5.1 Kehre

POLT, Richard. Heidegger: an introduction. 2ed. Ithaca: Cornell University Press, 2025.

Sinais da Viravolta

1. Alguns textos do final dos anos 1920 dão essencialmente continuidade ao projeto de Ser e Tempo, como Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia (1927, GA 24), que tenta iniciar a Terceira Seção da Primeira Parte, e Kant e o Problema da Metafísica (1929, GA 3), confronto heterodoxo e brilhante com Kant que cumpre o plano da Primeira Seção da Segunda Parte, mas Heidegger já começava a mover-se em novas direções.

2. É raro o pensador capaz de construir um elaborado conjunto de análises inter-relacionadas e um vocabulário próprio e depois romper essa estrutura para pensar de novo, e Heidegger fez exatamente isso, talvez porque a redação desses textos lhe permitiu deixar de lado um antigo conjunto de conceitos, ou porque seu amor pelo questionar inquieto o levou a desfazer-se deliberadamente das velhas ideias.

3. Em textos como esses, Heidegger começa a passar por uma transformação geralmente chamada de viravolta (Kehre), palavra que ele emprega em vários sentidos, sendo a passagem mais conhecida a da Carta sobre o Humanismo (Brief über den “Humanismus”), do pós-guerra.

4. As interpretações da viravolta são abundantes, perguntando-se se ela é uma mudança radical ou o cumprimento de tendências já essenciais ao projeto de Ser e Tempo e, no primeiro caso, quanto tempo levou e quando se completou, mas depreende-se da Carta que, segundo Heidegger, seus escritos posteriores não são incoerentes com os anteriores, e sim alcançam uma questão básica que inspirou a obra inicial sem nela ser plenamente articulada.

5. A viravolta é frequentemente descrita como uma passagem do foco no ser-aí para o foco no ser, já que Heidegger fala em abandonar a subjetividade e a Terceira Seção deveria passar do ser do ser-aí ao sentido do ser enquanto tal, mas essa descrição é simples demais.

6. A afirmação de 1969 não é inequívoca, pois pode sugerir, contra Ser e Tempo, um “ser” acima e além de sua “manifestação” que não precisaria dos humanos, e, dada a ênfase na receptividade no pensamento tardio, o ser pode parecer algo independente de nós, soando suspeitamente como Deus.

7. Outro problema está em saber a que linguagem Heidegger se refere ao dizer que seu pensamento anterior “não teve êxito com o auxílio da linguagem da metafísica”, e se ele objeta à linguagem antiga por poder enganar os leitores ou por ele mesmo ter sido enganado por ela, questão que não é inteiramente clara.

8. Talvez até a conexão entre ser e tempo seja preliminar, como indica uma pergunta de 1936.

9. Outra pista da viravolta é a descrição que Heidegger faz da mudança em seu pensamento como passagem “da compreensão do ser para o acontecer do ser” (Geschehen des Seins), pois, enquanto Ser e Tempo se concentra no que em nós torna possível que o ser nos seja inteligível, a obra posterior vê os seres humanos como reivindicados ou arrebatados pela doação transformadora do ser, de modo que já não se diz que tendemos a nos concentrar no simplesmente dado (Vorhandenes) por causa de nossa estrutura ontológica, mas que o ser como presença nos foi enviado como destino (Geschick) ocidental.

10. Enviado por quê ou por quem é algo intrinsecamente misterioso, embora Heidegger insista em que não se trata de algo teológico, e a palavra acontecimento apropriador (Ereignis), cujo sentido usual é “evento”, pode indicá-lo, sendo o “acontecer” buscado nos anos 1930 a fundação originária de um “aí”, o momento extraordinário em que se originam o tempo e o espaço dotados de sentido.

11. Qualquer que seja a interpretação da viravolta, são inegáveis os sinais explícitos de mudança no novo estilo e na nova dicção que surgem em seus escritos por volta de 1930.

12. Essa mudança estilística reflete uma mudança de interesse, pois a natureza da poesia e da linguagem torna-se uma questão central para Heidegger, que passa a ver a filosofia como mais próxima da poesia do que da ciência, sem jamais identificá-las, já que pensadores e poetas são mais sensíveis à riqueza do sentido do que a pesquisa disciplinar e ambos podem valer-se do poder da linguagem para revelar de novo os entes ou o ser, havendo inclusive “poemas de pensamento” do próprio Heidegger (GA 81).

13. Numa evolução correlata, as afirmações de Heidegger passam a parecer menos teorias ontológicas sobre o ser-aí em geral e mais mensagens dirigidas a um grupo determinado de pessoas numa conjuntura histórica determinada.

14. A linguagem da liberdade e da decisão, já importante em Ser e Tempo, ganha mais destaque nos anos 1930, e Heidegger quer que “nós” escolhamos, sendo “nós” primariamente os alemães, que devem decidir quem são, o que farão de si mesmos e se estão dispostos a assumir seu destino como “o povo metafísico” (das metaphysische Volk), a nação chamada a experimentar o ser.

15. O último grande sinal de mudança ocorre do final dos anos 1930 até meados dos anos 1940, quando Heidegger atenua gradualmente a linguagem da livre decisão para desenvolver uma linguagem da receptividade, falando cada vez mais em escutar, esperar e corresponder, pois devemos aprender a deixar de impor nossa vontade aos entes e passar a dar ouvidos ao ser, adotando do místico medieval alemão Mestre Eckhart a palavra serenidade (Gelassenheit) para designar essa atitude apropriada.

16. Isso oferece outra caracterização rápida e enganosa do desenvolvimento de Heidegger, segundo a qual ele passaria do ativismo ao quietismo, sendo sua filosofia tardia por vezes criticada como passiva demais.

17. O problema dessa interpretação é que Heidegger nunca aceita a dualidade que ela pressupõe.

18. A natureza da viravolta tornou-se tema clássico da literatura secundária, e cabe a cada leitor decidir o que ela significa com base nos escritos de Heidegger, sendo provavelmente melhor, dada sua complexidade e abundância, falar de múltiplas viravoltas, interpretadas não como mudanças arbitrárias de opinião, mas como desenvolvimentos que fazem sentido em função das perguntas formuladas, ainda que não sejam os únicos desenvolvimentos possíveis.

19. Passa-se agora a alguns textos-chave do período intermediário de Heidegger, em busca das perguntas que os movem.