5.6b Seer

POLT, Richard. Heidegger: an introduction. 2ed. Ithaca: Cornell University Press, 2025.

O Seer como Acontecimento Apropriador

1. Contribuições à Filosofia é um nome deliberadamente insosso, vazio e convencional, mas a “rubrica adequada”, Do Acontecimento Apropriador, entre parênteses, usa uma palavra misteriosa, Ereignis, que nunca fora termo filosófico importante e aponta para a mensagem central do texto, formulável na sentença “o seer se essencia como o acontecimento apropriador” (das Seyn west als das Ereignis), cujo sentido exige examinar as palavras uma a uma.

2. Nas Contribuições, Heidegger escreve frequentemente a palavra “ser” como Seyn em vez de Sein, grafia antiquada do início do século XIX que confere à palavra um leve sabor de algo arcaico e esquecido, vertida em português por “seer” e em inglês pela grafia muito mais antiga “Beyng”.

3. Segundo Heidegger, a metafísica tradicional concentrou-se no ente, e a questão do ser do ente foi a “questão diretriz” (Leitfrage) da filosofia ocidental, significando “ser” aí apenas o que se pode dizer em geral de todos os entes, cavalos, planetas, casas, vermelhidão, corrida e tudo o que de algum modo é, presumindo-se que todos tenham certas características comuns ou sejam classificáveis segundo um esquema geral.

4. Heidegger quer agora formular uma nova pergunta, uma “questão fundamental” (Grundfrage) capaz de fundar “o outro início” do pensamento e da história ocidentais, alternativa ao “primeiro início” (der erste Anfang) grego, e nesse contexto usa a grafia Seyn.

5. À luz da meta de Ser e Tempo e de ensaios como “Sobre a essência da verdade”, pode-se suspeitar do que se trata: perguntar como os entes se desvelam em primeiro lugar, atentar para a diferença que faz haver entes em vez de nada e para a “clareira (Lichtung) e ocultamento” dessa diferença, sua origem e declínio, questão que jamais pode ser abordada olhando os próprios entes, pois antes de investigar as características de casas, cavalos ou do universo inteiro já precisa ter feito diferença haver algo em vez de nada, restando perguntar qual é a fonte dessa diferença e como ela surge.

6. Um modo de dar mais clareza às discussões de Heidegger é distinguir entre o ser como sentido global do que é, a significação da diferença entre algo e nada, e o seer como origem desse sentido, distinção que nem sempre ilumina suas notas, documentos de uma luta filosófica e não exposições de doutrina, mas que vale sempre a pena explorar como pista interpretativa.

7. A expressão “se essencia” (west, infinitivo wesen) exige atenção, pois nas Contribuições Heidegger não pergunta “o que é o ser?” nem “qual é o sentido do ser?”, mas “como o seer se essencia?”.

8. O verbo wesen é útil a Heidegger, em primeiro lugar, por oferecer um modo novo de falar da busca pelo que é mais importante numa coisa, já que o substantivo “essência” carrega uma bagagem metafísica indesejável, sugerindo uma abstração intemporal ou um núcleo eterno das coisas, enquanto o verbo sugere simplesmente atentar para o que de fato acontece.

9. Em segundo lugar, Heidegger reserva o verbo wesen para o seer, usando-o para evitar pensá-lo como ente: “O ente é. O seer se essencia” (Das Seiende ist. Das Seyn west).

10. Perguntar como o seer se essencia é, portanto, tentar atentar para o que se passa quando nos é concedido o desvelamento do ente enquanto ente, notando o acontecer da abertura do que é.

11. A palavrinha traiçoeira “como” levanta a questão de saber se o seer é o mesmo que o acontecimento apropriador, se o seer é uma espécie de acontecimento ou se o acontecimento é uma espécie de seer, questão discutida mais explicitamente no ensaio tardio “Tempo e Ser” (Zeit und Sein, 1962), que usa a grafia Sein e rejeita claramente as duas últimas opções, sendo mais difícil discernir a posição quanto à primeira.

12. É fácil perder-se nessas cogitações vagas, e mais de um leitor concluiu que Heidegger está apenas fazendo jogos de palavras pseudomísticos, mas uma abordagem possível é tomar “o próprio ser” como equivalente a “seer” e “acontecimento apropriador”, expressões que se referem todas à fonte do “ser do ente”, isto é, do sentido do ente na totalidade.

13. Para dizer o que Heidegger entende por acontecimento apropriador (das Ereignis), palavra tão crucial que a única resposta talvez fosse estudar todas as Contribuições e outros escritos tardios, há também a resposta breve e doce, “o acontecimento apropriador apropria” (das Ereignis ereignet), sendo possível buscar uma explicação entre esses extremos.

14. Ordinariamente Ereignis é usado como “evento”, mas Heidegger quer que se ouça nele o eco de eigen, “próprio”, raiz de palavras como Eigenschaft (propriedade), geeignet (apropriado) e eigentlich (próprio, autêntico).

15. Heidegger já explorara a palavra Ereignis em 1919, ao distinguir entre as ocorrências tal como descritas pela teoria e as ocorrências que fazem genuinamente parte da experiência de alguém.

16. A expressão Ereignis, tanto nesse texto inicial quanto nas Contribuições, indica que sentido e verdade exigem envolvimento, sugerindo, como o “cuidado”, que jamais se pode estar realmente desligado do mundo e tornar-se observador sem tempo e sem lugar, pois o mundo só se abre porque se é participante engajado nele.

17. Dizer que o Ereignis é o modo de o seer essenciar-se sugere, primeiro, que o seer é um acontecimento e, segundo, que o seer envolve apropriação, o tornar-se próprio.

18. Com o pensamento de que o seer é um acontecimento, ou melhor, o acontecimento último, Heidegger talvez tenha deixado para trás de uma vez por todas o “egipcismo” filosófico, pois o seer não é um objeto eterno, o que seria apenas um tipo especial de ente.

19. Dizer que o seer é temporal ou histórico não significa apenas que o sentido das coisas está sempre mudando, o que de fato ocorre, mas não é o ponto principal, pois a história não é uma simples série de alterações, e considerá-la assim é vê-la apenas como um processo (Vorgang), algo simplesmente dado que “passa” diante de nós.

20. Para falar adequadamente da história, os escritos tardios de Heidegger exploram uma série de jogos de palavras: a história (Geschichte) é um acontecer (Geschehnis) em que o destino (Schicksal e Geschick) está envolvido no modo como o ser nos é enviado (geschickt).

21. Precisamente por ser um acontecimento, não como processo simplesmente dado, mas como envio, o seer envolve apropriação, não sendo universal e eterno, mas pertencendo a nós como destino de nossa comunidade particular, assim como nós pertencemos a ele.

22. O seer não está apenas ligado ao tempo, mas também a um sítio, tendo literalmente lugar, entendido não apenas como ponto no mapa, mas como morada onde as pessoas habitam.

23. O Egito, por exemplo, teria sido fundado, do ponto de vista heideggeriano, quando se estabeleceu um sentido egípcio do ser, um sentido egípcio do que estava em jogo para a comunidade e do que importava nos entes.

24. A fundação de um sítio é crucial para o modo como o seer tem lugar.

25. A sentença “o seer se essencia como o acontecimento apropriador” pode ser compreendida assim: os entes fazem diferença para nós graças a um acontecer que nos reivindica e que, por nossa vez, podemos tornar nosso em certos momentos raros e fundadores, sendo os grandes momentos da história aqueles em que se luta com padrões preexistentes de iluminação e se encontram as coisas em seu esplendor e mistério.