5.6a Maquinação

POLT, Richard. Heidegger: an introduction. 2ed. Ithaca: Cornell University Press, 2025.

Maquinação e Vivência

1. Uma ficção de Harry Stephen Keeler imagina um futuro em que o dinheiro foi substituído por uma unidade de valor que combina satisfação estética e energia mecânica.

2. Antes de examinar o modo como Heidegger aborda o seer nas Contribuições, convém considerar os traços da vida moderna aos quais ele se opõe com tanta força que busca uma alternativa a toda a tradição ocidental.

3. A divisão entre sujeito e objeto, que encontra sua expressão clássica no cartesianismo, está ligada a uma compreensão tecnológica da existência, segundo a qual os entes não humanos são objetos que podem ser representados com exatidão e eficácia pelos meios matemáticos da ciência natural moderna, enquanto os seres humanos são sujeitos conscientes e volitivos.

4. Para Heidegger, essa condição moderna é um desastre, e as Contribuições exprimem seu horror diante dela, horror que determina até a estrutura do livro inteiro.

5. Na Parte II, “A Ressonância” (Der Anklang), Heidegger escuta o som distante de um ser que partiu ecoando no vazio da existência moderna, vazio que diagnostica como combinação do Erg e do Psic, do objetivismo e do subjetivismo, ou, em seus termos, da “maquinação” (Machenschaft) e da “vivência” (Erlebnis).

6. A “maquinação” antecipa o que Heidegger chamará mais tarde de técnica (Technik) ou com-posição (Ge-stell), não sendo apenas um comportamento humano, o ato de manipular, mas uma revelação do ente na totalidade como objeto explorável e manipulável.

7. No mundo da maquinação, os entes tornam-se “não-entes” (Unseiende), expressão que não significa que tudo tenha sido destruído, mas que a importância de tudo está em processo de dissolução.

8. Para compensar o empobrecimento do mundo objetivo, acumulam-se “vivências” que enriqueceriam a subjetividade, sem que Heidegger seja contrário à experiência em geral, já que há duas palavras alemãs para “experiência” com conotações muito diferentes para ele.

9. As reflexões mais aprofundadas de Heidegger sobre esses temas encontram-se no ensaio do pós-guerra “A questão da técnica” (Die Frage nach der Technik), mas já se vê que ele quer uma alternativa à visão de mundo moderna, e, se Ser e Tempo podia sugerir que tal alternativa se encontraria simplesmente olhando de novo a própria existência cotidiana, Heidegger parece agora crer que, na era moderna, a vida cotidiana está tão empobrecida e corrompida que é necessária uma revolução radical na relação com o próprio ser, revolução cuja compreensão pode começar pelo título do livro.