de efeitos de sentido, e esse novo efeito de referência nada mais é que o poder da ficção de redescrever a realidade, cuja força virulenta se verá mais tarde na figura-chave da utopia.

6. Esse laço entre ficção e redescrição foi fortemente enfatizado por certos pensadores que trabalham na teoria dos modelos e portanto fora do campo da linguagem poética, havendo um conjunto de trabalhos que sugere fortemente que os modelos são para certas formas de discurso científico o que as ficções são para certas formas de discurso poético, sendo traço comum a ambos os modelos e a ficção sua força heurística, isto é, sua capacidade de abrir e desdobrar novas dimensões da realidade, suspendendo nossa crença numa descrição anterior.

7. É aqui que a tradição filosófica oposta concernente às imagens oferece resistência obstinada, a tradição que considera a imagem uma percepção desbotada, uma sombra da realidade, e o paradoxo da ficção é que eliminar a percepção é a condição para intensificar nossa visão das coisas.

8. François Dagognet demonstra isso em grande detalhe em Escritura e Iconografia, pois todo ícone é uma figura gráfica que recria a realidade num nível mais alto de realismo, e esse aumento icônico ocorre pelo uso de abreviações e articulações, como mostra um estudo cuidadoso dos principais episódios da história da pintura e de todos os tipos de invenções gráficas.

9. Aplicando o vocabulário da segunda lei da termodinâmica pode-se dizer que esse efeito de referência equivale a escalar a inclinação entrópica da percepção ordinária, na medida em que a percepção tende a nivelar diferenças e amaciar contrastes, e essa teoria do elemento icônico concorda com a teoria dos símbolos generalizados de Nelson Goodman em As Linguagens da Arte, segundo a qual todos os símbolos, na arte e na linguagem, têm a mesma pretensão referencial de refazer a realidade.

10. Qualquer transição do discurso para a práxis deriva dessa extensão inicial da ficção fora de si, seguindo o princípio do aumento icônico.

2. Ficção e Narrativa

1. A primeira transição do teórico ao prático está ao alcance da mão, pois o que certas ficções redescrevem é precisamente a própria ação humana, ou, abordando a mesma coisa por outro ângulo, a primeira maneira pela qual o homem tenta compreender e dominar a diversidade do campo prático é prover-se de uma representação ficcional.

2. Seja a tragédia antiga, o drama moderno, romances, fábulas ou lendas, a estrutura narrativa provê a ficção com as técnicas de abreviação, articulação e condensação pelas quais se obtém o efeito de aumento icônico, o que se descreveu alhures a respeito da pintura e das outras artes plásticas.

3. É basicamente o que Aristóteles tinha em mente na Poética ao ligar a função mimética da poesia, isto é, no contexto de seu tratado, da tragédia, à estrutura mítica da fábula construída pelo poeta, e é um grande paradoxo que a tragédia imite a ação apenas porque a recria no nível de uma ficção bem estruturada, podendo Aristóteles concluir que a poesia é mais filosófica que a história, que se ocupa do contingente e do curso ordinário da ação, pois a poesia vai direto à essência da ação precisamente porque conecta mythos e mimesis, isto é, em nosso vocabulário, ficção e redescrição.

4. Generalizando, poder-se-ia estender essa observação a qualquer tipo de recountar, de contar uma história, perguntando por que todos os povos inventaram tantas histórias aparentemente estranhas e complicadas, se apenas pelo prazer de jogar com as várias combinações propiciadas por alguns segmentos simples de ação e pelos papéis básicos que lhes correspondem, o traidor, o mensageiro, o salvador e assim por diante, como parecem sugerir as análises estruturais das histórias.

5. Ou, com base nesse próprio tipo de análise estrutural, não se deveria estender a dialética da ficção e da redescrição também à estrutura narrativa, e se essa comparação é válida temos de distinguir entre o ato de narração e a estrutura da história, para então discernir na narração o que é característico de um ato de discurso como tal, com sua força ilocucionária e referencial fundamental.

6. Essa força referencial consiste em que o ato narrativo, por meio das estruturas narrativas, aplica o quadro de uma ficção ordenada à diversidade da ação humana, e entre o que poderia ser uma lógica das possibilidades narrativas e a diversidade empírica da ação a ficção narrativa interpõe seu esquematismo da ação humana.

7. Mapeando a ação desse modo o contador de histórias produz o mesmo efeito de referência que o poeta que, nos termos de Aristóteles, imita a realidade em sua reinvenção mítica, ou, para usar a terminologia da teoria dos modelos acima mencionada, pode-se dizer que a história é um processo heurístico de redescrição em que a função heurística decorre da estrutura narrativa e a redescrição tem a própria ação por referente.

8. Esse primeiro passo na esfera prática é ainda no entanto de significância limitada, pois na medida em que a ficção se restringe à atividade mimética o que é redescrito é uma ação já ali presente, sendo a redescrição ainda apenas uma forma de descrição, e uma poética da ação pede algo mais que uma reconstrução com valor apenas descritivo.

9. Ora, além de sua função mimética, mesmo quando aplicada à ação, a imaginação tem também uma função projetiva que faz parte da dinâmica da própria ação.

3. Ficção e Capacidade de Agir

1. Essa função é claramente mostrada pela fenomenologia da ação individual, pois não há ação sem imaginação, por assim dizer, e isso é verdade de vários modos, do ponto de vista dos projetos, da motivação e da própria capacidade de agir.

2. No primeiro caso o conteúdo noemático do projeto, o que o autor outrora chamou de pragma, isto é, a coisa a ser feita por mim, inclui certa esquematização da rede de fins e meios, que se poderia chamar de esquema do pragma, e é de fato na imaginação antecipatória da ação que experimento diferentes cursos de ação possíveis e jogo, no sentido literal da palavra, com possibilidades práticas.

3. É aqui que o jogo pragmático se sobrepõe ao jogo narrativo acima mencionado, trocando esquemas e quadros a função do projeto, voltada ao futuro, e a função da narrativa, voltada ao passado, com o projeto tomando emprestada a capacidade estruturante da história e a história recebendo a capacidade de olhar adiante do projeto.

4. Em seguida a imaginação compartilha algo do processo motivacional, pois é a imaginação que provê o meio, a clareira luminosa em que podemos comparar e contrastar motivos tão diferentes como desejos e exigências éticas, que por sua vez podem ir de regras profissionais a costumes sociais ou a valores estritamente pessoais.

5. A imaginação provê o espaço mediador de uma fantasia comum para coisas tão diversas como a força que empurra por assim dizer por trás, a atração que seduz por assim dizer pela frente e as razões que justificam e estabelecem por assim dizer por baixo, e é numa forma do imaginário que o elemento disposicional comum é representado praticamente, marcando a diferença entre uma causa fisicamente constrangedora e um motivo e entre um motivo e uma razão logicamente constrangedora.

6. Essa forma do imaginário prático tem seu equivalente linguístico em expressões como eu poderia fazer isto ou aquilo se quisesse, limitando-se aqui a linguagem a transpor e exprimir no condicional a espécie de neutralização, de transposição hipotética que é a condição da figuralidade, permitindo ao desejo entrar na esfera comum da motivação, sendo aqui a linguagem segunda em relação ao desdobramento imaginário dos motivos no que se chamou metaforicamente de clareira luminosa.

7. Finalmente é no reino do imaginário que experimento minha capacidade de fazer algo, que tomo a medida do eu posso, pois só atribuo a mim mesmo minha própria capacidade, como agente de minha própria ação, figurada para mim em termos de variações imaginativas sobre o tema eu poderia, ou eu poderia ter feito de outro modo se tivesse querido.

8. Aqui também a linguagem é boa guia, e estendendo a brilhante análise de Austin em seu famoso artigo sobre ses e possos pode-se dizer que em expressões da forma eu poderia, eu poderia ter se, o condicional provê a projeção gramatical das variações imaginativas sobre o tema eu posso, pertencendo essa forma do condicional à lógica tensa da imaginação prática, e o essencial de um ponto de vista fenomenológico é que apreendo a certeza imediata desse poder apenas por meio das variações imaginativas que medeiam essa certeza.

9. Há assim uma progressão da simples esquematização de meus projetos, pela figuralidade de meus desejos, até as variações imaginativas do eu posso, progressão que aponta para a ideia da imaginação como função geral do possível na prática, função geral que Kant antecipa na Crítica do Juízo sob o termo de livre jogo da imaginação.

10. Resta ver, quanto à liberdade da imaginação, o que poderia ser a imaginação da liberdade, mas uma simples fenomenologia da ação individual já não basta aqui, pois essa fenomenologia ultrapassou certamente os limites da função puramente mimética da imaginação, mas não foi além dos limites postos pelo caráter individual da ação humana nesse estágio da investigação.

4. Ficção e Intersubjetividade

1. Dar-se-á um passo decisivo rumo ao imaginário social meditando sobre as condições de possibilidade da experiência histórica em geral, e a imaginação está aqui implicada na medida em que o próprio campo histórico da experiência tem uma constituição analógica, ponto que merece elaboração cuidadosa, pois é aqui que a teoria da imaginação transcende não apenas os exemplos literários de ficção aplicada à ação mas até a fenomenologia da volição como princípio da ação individual.

2. O ponto de partida se encontra na teoria da intersubjetividade exposta por Husserl na Quinta Meditação Cartesiana e no desenvolvimento dessa teoria por Alfred Schütz, podendo-se falar de um campo histórico de experiência porque meu campo temporal está ligado a outro campo temporal pelo que se chama relação de emparelhamento, segundo a qual um fluxo temporal pode acompanhar outro.

3. Além disso esse emparelhamento parece ser apenas um corte transversal de um fluxo abrangente em que cada um de nós tem não apenas contemporâneos mas também predecessores e sucessores, e essa temporalidade de ordem superior traz consigo sua própria inteligibilidade envolvendo categorias que não são apenas extensões das categorias da ação individual, como projeto, motivação e atribuição de um ato a um agente que pode fazer o que faz.

4. As categorias das ações comuns tornam possíveis relações específicas entre contemporâneos, predecessores e sucessores, e entre elas se encontra a transmissão de tradições na medida em que esta forma um laço que pode ser rompido ou renovado.

5. Ora, a conexão interna pertencente a esse fluxo abrangente que chamamos história está subordinada não apenas a essas categorias da ação comum, que Max Weber discute em Economia e Sociedade, mas a um princípio transcendental de ordem superior que desempenha o mesmo papel que o eu posso kantiano que se considera acompanhar todas as minhas representações.

6. Esse princípio superior é o princípio de analogia implicado no ato inicial de emparelhar campos temporais diversos, os de nossos contemporâneos, os de nossos predecessores e os de nossos sucessores, campos que são análogos no sentido de que cada um de nós, em princípio, pode exercer a função do eu assim como qualquer outro e pode atribuir sua experiência a si mesmo, sendo aqui, como se verá, que a imaginação está envolvida.

7. Mas primeiro deve-se recordar que o princípio de analogia foi infelizmente muitas vezes interpretado erroneamente em termos de um argumento, no sentido de raciocínio por analogia, como se para atribuir a outro o poder de dizer eu eu tivesse de comparar seu comportamento ao meu e empregar um argumento usando o quarto termo proporcional baseado na suposta semelhança entre o comportamento dos outros observado de fora e o meu experienciado diretamente.

8. A analogia implicada no emparelhamento não é de modo algum um argumento, mas o princípio transcendental que estabelece o outro como outro si como eu mesmo, um si como meu si, e a analogia aqui envolve a transferência direta do sentido eu, pois como eu, meus contemporâneos, meus predecessores e meus sucessores podem dizer eu, e é desse modo que estou historicamente relacionado a todos os outros, sendo também nesse sentido que o princípio de analogia entre os vários campos temporais é para a transmissão das tradições o que o eu penso kantiano é para a ordem causal da experiência.

9. Tal é a condição transcendental sob a qual a imaginação é componente fundamental na fundação do campo histórico, e não é por acaso que Husserl, na Quinta Meditação, baseia sua noção de apercepção analógica na de transferência imaginativa, pois dizer que você pensa como eu, que você experiencia prazer e dor como eu, é poder imaginar o que eu pensaria e experienciaria se estivesse em seu lugar.

10. Essa transferência na imaginação do meu aqui para o seu ali é a raiz do que chamamos empatia, que pode ser tão facilmente ódio quanto amor, e nesse sentido a transferência na imaginação é para a apercepção analógica o que o esquematismo é para a experiência objetiva em Kant, sendo essa imaginação o esquematismo pertencente à constituição da intersubjetividade na apercepção analógica.

11. Esse esquematismo funciona do mesmo modo que a imaginação produtiva na experiência objetiva, a saber, como a gênese de novas conexões, e a tarefa dessa imaginação produtiva é em particular manter vivas todas as sortes de mediações que compõem os laços históricos e, entre elas, as instituições que objetivam o vínculo social e transformam cada vez mais o nós em eles, para usar a expressão de Alfred Schütz.

12. Esse anonimato das relações mútuas numa sociedade burocrática pode ir tão longe que simula a conexão causal no nível dos objetos, e essa distorção sistemática da comunicação, essa reificação radical do processo social, tende assim a abolir a diferença entre o curso da história e o curso das coisas, sendo então tarefa da imaginação produtiva lutar contra essa entropia terrificante nas relações humanas.

13. Para exprimir isso no idioma da competência e do desempenho, a imaginação tem como competência preservar e identificar a analogia do ego em todas as relações com nossos contemporâneos, nossos predecessores e nossos sucessores, residindo portanto sua competência em preservar e identificar a diferença entre o curso da história e o curso das coisas.

14. Em conclusão, a possibilidade de uma experiência histórica em geral reside em nossa capacidade de permanecer abertos aos efeitos da história, para tomar emprestada a categoria de Gadamer, a história dos efeitos, mas somos afetados pelos efeitos da história apenas na medida em que somos capazes de aumentar nossa capacidade de sermos assim afetados, sendo a imaginação o segredo dessa competência.

Imaginário Social

1. O quarto e último passo do estudo colocado na encruzilhada da teoria e da prática pode ter levado demasiado longe demasiado depressa, pois certamente a capacidade mencionada na conclusão, que nos entrega na imaginação aos efeitos da história, é de fato a condição básica da experiência histórica em geral, mas essa condição está enterrada tão profundamente e foi tão negligenciada que constitui nada mais que um ideal de comunicação, uma Ideia no sentido kantiano.

2. A verdade de nossa condição é que o laço analógico que faz de cada homem outro como eu só nos é acessível por meio de certo número de práticas imaginativas, como a ideologia e a utopia, práticas amplamente definidas como mutuamente antagônicas e representativas de duas patologias diferentes que mascaram completamente a função positiva de cada uma, isto é, a contribuição que cada uma dá para estabelecer o laço analógico entre mim e meu semelhante.

3. Em consequência a imaginação produtiva acima mencionada, que consideramos a esquematização desse laço analógico, só pode ser restituída a si mesma pela crítica das figuras antagônicas e semipatológicas do imaginário social, sendo o erro quanto à natureza inevitável desse desvio o que o autor quis dizer acima com ir longe demais depressa, devendo-se portanto considerar uma dupla ambiguidade, a que resulta da polaridade entre ideologia e utopia e a que resulta da polaridade dentro de cada uma delas entre seu lado positivo e construtivo e seu lado negativo e destrutivo.

4. Quanto à primeira polaridade, entre ideologia e utopia, deve-se admitir que desde a Ideologia e Utopia de Karl Mannheim em 1929 ela raramente apareceu como objeto de estudo, havendo de fato uma crítica marxista e pós-marxista das ideologias, desenvolvida com força por Apel e Habermas na linha da escola de Frankfurt, mas por outro lado encontrando-se uma história e uma sociologia da utopia apenas frouxamente ligadas a essa crítica da ideologia.

5. E no entanto Karl Mannheim havia aberto o caminho mostrando a diferença entre esses dois fenômenos com base num critério comum de não congruência em relação à realidade histórica e social, e na opinião do autor esse critério pressupõe que indivíduos assim como entidades coletivas, grupos, classes, nações etc., estão primariamente e sem exceção relacionados com a realidade social de modo diverso do da participação direta, conforme as figuras-chave de não coincidência que são precisamente as do imaginário social.

6. O esboço que segue se limitará a traçar os traços básicos desse imaginário que apontam para a constituição analógica do laço social, e a investigação não será inútil se restabelecer ao fim de seu curso as ambiguidades e contradições iniciais da meditação sobre a imaginação.

7. O autor tentou em outro estudo discernir os níveis de sentido que formam o fenômeno da ideologia, sustentando a tese de que o fenômeno ideológico não poderia ser limitado ao papel de distorção e dissimulação, como quereria uma interpretação simplificada do marxismo, pois não poderíamos sequer entender que a ideologia seja capaz de conferir eficácia tão verdadeira a uma imagem invertida da realidade se não tivéssemos primeiro reconhecido a natureza constituinte do imaginário social.

8. Este último opera no nível mais primitivo, como descreve Max Weber no início de sua grande obra ao caracterizar a ação social como comportamento significativo, mutuamente orientado e socialmente integrado, e é nesse nível radical que a ideologia se constitui, parecendo relacionada à necessidade que todo grupo tem de dar a si mesmo uma imagem de si, de se representar, no sentido teatral da palavra, de se pôr em cena, de se representar.

9. Talvez nenhum grupo social possa existir sem essa relação indireta com seu próprio ser por meio de uma representação de si, e como afirma com força Lévi-Strauss em sua introdução à obra de Mauss, o simbolismo não é um efeito da sociedade mas a sociedade um efeito do simbolismo.

10. A patologia nascente do fenômeno ideológico surge de sua própria função de reforçar e repetir o laço social em situações que ocorrem posteriormente, e simplificação, esquematização, estereotipia e ritualização surgem da distância cada vez maior entre a prática efetiva e as interpretações pelas quais o grupo se torna consciente de sua própria existência e prática, parecendo de fato a condição da produção das mensagens sociais ser certa espécie de não transparência de nossos códigos culturais.

11. Na mesma análise o autor tenta mostrar que a função de dissimulação claramente supera a de integração quando as representações ideológicas são monitoradas pelo sistema de autoridade numa dada sociedade, pois toda autoridade de fato busca tornar-se legítima, e parece que se toda pretensão de legitimidade está ligada à crença das pessoas nessa legitimidade a relação entre a pretensão da autoridade e a crença que lhe responde é basicamente assimétrica.

12. A pretensão vinda da autoridade sempre contém mais que a crença que lhe é acordada, e é aqui que a ideologia mobiliza suas forças para preencher a lacuna entre a demanda de cima e a crença de baixo.

13. O autor pensa que o conceito marxista de ideologia, com sua metáfora de virar o real de cabeça para baixo numa imagem ilusória, pode ser colocado contra esse duplo fundo, pois como poderiam afinal ilusões, fantasias ou fantasmagorias ter significância histórica se a ideologia não tivesse uma função mediadora no laço social mais básico, se a ideologia não fosse contemporânea da constituição simbólica dos próprios laços sociais.

14. Na verdade não se pode falar de uma atividade real que seria pré-ideológica ou não ideológica, e não se poderia sequer entender como uma representação invertida da realidade poderia servir aos interesses de uma classe dominante se a relação entre dominação e ideologia não fosse mais primitiva que a análise baseada nas classes sociais e não fosse capaz de sobreviver à própria estrutura de classe.

15. Tudo o que Marx contribui de novo e inquestionavelmente válido destaca-se contra esse fundo inicial da constituição simbólica dos laços sociais em geral e da relação de autoridade em particular, concernindo sua própria contribuição à função legitimadora da ideologia no que diz respeito às relações de dominação decorrentes da divisão em classes e da luta de classes.

16. Finalmente, porém, é a polaridade entre ideologia e utopia que torna inteligíveis tanto seu papel fundador quanto sua patologia específica, e a dificuldade inerente ao estudo simultâneo da utopia e da ideologia está em que a utopia, diferentemente da ideologia, forma um gênero literário definido, pois a utopia se conhece como utopia e claramente anuncia seu nome.

17. Também seu estatuto literário, ao menos desde Thomas More, permite abordar sua existência por meio de seus escritos, e a história da utopia é demarcada pelos nomes de seus inventores, em contraste direto com o anonimato das ideologias.

18. Assim que se tenta definir a utopia por seu conteúdo, surpreende-se ao descobrir que, apesar da continuidade de certos temas, como o estatuto da família, o consumo e a apropriação de bens, a organização da vida política e da religião, não é difícil classificar projetos diametralmente opostos sob cada um desses termos.

19. Esse paradoxo levará mais tarde a uma interpretação em termos de imaginação, mas já se pode começar a suspeitar que se a utopia é o projeto imaginário de outra sociedade, de outra realidade, essa imaginação constituinte, como a chama Desroche, pode justificar as escolhas mais conflitantes, pois outra família, outra sexualidade pode significar monaquismo ou comunidade sexual, outro tipo de consumo pode significar ascetismo ou consumo conspícuo, outra relação com a propriedade pode significar apropriação direta na ausência de lei ou planejamento artificial detalhado, outra relação com o governo do povo pode significar empresas geridas pelos empregados ou submissão a uma burocracia virtuosa e disciplinada, e outra relação com a religião pode significar ateísmo radical ou festividade.

20. O ponto crucial da análise consiste em atar todas essas variações temáticas às ambiguidades mais fundamentais inerentes à função da utopia, e essas variações funcionais são paralelas às da ideologia, devendo as camadas de sentido aqui encontradas ser expostas em ambos os casos com o mesmo senso de complexidade e paradoxo.

21. Assim como tivemos de resistir à tentação de interpretar a ideologia apenas em termos de dissimulação e distorção, devemos também resistir à tentação de construir o conceito de utopia com base apenas em suas expressões quase patológicas.

22. A ideia central deve ser a do nenhum lugar implicado pela própria palavra e pela descrição de Thomas More, pois é começando por essa estranha extraterritorialidade espacial, esse não lugar no sentido literal da palavra, que podemos lançar um olhar novo sobre nossa realidade, em relação à qual nada pode daí em diante ser tomado como certo.

23. O campo do possível agora se estende para além do real, e é esse campo que é demarcado pelos outros modos de viver acima mencionados, sendo então a questão saber se a imaginação poderia ter um papel constituinte nesse salto para fora, pois a utopia é o modo em que repensamos radicalmente o que são a família, o consumo, o governo, a religião e assim por diante.

24. Do nenhum lugar brota o mais formidável questionamento do que é, e a utopia aparece portanto em seu núcleo primitivo como a contrapartida exata de nosso primeiro conceito de ideologia como função de integração social, sendo a utopia, em contraponto, a função de subversão social.

25. Dizendo isso estamos prontos para perseguir o paralelismo mais um passo, seguindo o segundo conceito de ideologia como instrumento de legitimação de um dado sistema de autoridade, pois o que está de fato em jogo na utopia é precisamente o dado encontrado em todos os sistemas de autoridade, a saber, o excesso da demanda de legitimidade em relação à crença mantida pelos membros da comunidade.

26. Assim como as ideologias tendem a preencher essa lacuna ou a escondê-la, as utopias, poder-se-ia dizer, revelam a mais-valia não declarada ligada à autoridade e desmascaram a pretensão inerente a todos os sistemas de legitimação, e é por isso que todas as utopias, num momento ou outro, oferecem outros modos de exercer o poder na família, na vida econômica, política ou religiosa.

27. Esse outro modo pode significar, como se viu, coisas tão diametralmente opostas como uma autoridade mais racional ou mais ética ou a completa ausência de poder, se é verdade que o poder como tal é em última análise considerado radical e inalteravelmente mau.

28. Que a questão do poder é a questão central de toda utopia é confirmado não apenas pela descrição das fantasias sociais e políticas de tipo literário mas também pelas diferentes tentativas de realizar a utopia, o que basicamente toma a forma de microssociedades, passageiras ou permanentes, que vão do mosteiro ao kibutz ou à comuna hippie.

29. Essas tentativas atestam não apenas a seriedade do espírito utópico, sua capacidade de instituir novos modos de vida, mas também sua aptidão básica para enfrentar os paradoxos do poder.

30. Os traços patológicos da utopia resultam desse sonho louco, e assim como o conceito positivo de ideologia continha a semente de sua contrapartida negativa, também a patologia específica da utopia já pode ser entrevista em seus aspectos mais positivos, correspondendo desse modo o terceiro conceito de ideologia a um terceiro conceito de utopia.

31. Porque a utopia decorre de um salto para algum outro lugar, para nenhum lugar, ela desenvolve os traços inquietantes facilmente discerníveis em suas expressões literárias, como a tendência a manter a realidade nas garras de um sonho e a fixação em desígnios perfeccionistas.

32. Certos autores não hesitaram em comparar a lógica desenvolvida pela utopia à característica da esquizofrenia, a lógica do tudo ou nada, situando-se fora do funcionamento do tempo, com preferência por esquematizar o espaço, desdém pelos graus intermediários e total falta de interesse pelo primeiro passo a dar para se mover rumo ao ideal, e cegueira às contradições inerentes à ação, seja porque tornam certos males inescapáveis na busca de certos fins desejados, seja porque evidenciam a incompatibilidade de fins igualmente desejáveis.

33. A esse quadro clínico de fuga para os sonhos e para a literatura pode-se também acrescentar os traços regressivos da nostalgia de um paraíso perdido escondida sob a aparência de futurismo.

34. Chegou o tempo de dar conta dessa dupla dicotomia em termos de imaginação, primeiro a dicotomia entre os polos da ideologia e da utopia e depois a que existe dentro de cada um dos termos entre os polos de suas variações ambíguas.

35. Deve-se primeiro tentar, parece ao autor, pensar a ideologia e a utopia juntas em termos de seus aspectos mais positivos, construtivos e, se assim se pode dizer, saudáveis, pois partindo do conceito de não congruência de Mannheim é possível construir tanto a função integradora da ideologia quanto a função subversiva da utopia.

36. À primeira vista esses dois fenômenos são simplesmente o inverso um do outro, mas num olhar mais atento eles se implicam dialeticamente, pois a ideologia mais conservadora, entendendo por isso a que se esgota em repetir o laço social e reforçá-lo, é ideologia apenas pela lacuna implicada no que se poderia chamar, em memória de Freud, a consideração da figuralidade inerente à imagem social.

37. Inversamente, a imaginação utópica parece meramente excêntrica, mas isso é apenas aparência, pois num poema intitulado Um Passo Fora do Humano o poeta Paul Celan se refere à utopia nestes termos, dentro de uma esfera dirigida para o humano, mas excêntrica, e vê-se aqui o paradoxo, que tem dois lados.

38. Por um lado não há movimento em direção ao que é humano que não seja primeiro excêntrico, e por outro o alhures leva ao aqui, e Levinas põe a questão perguntando e se a humanidade fosse um gênero que permitisse uma ruptura total dentro de seu lugar lógico, sua extensão, e se indo em direção a outro homem se transcendesse o humano, e se a utopia não fosse a sorte de uma errância maldita mas a clareira em que o homem se mostra, na clareira da utopia, e o homem, e a criatura, nessa claridade.

39. Esse entrecruzamento da utopia e da ideologia aparece como o jogo de dois conceitos, e o autor se interroga sobre a dialética desses dois fenômenos e sobre a possibilidade de sua mediação, pois se a ideologia e a utopia se implicam mutuamente, o que resulta é que cada uma delas tem um lado construtivo e um lado destrutivo, e a crítica de uma pela outra pode servir para curar a loucura da utopia pela função saudável da ideologia e para criticar a ideologia por uma consciência capaz de se olhar do nenhum lugar.

40. É nesse trabalho sobre o imaginário social que as contradições, que uma simples fenomenologia da imaginação individual tem de deixar em seu estado de contradição, podem ser mediadas.