2 Imaginação como intencional

CASEY, Edward S. Imagining: a phenomenological study. 1. Midland book ed ed. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1979.

I

1. Os resultados do capítulo anterior são inegavelmente provisórios.

2. A intencionalidade é precisamente tal princípio.

3. Para Brentano, a intencionalidade assim concebida é a estrutura mais distintiva de todos os atos mentais, sua “característica geral distintiva”.

4. Se Brentano está correto, a intencionalidade é uma característica universal de todo fenômeno mental, e assim não nos diz como tal o que é peculiar ao imaginar em oposição a outros atos mentais.

II

1. Na medida em que a imaginação é intencional em caráter, ela é analisável numa fase de ato e numa fase de objeto.

FASE DE ATO

1. Embora em princípio essa fase não seja mais importante que a fase de objeto, ambas sendo igualmente essenciais a qualquer ato mental completo, no caso da imaginação o ato parece assumir uma importância especial.

2. Há três maneiras primárias nas quais podemos imaginar, isto é, três formas principais nas quais o imaginar como ato mental pode ocorrer: imaginar-imagem, imaginar-que e imaginar-como.

Imaginar-Imagem

1. “Imaginar-imagem” é formar uma apresentação imaginativa cujo conteúdo possui uma forma especificamente sensória, “intuitiva” ou “imagística”.

2. A especificação do imaginar-imagem em modalidades sensoriais particulares era evidente em todos os exemplos apresentados no último capítulo.

3. O imaginar-imagem, portanto, é uma das maneiras básicas nas quais imaginamos.

Imaginar-Que

1. Quando imaginamos, não apenas visionamos ou projetamos objetos e eventos em forma imagística e como distintos uns dos outros em sua especificidade sensorial.

2. A característica mais strikingmente única do imaginar-que é que o que imaginamos como constituindo um estado de coisas não tem que assumir uma forma sensorial.

3. Pode-se concluir, portanto, que tanto o imaginar-que sensorialmente quanto o imaginar-que não-sensorialmente são possibilidades essenciais da experiência imaginativa.

Imaginar-Como

1. Uma maneira adicional na qual podemos imaginar é bastante similar ao imaginar-que, de fato, tão similar que pode parecer à primeira vista ser meramente outra espécie deste último.

2. O imaginar-como possui duas similaridades significativas com o imaginar-que, mas em cada caso a similaridade é acompanhada por uma diferença distintiva.

3. O imaginar-como se assemelha ao imaginar-que num segundo aspecto, a saber, em que goza da mesma opção de ocorrer quer sensorialmente quer não-sensorialmente.

4. Tendo agora surveyado as três formas primárias nas quais o ato de imaginar ocorre, devemos nos perguntar: como essas formas se relacionam umas com as outras?

5. Empiricamente considerada, a interação aparece na forma de várias combinações contingentes que surgem no curso da experiência imaginativa.

6. Em tal sequência de imaginings, vemos quão estreitamente implicadas as três formas primárias de imaginar podem se tornar, uma seguindo a outra com relativa facilidade.

7. Estruturalmente considerada, as três formas de imaginar se relacionam de maneira bastante diferente.

8. Imaginar-imagem, imaginar-que e imaginar-como são, portanto, três formas distintamente diferentes, três maneiras alternativas, nas quais imaginamos.

FASE DE OBJETO

1. Como já foi observado, quando imaginamos, sempre imaginamos algo em particular; apreendemos, por mais vagamente que seja, uma apresentação imaginativa tendo um certo conteúdo.

2. O que imaginamos é uma apresentação imaginativa total.

Conteúdo Imaginado

1. O conteúdo do que imaginamos é aquele aspecto da apresentação imaginativa total sobre o qual nossa atenção se focaliza.

2. Quando atendemos ao conteúdo específico de atos de imaginar, vemos que é descritível primeiramente em termos das entidades, eventos e estados de coisas com os quais já estamos familiarizados de nossa consideração precedente da fase de ato.

3. Em seu caráter severamente delimitado e delimitante, a moldura-mundo é diferente do mundo continuamente se desenrolando e ultimamente ilimitado da percepção.

4. Em vista de sua descontinuidade e fragmentariedade, poderíamos ser tentados a aplicar à moldura-mundo o termo gráfico de Sartre “anti-mundo”.

5. Apesar de sua efemeridade (elas perecem ao fim de cada ato de imaginar), as molduras-mundo funcionam de maneira mundo-like ao situar o conteúdo imaginado, dando-lhe, se não um nome, pelo menos uma habitação local.

ESPAÇO IMAGINAL

1. Meus golfinhos imaginados nadavam num mar circundante, e se aproximavam de um casco de navio e de uma praia; ao fazê-lo, não estavam em lugar nenhum mas estavam situados num meio espacial aberto e fluido que incluía o mar bem como o céu no qual eu como testemunha da cena parecia estar estacionado.

TEMPO IMAGINAL

1. Também contribuindo para a presença sentida de uma moldura-mundo imanente estava a experiência de tempo em cada exemplo.

2. Tomados juntos, então, os quadros temporais e espaciais do conteúdo imaginado constituem uma estrutura imanente, discreta e auto-encerrante que age para enquadrar e posicionar (embora apenas aproximadamente) os vários itens que compõem o conteúdo imaginado em sua especificidade.

Margem Imaginal

1. Por “margem imaginal” se entende a franja desvanecente encontrada no limite externo do conteúdo imaginado específico.

2. É apenas por um incomum desviar ou redirecionar da atenção que o imaginador se torna explicitamente consciente da margem imaginal como um componente particular da apresentação imaginativa total.

3. O que, então, é essa margem? Como ela se apresenta?

A Imagem

1. Por “imagem” quero dizer o modo de dadidade pertencente à apresentação imaginativa total.

2. A imagem ou modo de dadidade é, portanto, uma característica altamente variável mas no entanto constituinte da fase de objeto completa.

3. Se o teste da “variação livre” fosse aplicado neste ponto, mostraria que cada um dos três componentes principais da fase de objeto, conteúdo imaginado, margem imaginal e imagem, é uma parte essencial dessa fase.

4. A estrutura da fase de objeto do imaginar provou ser um tanto mais intrincada e ramiforme que a estrutura de sua fase de ato.

5. Enfatizar assim a complicação inerente da fase de objeto nos convida a rejuntar nosso ponto de partida: a intencionalidade da imaginação.

III

1. Resta apenas indicar a relação entre a análise intencional precedente da imaginação e a análise eidética anterior de seis de seus traços essenciais primários.

2. Este capítulo procurou revelar precisamente a pervasividade do fator intencional em todo imaginar.

3. Os dois traços eidéticos finais, indeterminação e pura possibilidade, estão confinados em sua aparência à fase de objeto.

4. O que é talvez mais significativo nesses achados iniciais é que cada um dos traços eidéticos identificados no último capítulo inere ao imaginar considerado como um fenômeno intencional.

5. No entanto o posicionamento múltiplo dos traços eidéticos da imaginação não implica uma multiplicidade indiferenciada, uma proliferação caótica de atividade psíquica.