CASEY, Edward S. Imagining: a phenomenological study. 1. Midland book ed ed. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1979.
Prefácio
Agradecimentos
Lista de Termos
Introdução: O Lugar Problemático da Imaginação
Parte Um: Retrato Preliminar
Parte Dois: Descrições Detalhadas
-
3 Espontaneidade e Controlabilidade
-
4 Auto-contenção e Auto-evidência
-
5 Indeterminação e Possibilidade Pura
Parte Três: Comparações Fenomenológicas
Parte Quatro: A Autonomia da Imaginação
Prefácio
Prefácio
A imaginação, e não a escravidão ao fato, é a fonte de tudo o que é bom na vida humana. —BERTRAND RUSSELL
Nenhuma fantasia está no fim. —EDMUND
HUSSERL
1. O objetivo último deste livro é demonstrar que a imaginação é um ato mental autônomo: independente em seu estatuto e livre em sua ação.
-
Tal tese só pode ganhar plena força se estiver baseada numa anatomia acurada da própria experiência imaginativa: é preciso saber o que é imaginar antes de poder estabelecer que a imaginação é autônoma em suas operações.
-
Dessa forma, uma porção maior do livro será dedicada a uma descrição cuidadosa e rigorosa das características fundamentais da imaginação.
-
Ao perseguir uma fenomenologia do imaginar, certas restrições serão impostas ao escopo geral do projeto.
-
Nenhuma tentativa será feita para mostrar como a autonomia imaginativa se exibe em domínios tão diversos como o pensamento mítico-poético e a ação política, para nomear apenas duas das muitas áreas do esforço humano nas quais o imaginar desempenha um papel formador.
-
Nem qualquer investigação expressa será feita sobre as formas mais extraordinárias da experiência imaginativa, por exemplo, aquelas que ocorrem sob a influência de drogas ou em outros estados extremos de mente ou corpo, ou sobre o desenvolvimento disciplinado dos poderes imaginativos, como nos estágios preparatórios de certas experiências meditativas e místicas.
-
A investigação tomará, em vez disso, a forma de um relato descritivo da imaginação em seus modos ordinários, até mesmo banais, de atividade.
-
Se a autonomia do imaginar puder ser confirmada em tais casos corriqueiros, ela será tanto mais convincentemente demonstrável em instâncias mais incomuns.
2. Estreitamente ligado ao meu objetivo primário de estabelecer a autonomia da imaginação sobre uma base descritiva sólida está um objetivo secundário de retificar a tendência, por parte de muitos filósofos ocidentais, de menosprezar a imaginação, ou, pior ainda, de negligenciá-la por completo.
-
Preocupados com questões logocêntricas, os filósofos têm sido consistentemente céticos quanto ao imaginar e seus produtos.
-
Seu ceticismo deriva largamente de uma concepção do pensamento filosófico como livre de imagens.
3. Como observou Francis Galton no início deste século: Um hábito de suprimir a imagética mental deve, portanto, caracterizar os homens que lidam com ideias abstratas; e como o poder de lidar fácil e firmemente com essas ideias é o critério mais seguro de uma alta ordem de intelecto, deveríamos esperar que a faculdade visualizadora fosse definhada por desuso entre os filósofos, e foi precisamente isso que encontrei em minha investigação ser o caso.
6. Mas a questão importante para nossos propósitos concerne não tanto ao que os filósofos realmente fazem em suas atividades reflexivas, mas ao que eles pensam que estão fazendo ou deveriam fazer.
4. Quer tal pensamento livre de imagens exista ou não, pode haver pouca dúvida quanto ao que têm sido as atitudes filosóficas predominantes em relação ao imaginar.
-
Elas variam da desconfiança ao desgosto, da malevolência ao desconhecimento.
-
O fato é que as reivindicações da imaginação têm sido rejeitadas ou ignoradas em quase todas as conjunturas críticas.
-
Longe de ser a “Rainha das faculdades” venerada por Poe e Baudelaire, o imaginar tem sido considerado, com raras exceções, como o empobrecido limpador de chaminés da mente, executando tarefas (se é que lhe são dadas quaisquer tarefas) que são consideradas abaixo da dignidade de outros poderes psíquicos.
5. Em vista dessa tradição de condenação e negligência, o propósito central da investigação seguinte será vindicar os esforços daqueles defensores da imaginação, de Avicena a Ficino, de Vico a Santayana, que buscaram para o imaginar um tratamento mais judicioso do que ele costuma receber.
-
Não precisamos concordar com Anatole France que “conhecer não é nada de tudo; imaginar é tudo”.
-
Mas precisamos reconhecer a amplitude e o poder intrínseco do imaginar e reconhecê-lo como um ato autônomo que é compreensível e significativo por direito próprio.