HEIDEGGER, M.; KISIEL, T.; SHEEHAN, T. Becoming Heidegger: On the Trail of His Early Occasional Writings, 1910-1927. Evanston: Northwestern University Press, 2007.
§2. Período Inicial de Friburgo, 1919-1923
1. Heidegger regressa do serviço militar perto da frente e ao ensino, agora como assistente de Husserl, no seu curso do semestre de emergência de guerra no início de 1919 (KNS 1919), e nesse curso inaugural anuncia discretamente um novo tema para uma fenomenologia radical fundida com uma filosofia da vida, que a princípio chama o eu histórico (segundo Dilthey), o eu situacional (segundo Jaspers) e pouco depois vida fática, cuja facticidade plenamente concreta e radical só pode ser articulada por uma hermenêutica fenomenológica.
2. A articulação laboriosa desse novo tema e o método fenomenológico igualmente novo concebido para a ele aceder são em grande parte realizados nos seus cursos e seminários da época, mas esse período inicial de silêncio de publicação que acabaria por frutificar na ontologia do Dasein de Ser e Tempo fornece as ocasiões para dois longos ensaios (capítulos 13 e 14), deixados inéditos no seu tempo e notórios pela sua linguagem e expressão difíceis num estilo sem brilho e refratário.
3. A documentação aprofundada do avanço de Heidegger ao seu tema de toda a vida nesses dois ensaios é assim suplementada por alguma documentação prefacial em que Heidegger tem ocasião de explicar a sua mudança de orientação e transformação da sua pessoa filosófica a colegas e estudantes em linguagem menos tortuosa e algo mais acessível (capítulos 10-12).
§2.1 A Pessoa Filosófica
1. A vita personalizada preparada para Georg Misch em 1922 (capítulo 12) detalha as direções da minha pesquisa e ensino correntes que estão em marcado contraste com a obra de toda a vida em lógica e psicologia medievais a que o jovem Heidegger se dedicou no Curriculum Vitae de 1915, indicando um afastamento nítido das preocupações escolásticas e neokantianas dos anos de estudante.
2. Desde 1919 o único tema da filosofia para Heidegger tornara-se a vida fática nas suas múltiplas manifestações fenoménicas, e a sua exploração filosófica envolve uma fusão da fenomenologia com as filosofias da vida da época, especialmente a versão hermenêutica cultivada por Dilthey e a sua escola, pois o comportamento autoiluminador da vida fática tem a exposição interpretativa (Auslegung) e não a intuição como seu modo básico de conhecimento, a filosofia é consequentemente a sua interpretação fenomenológica explícita (Interpretation) e a lógica da formação de conceitos filosóficos é hermenêutica.
3. A história da lógica entendida filosoficamente como pesquisa das categorias de fundamento remonta agora a Aristóteles bem como avança para as categorias diltheyanas da vida tomada na sua particularidade histórica, e o sentido do ser da vida fática é consequentemente histórico e mundano nos seus contextos finitos, sendo uma visão geral fundamental dessa ontologia fenomenológica em expansão da vida histórica fática incorporada em ambos os manuscritos inéditos desse período (capítulos 13 e 14), que podem ser considerados comunicações privadas de Heidegger tentando orientar pares mais velhos como Misch e Natorp para as direções originais que a sua obra inédita então tomava.
4. A Vita de 1922 esboça o desenvolvimento não apenas das direções filosóficas de Heidegger mas também das suas convicções religiosas concomitantes desde os anos de estudante, e a carta de Heidegger a Engelbert Krebs no início de 1919 (capítulo 10) comunica uma decisão de vida crucial em que os dois desenvolvimentos estão inextricavelmente interligados.
5. Heidegger justifica a sua conversão pessoal a um cristianismo livre em bases puramente filosóficas, como consequência direta de pensar esses fundamentos até ao fim, e a sua chegada a um cristianismo num novo sentido é alcançada por via de uma metafísica num novo sentido, de uma epistemologia que se estende ao conhecimento histórico, isto é, uma hermenêutica, e especialmente da sua leitura intensiva desde pelo menos 1916 de uma plêiade de obras religiosas, tanto clássicas quanto modernas bem como católicas e protestantes, nos moldes fenomenológicos, que lhe deram intuição de todo o espetro dos mundos de vida cristãos desde o cristianismo primitivo passando pela Idade Média até à moderna casa evangélica alemã e ao moderno católico alemão lidando com o sentido e a essência do modernismo.
6. A abordagem filosófica ao cristianismo também está em exibição na carta de 1921 a Karl Löwith em que Heidegger revela a sua identidade filosófica (capítulo 11) em afirmações pessoais e no entanto mais do que ônticas como eu sou um teólogo cristão, como alguém que se esforça por ir ao fundo (logos) da teologia cristã, claramente o movimento de um filósofo das origens, ainda que num novo sentido, pois a mesma carta sustenta que não sou um filósofo em qualquer sentido tradicional.
7. A facticidade do eu sou ferve com a vida unicamente histórica que é a própria de Heidegger, e é a partir dessa situação histórica única do que é mais meu e em direção a ela que Heidegger filosofaria e meditaria sobre o seu sentido, e tal filosofia não reivindica objetividade científica, mas, como filosofia que toma o seu ponto de partida da facticidade do eu sou, reivindica a sua própria objetividade peculiar do que importa (Sachlichkeit e não Objektivität) e baseia-se num apelo a cada indivíduo para chegar a termos radicais com a respetiva situação existencial em que se encontra, a fim de poder verdadeira e propriamente dizer eu sou.
8. Assim, o que verdadeiramente importa em tal contexto, como Heidegger o põe ao proto-existencialista Löwith, é que nos compreendamos suficientemente bem para que cada um de nós se devote radicalmente ao último ao que e como cada um entende o unum necessarium, a única coisa necessária, a saber, a nossa própria facticidade respetiva, podendo nós estar longe em sistema, doutrina e posição, mas estamos juntos no único modo em que os humanos são capazes de estar genuinamente juntos, na Existenz, ergo uma comunidade filosófica de existencialistas individualistas.
§2.2 Os Ensaios Inéditos
1. Em género muito mais do que uma recensão extensa, os Comentários Críticos sobre a Psicologia das Visões de Mundo de Karl Jaspers (capítulo 13) peneiram desconstruivamente certas intuições do livro de Jaspers que Heidegger achará conceptualmente frutíferas para a sua própria obra, como situação-limite e existência, mas Jaspers mesmo não desenvolve e prossegue a direção positiva e radical indicada pelo fenómeno da Existenz, o movimento da vida em direção aos limites e situações últimas, desperdiçando assim a promessa da sua descoberta ao cair em métodos tradicionais de pura observação e objetivação estética no seu tratamento de todo o psíquico.
2. Heidegger apresenta consequentemente um esboço de levantamento de métodos mais apropriados no processo de os aplicar à sua crítica de Jaspers, começando pelos métodos da crítica fenomenológica e da destruição histórica e como estes incidem sobre a indicação formal da existência como sentido-do-ser da experiência fática do eu sou, a vida do self como um todo.
3. Torna-se gradualmente claro que o objetivo principal de Heidegger no próprio ensaio, na sua crítica corrente à preconceção menos que adequada de Jaspers e na sua própria preocupação com métodos mais apropriados, os caminhos para a própria matéria da vida, é a confluência de três tendências radicais na filosofia contemporânea da sua época, a tendência para a Existenz encontrada em Kierkegaard, Nietzsche e Jaspers, a tendência radicalizadora da fenomenologia para a experiência fática da vida e a tendência na Lebensphilosophie, notavelmente a de Dilthey, para a vida humana que se interpreta a si mesma em contexto histórico único.
4. Assim, a repetida alegação tradicional de que o indivíduo é inefável revela-se apenas uma consequência da observação externa e estética do todo acabado da individualidade, mas o indivíduo historicamente situado pode extrair os recursos para a sua articulação hermenêutica diretamente do contexto particular vivido que lhe é transmitido, ao qual a fenomenologia acrescenta a prestrução formal de uma intencionalidade de triplo sentido capaz de articular um self em devir, apanhá-lo no próprio ato de se atualizar e temporalizar.
5. Heidegger projeta assim a possibilidade de relatar uma história na sua própria atualização, sem as objetivações que aindaariam o rio e quebrariam a continuidade da história que nós mesmos somos, e esse ensaio precoce dos termos para a matéria e o método do retorno à vida fática imediata do self historicamente existente na sua plena temporalidade até sugere o seu ser chamado, na experiência de estar plenamente presente a si mesmo enquanto experiencia o seu mundo, a experiência de estar aí, da sein.
6. O objetivo declarado do segundo ensaio, publicado postumamente, proveniente de 1922, é fornecer uma indicação da situação hermenêutica em que Heidegger se encontra com os seus pares filosóficos em 1922, que serviria para fundamentar, guiar e justificar um tratado planeado intitulado Interpretações Fenomenológicas com Respeito a Aristóteles (capítulo 14), e essa introdução a um livro sobre Aristóteles torna-se de facto uma hermenêutica de qualquer situação de pesquisa em filosofia e um apelo a cada época e geração de filósofos para primeiro chegar a termos com, tornar o mais transparente possível, o seu próprio contexto pressuposicional herdado e historicamente situado.
7. Pois é com base nesse contexto pré-dado que cada época de facto interpreta e interroga o seu presente vivo bem como o seu passado herdado da história da filosofia, até ao ponto de decidir que aspetos desse passado reviver em vista da sua relevância e continuada questionabilidade para o presente vivo, e Heidegger sublinha a tendência radical do seu tempo para a vida fática na sua plena temporalidade e historicidade, isto é, a sua plena questionabilidade, que governa a sua própria situação hermenêutica.
8. Ele seleciona consequentemente a interpretação greco-cristã da vida humana como o fio histórico a traçar de volta às suas fontes originais na experiência grega que se tornou paradigmática para a filosofia ocidental, e, embora o próprio Aristóteles seja em última análise governado pela experiência parmenídica do ser como presença permanente, certos textos desse filósofo obcecado pelo problema do movimento traem um sentido da facticidade radical e da contingência da situação humana temporal, daquilo que também pode ser de outro modo, sendo esses os textos aristotélicos selecionados para exegese especial no tratado planeado de Interpretações Fenomenológicas com Respeito a Aristóteles.
9. Na visão geral desse tratado que se segue à sua introdução à atual situação hermenêutica da interpretação, Heidegger concentra-se especialmente no relato aristotélico dos cinco modos pelos quais a alma humana chega à verdade, de tal modo que a verdade é primeiro entendida como um processo temporal de desvelamento, e esse breve resumo do livro VI da Ética a Nicómaco fornece o modelo para a interpretação da temporalidade da verdade que culminará em Ser e Tempo.