====== Abbagnano ====== Nicola Abbagnano (1901-1990) ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (algumas entradas em [[https://filosofia.hyperlogos.info|Léxico de Filosofia]]) ABBAGNANO, Nicola. Scritti Esistenzialisti. Novara: De Agostini Libri, 2013 (epub) ---- **1. Antes de A estrutura da existência.** 1. Um dos períodos menos investigados do pensamento de Nicola Abbagnano vai da publicação de As fontes irracionais do pensamento até O princípio da metafísica, obra que precede a fase existencialista propriamente dita, período que se poderia chamar irracionalista ou pré-existencialista, com todas as reservas de método e substância implicadas por todo pré e pós, e cujo aprofundamento não determinaria uma continuidade necessária nem um desenvolvimento coerentemente programado das ideias amadurecidas nos anos vinte e até meados dos anos trinta. 2. Em As fontes irracionais do pensamento, em O problema da arte, nos estudos sobre O novo idealismo inglês e americano, em A física nova e em O princípio da metafísica encontram-se elementos e motivações que, na fase madura do existencialismo, sobretudo nos anos quarenta, serão recuperados numa perspectiva em grande parte diversa, mas nascida de um terreno anti-idealista, irracionalista mas não vitalista, indeterminista, e reelaborados com fôlego cultural e filosófico muito distinto dos temas da formação juvenil. 3. Formado na escola de Aliotta, que professou um pluralismo e experimentalismo radicais e elaborou uma teoria da verdade oposta ao apriorismo dialético do idealismo atualista gentiliano, o jovem Abbagnano pôs no centro o problema da verdade e, pela análise e crítica de suas soluções históricas, como correspondência, norma, coerência, expressão individual, ato puro, útil, acordo de ações, vida e ação, ser objetivo e essência lógica do real, chegou à conclusão da absoluta heterogeneidade entre os mundos da verdade e da vida. 4. Segundo As fontes, a obstinação em desconhecer a heterogeneidade radical entre vida e verdade, realidade e pensamento, e em pedir ao pensamento, que é símbolo, a realidade, que é vida imediata, é a causa única dos enigmas monstruosos surgidos a cada passo na história do pensamento, e o pensamento não é todo o espírito, mas seu momento simbólico, sendo o núcleo central do espírito a experiência imediata da vida, a vontade, a ação livre e criadora. 5. Essas duas afirmações bastam para pôr em dúvida as interpretações segundo as quais o existencialismo positivo de Abbagnano seria apenas versão e desenvolvimento atualizado dos temas do idealismo atualista gentiliano, interpretação estendida, não sem artifícios dialéticos, também à fase existencialista. 6. Que a vida brote de matrizes essencialmente alógicas e portanto irracionais, mas não vitalistas nem biologistas, tem poucos pontos de junção com a estrutura do neoidealismo italiano, último ramo do idealismo romântico de modulação fichtiana, e está longe do ato pensante do sujeito universal, criador de si, sem limites nem condicionamentos, que elimina todo resíduo objetivista e realista, já que para o idealismo atual a realidade não tem existência autônoma fora do pensamento que a põe. 7. Para Abbagnano, os filósofos negligenciaram por tempo demais as razões da vida, encerrando-se na rocha mágica do pensamento, da qual tentaram em vão sair, fazendo do pensamento princípio e consumação de tudo, sempre insatisfeitos com ele e entretidos eternamente com enigmas insolúveis e atormentadores, sendo absurdo atribuir à rocha de diamante do pensamento a dignidade suprema e o cetro sobre todo o reino do ser. 8. O jovem Abbagnano, recém-formado sob a orientação de Aliotta na universidade de Nápoles, foi sensível ao primeiro pós-guerra, às convulsões sociais e políticas do início dos anos vinte, ao advento da ditadura, ao rearranjo filosófico em curso e às tentativas de saída do rígido imanentismo atualista, reconhecendo viver em tempo de crise, crise nos ânimos porque nas coisas e nas coisas porque nos ânimos, que abala desde os fundamentos todas as formas da civilização atual, sem nada que resista imutável nem verdade firme que não vacile sob os golpes da guerra imensa e do pós-guerra sem paz. 9. Mais significativo, na crise da hegemonia neoidealista crociana e gentiliana, é que nunca como então se mostrou tão clara a inanidade do puro intelecto, mosca cocheira do carro da história que pretenderia determinar a priori o curso dos acontecimentos, nem tão viva a necessidade da ação pronta e eficaz, única via para novas sínteses que exprimam as energias renovadas da história, resolvendo-se toda a realidade nos redemoinhos do imenso oceano da vida e aparecendo a verdade como símbolo mutável e vário que dele emerge e a ele retorna sem fim, criado pela realidade, mas irredutível a ela, com diferença absoluta, hiato e abismo intransponível entre ambos. 10. Nas Fontes, o pensamento segue docilmente o arbítrio da vida, salta de seu seio por um ato de escolha de originalidade irredutível e acompanha de perto suas vicissitudes, de modo que, vivendo, criamos a cada instante nossa verdade, que não é nova realidade acrescentada à realidade originária, mas apenas seu símbolo, e o pensamento segue e exprime a necessidade imanente da vida, alcançando-se a verdade pelo próprio fato de viver, subordinando-se a razão a uma força superior e obscura, a vontade implacável que domina e triunfa na verdade, tragédia íntima do espírito suspenso entre o abismo da experiência irracional e o reino de suas mutáveis perspectivas ideais, que, ao afirmar vitoriosamente sua verdade, só pode ver nela um ponto luminoso, um clarão fugidio num caos imenso de cores e luzes. 11. Insistir nesses pontos da primeira obra não visa mostrar continuidades gratuitas a posteriori num pensamento que, em sua primeira prova oficial e acadêmica, não podia pretender ao estatuto de pródromos de um sistema, estando a sistematicidade fora do horizonte teórico de Abbagnano, cuja abertura a outras orientações filosóficas constituiu, em sua maturação, a conotação laica de seu pensamento, e não um ecletismo espúrio e deteriorado, como pareceu a alguns. 12. A obra juvenil esteve no centro do interesse filosófico italiano de meados dos anos vinte, como mostram as numerosas resenhas, entre elas a de Ugo Spirito, então aguerrido defensor do atualismo gentiliano, que a considerou uma das expressões mais significativas da crítica ao intelectualismo e uma das defesas mais rigorosas e menos ingênuas da teoria do irracional, mas também uma confirmação evidente do círculo vicioso dos defensores lógicos da ilogicidade da vida, acusando Abbagnano de, por ardor juvenil, negar tudo e afirmar a irracionalidade da vida, perguntando por que libertar a vida das amarras do intelectualismo para lançá-la na transcendência do irracional e destruir sua liberdade criadora na inconsciência, e advertindo-o de que o pensamento, sombra da ação alógica criadora da vida, poderia amanhã segui-la como pensamento de um sistema dogmático, e de que a vida criadora poderia pregar-lhe a peça de fazê-lo crer racional, cúmulo da irracionalidade. 13. Não cabe examinar se o Abbagnano maduro evitou essa peça, pois o sentido do irracional da vida no jovem Abbagnano é evidentemente diverso da gaiola dialética, intelectualista e apriorística do neoidealismo atualista gentiliano e do Spirito da primeira fase. 14. Ficam de fora os estudos sobre o problema da arte, a análise da filosofia da ciência, da lógica e da metafísica de Meyerson, a monografia sobre Ockham e o ensaio sobre o tempo em Aristóteles, concentrando-se a atenção em três obras do primeiro Abbagnano, O novo idealismo inglês e americano, A física nova e O princípio da metafísica. 15. Na primeira, Abbagnano identifica, com base no neoidealismo anglo-americano, a centralidade do problema das relações e sobretudo do nexo entre o uno, os muitos e a realidade, visando ampliar o neoidealismo italiano e rediscutir seus eixos dialéticos, sendo esse problema herança kantiana transmitida pelo idealismo romântico alemão ao anglo-americano, cujo único valor, dada a irrealidade do tempo e a eternidade do absoluto, está na profundidade e no vigor com que enfrentou o velho enigma do uno e dos muitos e remontou de seus enigmas angustiantes a uma realidade que é síntese imediata, harmonia viva. 16. Em A física nova, de 1934, Abbagnano fixa os traços salientes da nova física apenas para extrair seu significado gnosiológico e esboçar uma gnosiologia que torne possível sua validade, dando máxima importância à tendência de esquerda da teoria quântica, de Bohr, Heisenberg, Dirac e Fermi, o espírito de Copenhague, e reconhecendo ter abandonado algumas teses das Fontes, cujo princípio fundamental, que dominava suas críticas ao intuicionismo, ao pragmatismo e ao anti-intelectualismo e antirracionalismo correntes, era a natureza específica e original do pensamento, irredutível a qualquer realidade ou experiência vivida. 17. Pela análise crítica do idealismo e do realismo, Abbagnano investiga o significado da nova física, da teoria dos quanta e da relatividade, mostrando que a dissolução do determinismo causal tornou inútil o postulado da uniformidade fenomênica e as categorias kantianas, sendo a ordem natural para a nova ciência apenas a estrutura sistemática de todo conhecimento físico, devida em última análise à unidade do princípio transcendental, o que implica a impossibilidade de uma ordem fixa e definitiva que exija um substrato no objeto ou um quadro de categorias imutáveis no sujeito, e a possibilidade de um número ilimitado de ordens sistemáticas diversas, pela constituição diversa, mas sempre correlativa, de objeto e sujeito, exigindo um princípio de unidade móvel, viva, fluida e inesgotável, a unidade do pensamento. 18. Alguns desses motivos, como a unidade do pensamento como princípio transcendental, o indeterminismo na física e na ciência e a superação das posições opostas do idealismo e do realismo gnosiológicos, serão retomados, superados, reformulados e aprofundados em contexto filosófico muito diverso nas obras existencialistas e nas pós-existencialistas, metodológicas e empiristas. 19. As considerações gnosiológicas extraídas do exame da física relativista e da mecânica quântica em A física nova serão justificadas mais ampla e adequadamente em O princípio da metafísica, que precede em três anos A estrutura da existência, de 1939, sustentando que o princípio metafísico está implícito em todo saber, que nenhum saber se constituiria sem a autodeterminação desse princípio, que nele configura um modo particular de seu ser, e que a validade de qualquer saber só pode ser garantida por uma investigação de seu fundamento metafísico, constituindo a validade intrínseca de um saber e sua validade absoluta no sistema do conhecer um problema único, o do fundamento metafísico implícito em toda constituição do conhecer. 20. Esse princípio metafísico será retomado e reestruturado depois, como em Experiência e metafísica, de 1953, incluído na coletânea Possibilidade e liberdade, numa ordem diversa de considerações existenciais e de gnosiologia metodológica e empirista, perspectiva filosoficamente mais avançada, mas em certa medida ligada àquelas considerações. 21. Encerra-se essa primeira parte com o parecer da comissão do concurso para professor extraordinário de história da filosofia teorética na Faculdade de Magistério da Universidade de Turim, em que foram declarados vencedores, por ordem de mérito, Nicola Abbagnano, Luigi Stefanini e Gallo Galli, comissão presidida por Balbino Giuliano e composta por Emilio Bodrero, Pantaleo Carabellese, Gaetano Capone-Braga e Giovanni Emanuele Barié, relator, segundo a qual, conforme o Decreto ministerial de 30 de novembro de 1936, Abbagnano mostrava capacidade de tratar com agudeza temas diversos e de épocas distintas, das Fontes irracionais do pensamento ao Problema da arte e à Física nova, do Novo idealismo inglês e americano aos ensaios sobre Meyerson, ao volume sobre Ockham e ao ensaio sobre o tempo em Aristóteles, revelando seu trabalho sobre a Metafísica sérias possibilidades também quanto ao rigor especulativo, antes objeto de reservas, além de limpidez de pensamento. **2. O papel de A estrutura da existência.** 22. Segundo Norberto Bobbio, A estrutura da existência, publicada em 1939, foi a mais desconcertante das obras de ruptura, sem semelhança com as obras filosóficas da época, inclusive na forma áspera, linear, sem os ímpetos oratórios e virtuosismos dialéticos habituais, pois a filosofia italiana não tinha o hábito da sobriedade, livro tão pouco vestido que deixava ver claramente seu esqueleto, bem-feito, completo e harmônico, não fácil, quase secreto pela novidade, cuja chave não estava nas gavetas habituais, mas compreensível por seu rigor e rara disciplina mental, e surpreendente como um meteorito caído do céu, pois ninguém estava preparado para um filósofo existencialista italiano, menos ainda para uma versão italiana já acabada e perfeita do existencialismo. 23. A estrutura da existência surgiu quando já estava em curso a crise irreversível da hegemonia gentiliana, pois, como lembra Bobbio, com a Concordata de 1929 o idealismo atual de Gentile, filosofia radicalmente imanentista e laica, com antepassados como Giordano Bruno e mestres como Bertrando Spaventa, deixara de ser a filosofia oficial do regime, e a discussão começou no interior do próprio idealismo, dividindo-se a escola de Gentile numa direita que retomava temas do espiritualismo cristão e numa esquerda que se dissolvia no problematicismo. 24. O juízo de Bobbio sobre a importância central da obra é partilhado por Carlo Sini, que a considera a obra mais representativa dos anos de batalha cultural que levaram à rápida fragmentação da tradição neoidealista italiana, por outro crítico, que a chama verdadeira obra-prima de concisa e sólida tecnicidade, conhecida apenas dos especialistas, e por Enzo Paci, para quem é livro claro e persuasivo, profundamente ligado às exigências mais íntimas, com o qual o existencialismo italiano tem sua obra e o nome de Abbagnano passa a ser pronunciado ao lado dos de Heidegger e Jaspers, obra profunda, viva de autêntica paixão pelo risco essencial da vida humana, italiana, ainda que ressoante dos temas do existencialismo alemão, que harmoniza numa nova síntese. 25. O próprio Mazzantini, que a apresentou de modo muito crítico no Archivio di filosofia em 1941 e depois em Filosofia perene e personalidades filosóficas, de 1942, considerou-a uma das mais importantes publicações recentes italianas de filosofia da existência, e Galvano della Volpe, que tivera seu momento existencialista, chamou-a livro pensado e escrito com fervor, contribuição a uma filosofia da existência antidogmática e viril por excelência, alheia à absolutização e divinização hegeliana do homem, que acaba por esvaziar a natureza humana e seu destino. 26. Se A estrutura da existência teve notável fortuna na Itália, ao menos em nível acadêmico e especializado, o mesmo não ocorreu no exterior, pois foi a única das obras fundamentais do existencialismo positivo de Abbagnano não traduzida, enquanto a Introdução ao existencialismo, Filosofia religião ciência e Existencialismo positivo foram traduzidas em várias línguas. 27. No clima filosófico e cultural em que se inseriu a obra, destacam-se O mito do realismo de Armando Carlini e Idealismo e cristianismo de Augusto Guzzo, de 1936, A vida como pesquisa de Ugo Spirito, de 1937, A conclusão da filosofia do conhecer e A escola do homem de Guido Calogero, de 1938 e 1940, e as Pesquisas filosóficas de Ludovico Geymonat, de 1939, entrando o idealismo gentiliano em profunda crise, a ponto de o próprio Spirito confessar em anotações póstumas que em 1929, com os Pactos Lateranenses, se rompeu a laicidade da concepção estatal e que aceitar uma relação Estado-Igreja que chegava a subordinar o Estado à vontade da Igreja comprometeu clamorosamente o significado do Estado ético. 28. Segundo Eugenio Garin, a pesquisa filosófica dos anos vinte e trinta foi atravessada pela tensão entre dispersão e exigência de novos pontos de referência fora das sistematizações habituais e gastas, caindo os ismos tradicionais um após outro, o positivismo e depois o idealismo, o materialismo e depois o espiritualismo, e revelando seus limites as disciplinas candidatas à herança da função unificadora da filosofia, lógica, história e epistemologia, devendo-se a fortuna excepcional do existencialismo, termo que abrangeu experiências diversíssimas, a ser uma orientação geral da cultura antes de um conjunto de teses, espelho de uma situação marcada mais por inquietações que por certezas, mais por negações que por construções. 29. Na Itália já havia, quando saiu A estrutura da existência, uma retomada de temas existencialistas, sobretudo kierkegaardianos, e de Heidegger existia uma primeira tradução de Que é metafísica?, por Carlini, em 1936, com segunda edição só em 1942, por Paci, havendo estudos críticos de Ernesto Grassi, Guido De Ruggiero, Annibale Pastore, Carlo Mazzantini, Luigi Scaravelli, Carlini, Luigi Pareyson, Mariano Campo e Luigi Stefanini, sem que nenhum tentasse um reconhecimento global do existencialismo heideggeriano. 30. O interesse pela filosofia da existência de Jaspers surgiu no início dos anos quarenta, difundida por Antonio Banfi, Pareyson e Paci, enquanto de Kierkegaard já se conheciam em italiano O diário do sedutor e O instante, só aparecendo O conceito de angústia em 1942 e A repetição três anos depois, e o primeiro ensaio italiano sobre ele, de Franco Lombardi, em 1936, testemunhou a retomada kierkegaardiana e destacou uma leitura que tolerava mal as tentativas de italianizar e espiritualizar os elementos essenciais do renascimento europeu de sua filosofia e teologia, e Paci, ao resenhá-lo, julgava difícil apresentar em visão de conjunto esse pensador de interesse sem precedentes para a Europa, não isento de perigo e companheiro da crise do pensamento europeu. 31. Se alguém, como no inquérito de 1943 da revista Primato, pôde insinuar que de repente todos se descobriram existencialistas, pode-se dizer com certeza, segundo Bobbio, que o existencialismo foi para Abbagnano, chegado à maturidade por um tirocínio exemplar de riqueza de experiências e vastidão de documentação, um encontro congenial que serviu para desatar os nós do debate pós-idealista e encontrar um caminho num momento em que se pedia à filosofia, além de uma teoria dos primeiros princípios, uma mensagem humana. 32. A presença de Heidegger e de Jaspers, e ao fundo de Kant e Kierkegaard, percebe-se em muitas páginas de A estrutura da existência, cujos temas, destino, morte, nada, autenticidade contra a banalidade dispersiva do cotidiano repetitivo, historicidade e liberdade, tratados em outro contexto espiritual por Heidegger em Ser e tempo, de 1927, recebem em Abbagnano direção positiva, distante da equivalência heideggeriana das escolhas, da angústia paralisante kierkegaardiana e do naufrágio e do fracasso jaspersianos, pondo pela primeira vez no centro da discussão, fora do quadro apriorístico da dialética conceitual e mistificadora atualista, o tom problemático da filosofia e da existência, a estrutura existencial como alternativa autêntica às metafísicas idealistas e realistas, a finitude do existente e do homem, o mundo como incondicionalidade, indeterminação e relação do homem com as coisas e os outros, a coexistência como transcendência e intercompreensão, o tempo como historicidade e unidade do ente em sua finitude, a norma como dever-ser da liberdade finita, a morte como fidelidade à consideração autêntica da existência, e não como essência última do ser-para-a-morte, motivos que refletiam a angústia e as incertezas da crise da Europa, como o Pacto de Munique e a guerra da Espanha, e que, interpretados pessimisticamente, levaram o existencialismo alemão a posições de desconfiança, resignação e equivalência das escolhas, isto é, a não escolher e a confirmar situações de impasse, conservadoras e reacionárias. 33. Na Estrutura da existência e depois na Introdução ao existencialismo, esses motivos encontraram saída positiva e construtiva, dando à perturbação daquele tempo de crise uma direção séria e vigorosa, aberta à escolha e ao empenho, à compreensão e à colaboração, à confiança medida, ao otimismo não fideísta, à responsabilidade de cada um e de todos, e, segundo Bobbio, por trás dessa mensagem percebia-se impaciência com o otimismo obrigatório do atualismo e com o pessimismo catastrófico dos profetas da crise da civilização, pois Abbagnano também abria a crise, mas, ao contrário deles, propunha uma solução, sendo a obra de 1939 construtiva, com uma polêmica interna ao próprio existencialismo, cuja concepção da filosofia como análise existencial, categorias fundamentais como possibilidade, escolha e finitude e valores como autenticidade contra dispersão, fidelidade, existência como responsabilidade e risco eram aceitos, mas cujas soluções eram recusadas em nome de maior coerência com esses princípios e de realização mais severa desses valores. **3. Filosofia, ciência e técnica em Abbagnano.** 34. O fio condutor de todo o existencialismo de Abbagnano, retomado e ampliado em Filosofia religião ciência e resumido nos dois ensaios de Existencialismo positivo, é a presença constante do homem entendido não metafisicamente nem como dado preexistente a suas determinações e escolhas, examinando-se com ânimo sereno, mas preciso e determinado, as várias possibilidades que se oferecem ao homem não com base em ideias ou categorias interpretativas da necessidade, mas numa visão prospectiva voltada para o futuro e não para o passado. 35. Abbagnano distinguiu recentemente três tipos de existencialismo: o ontológico, de Heidegger, Jaspers e Sartre, para o qual as possibilidades existenciais são apenas impossibilidades de ser o ser, embora o manifestem em alguma medida, e o fideísta, de Marcel, Lavelle, Le Senne, Berdiaev e depois Bultmann, para o qual as possibilidades existenciais são garantidas pelo próprio ser, identificado com Deus, enquanto para Bultmann elas incluem uma possibilidade privilegiada, dom direto de Deus, a fé. 36. A última posição é a humanista, do existencialismo italiano, de Merleau-Ponty e, em parte, de Camus, versão positiva e construtiva, laica e mundana, que mantém o caráter problemático das possibilidades existenciais, recusa considerá-las garantidas pelo Ser ou redutíveis a impossibilidades e busca critérios de escolha entre elas e projetos não condenados de antemão ao fracasso. 37. Acolhendo críticas à Estrutura da existência e à Introdução ao existencialismo e considerando o relevo, no segundo pós-guerra, dos problemas do valor, da norma, da ciência e da técnica, da fé e da religião em sua relação com a filosofia e com a tradição científica e não científica, Abbagnano tratou em Filosofia religião ciência, de 1947, do problema do valor e da normatividade da existência, para desfazer o preconceito de que o existencialismo, corajoso e consciente retorno do homem a si, levaria a existência a um beco sem saída, diante do caos e do nada. 38. Diante dos desfechos negativos de Heidegger, das situações-limite de Jaspers e do nada sartriano com suas exasperações teatrais, Abbagnano não só conduz a filosofia da existência a saídas positivas, mas assume atitude diversa da tradição existencialista, de Kierkegaard a Heidegger e Jaspers, quanto aos problemas científicos, e, se o existencialismo contribuiu, como observa Geymonat, para fechar os ambientes humanistas à cultura científica, isso se deve menos ao privilégio do sentimento ético-religioso que a uma posição filosófica de fundo que considera enganadora a confiança iluminista na racionalidade científica, pura e aplicada, e dirige o interesse para outras perspectivas. 39. Bastaria observar a relação que Jaspers estabeleceu entre filosofia e ciência e a atitude de Heidegger contra a técnica, apesar das revalorizações de Cacciari sobre a questão da técnica no filósofo de Messkirch, e, segundo Geymonat, também a polêmica existencialista contra a ciência enraíza-se no anti-historicismo dos existencialistas mais coerentes, pois suas acusações ao intelecto, e portanto à ciência e à técnica, reduzem-se à denúncia de sua incapacidade de levar a verdades absolutas e meta-históricas, e o fracasso do saber científico é a constatação de que ele não responde à fulguração da verdade na alma individual, mas é conquistado gradualmente pela humanidade num trabalho coletivo interminável, histórico e sempre aberto a correções, ampliações e revoluções. 40. Na História de Geymonat, diz-se que Abbagnano admite a importância decisiva da ciência, mas preocupa-se em reconhecê-la como momento ou nível da experiência, cuja estrutura categorial deve ser fundada transcendentalmente pelo princípio unitário da possibilidade, interpretação válida até A estrutura da existência e a Introdução ao existencialismo, mas restritiva diante dos capítulos sobre a ciência de Filosofia religião ciência, em que, entendendo a ciência como totalidade do conhecimento válido e a filosofia como interpretação existencial, Abbagnano afirma que ciência e filosofia não podem chocar-se como rivais, que a filosofia não pode ignorar a ciência, que realiza a atitude autêntica do homem diante do mundo, e que a ciência não pode ignorar a filosofia, única fonte da consciência de sua humanidade e da clareza sobre suas orientações fundamentais. 41. No balanço da consideração positiva da ciência entram também o penúltimo capítulo de Filosofia religião ciência e o artigo publicado em Primato em 1943, intitulado O paradoxo da técnica, que encerra o volume de 1947, análise que, contra os profetas da decadência e da morte à maneira de Spengler e em desacordo com o cuidado heideggeriano, convida a não se deter em diagnósticos estéreis sobre os males da técnica nem em sonhos ainda mais estéreis de retornos impossíveis, mas a realizar até o fim a atitude fundamental que está em sua base, de modo que a técnica seja reconduzida à sua natureza, se realize segundo sua lógica interna e reencontre em si, como exigências autóctones, os valores fundamentais do homem, pois, enquanto o homem se obstinar a buscar-se numa interioridade abstrata, de costas para o mundo, ignorando o caráter constitutivo de sua relação com ele, a técnica lhe parecerá limite e inimiga, e o contraste entre homem e técnica será o desacordo do homem consigo mesmo. 42. Para esclarecer a posição de Abbagnano sobre a ciência, contam também o estudo de 1950, A metodologia das ciências na filosofia contemporânea, fruto de lições no Centro de Estudos Metodológicos de Turim e abertura dos Ensaios de crítica das ciências, e os três volumes da História do pensamento científico, do início dos anos cinquenta, além de outras intervenções nos anos quarenta e cinquenta, fora de qualquer tentação existencialista de submeter a ciência à filosofia. **4. A possibilidade e o existencialismo positivo.** 43. Um dos conceitos fundamentais do existencialismo positivo de Abbagnano é o de possibilidade, a ponto de a própria noção de estrutura, segundo o verbete do Dicionário de filosofia, não poder ser entendida à maneira de Dilthey apenas como plano de ordem finalista, podendo-se incluir o fim na noção de estrutura e defini-la como o plano cujo fim é a possibilidade do próprio plano e cuja realização tende a garantir essa possibilidade, sentido para o qual remete a obra de 1939. 44. Relido Kant de determinado ângulo e tomado como apoio da orientação transcendental que funda a estrutura categorial da experiência e da existência, a possibilidade é princípio unitário e unificador dos vários momentos ou níveis da experiência e da existência, cabendo focalizar essa noção e aludir à transfiguração da filosofia da existência no próprio Abbagnano em meados dos anos cinquenta. 45. A possibilidade, com a noção de estrutura, junção de uma situação passada a uma futura, não só realiza, como observava Armando Vedaldi, a temporalidade, unindo no presente passado e futuro, mas exprime o movimento sempre fechado e concluído, e sempre aberto adiante, que é o próprio existir, possibilidade da relação com o ser e possibilidade dessa possibilidade, pois, para ser, é preciso decidir ser, e decidir de modo a deixar aberta a via a toda decisão ulterior. 46. A noção de possibilidade em Abbagnano, nos níveis ôntico, ontológico ou categorial e transcendental, liga-se estreitamente às noções de projeto, escolha, empenho, existência e ao saber como limite da projetabilidade, sendo essa possibilidade, nem garantida nem votada ao fracasso, a chave de abóbada, como lembrou Bobbio, de seu existencialismo aberto, não faltando mal-entendidos e recuperações forçadas, como as tentativas neotomistas de recuperar o conceito de possibilidade de A estrutura da existência e da Introdução ao existencialismo, que vão além da especificidade de seu pensamento. 47. A possibilidade liga-se, em todo o existencialismo positivo de Abbagnano, chamado pelos críticos estruturalista, ético, normativo, dinâmico, aberto e substancialista, à exigência irracionalista, ou antes indeterminista, à recusa motivada de todo necessitarismo, espiritualista, realista, idealista ou marxista, ao princípio da inobjetivabilidade e não substancialização do real, à atribuição a um critério ou categoria transcendental da função unificadora da realidade e ao caráter problematizador do ser possível em suas relações com o homem e o real, aproximações de validade e dignidade filosófica próprias não só na fase existencialista, mas também no percurso neoiluminista e metodológico, paralelo à releitura de Dewey nos ensaios de 1948 e 1951, e na fase de empirismo metodológico, estudada por Antonio Santucci em 1959 em Existencialismo e filosofia italiana, que, com o aporte da sociologia, constituem não a morte, mas a transfiguração, como diz Abbagnano, de sua filosofia existencial a partir de meados dos anos cinquenta. 48. A noção de possibilidade sustenta todo o itinerário especulativo de Abbagnano e lhe permite não pôr como termo final do movimento da estrutura da existência uma entidade transcendente ou uma certeza que sacie a busca do ser pelo existente, pois, se o problema é o modo de ser próprio da filosofia, toda existência é filosofia, já que a estrutura da existência implica a possibilidade de indeterminação que funda o problema, realizando a filosofia a forma de uma estrutura que inclui sua própria possibilidade, e o ser, pondo-se na filosofia como indeterminação, move-se a definir-se numa estrutura que inclui essencialmente a possibilidade da indeterminação e se constitui como existência, que é o ser do ser, a única estrutura, incluindo as ilimitadas possibilidades do ser em sua absoluta liberdade. 49. Posta a problematicidade e a indeterminação do ser, se um problema é em geral uma indeterminação do ser, o problema como forma estrutural da existência é a possibilidade indeterminada da indeterminação, a absoluta liberdade do ser como condição de qualquer possibilidade de determinação, e, se a possibilidade de uma determinação está ligada a todo problema enquanto situação de indeterminação, a possibilidade de pôr-se como possibilidade de determinação é a existência, e a possibilidade absolutamente livre da indeterminação em que ela consiste é a possibilidade transcendental. 50. Contra os resultados do existencialismo negativo, alemão ou francês, heideggeriano, jaspersiano ou sartriano, o existencialismo positivo de Abbagnano, segundo Uberto Scarpelli, concebe a estrutura da existência como possibilidade, pela qual o existente, buscando o ser, pode relacionar-se com ele, realizar-se e realizar, assumir uma tarefa, permanecer-lhe fiel e cumpri-la, sem nada garantido de fora ou assegurado de uma vez por todas, mas podendo empenhar-se e agir nos limites de sua situação, constituir-se como existência humana e estabelecer relações humanas com os outros, sendo o homem um ser pensante finito que não traz o destino do fracasso, mas a possibilidade e o dever de fundar sua individualidade transcendendo-se rumo ao ser. 51. No campo marxista, S. A. Efirov dissente, admitindo que tal possibilidade permite colaborar com os outros e salva da solidão, sendo norma, obrigação e essência do ser, cujo movimento, transcendente ao indivíduo e ao mesmo tempo sua natureza interior autêntica, realiza o eu autêntico e seu destino, mas julgando que o formalismo dessas posições torna a ideia fundamental do existencialismo positivo uma das fórmulas universais mais fracas e vazias do pensamento burguês, imperativo categórico ainda menos concreto que o kantiano, muito próximo, em conteúdo, do princípio do diálogo de Calogero. 52. Independentemente das observações de Efirov, o possível em Abbagnano é alheio a recuperações mais ou menos subterrâneas de necessidades metafísicas que sustentem escolhas garantidas e a improváveis remissões a cânones de fundação objetivos sem apoio experimental, exigência de experimentalidade dos critérios especificada em Filosofia religião ciência e em Existencialismo positivo e motivada epistemologicamente nos escritos científicos do fim dos anos quarenta até meados dos anos cinquenta, até a chamada transfiguração do existencialismo. 53. Segundo Enzo Paci, a existência humana caracteriza-se pelo risco, pela incerteza e pela problematicidade das infinitas vias aparentemente abertas, não garantidas de antemão como válidas, sendo a possibilidade infinita tão paralisante quanto o fatalismo e essa situação, marcada pela infinidade das vias possíveis, tipicamente negativa. 54. Para Abbagnano, abrem-se ao homem várias possibilidades entre as quais operar uma escolha possível, mas uma escolha não vale outra e elas não são equivalentes, sendo uma só a nossa escolha e a nossa possibilidade, que se torna nossa quando permite ainda, no futuro, escolher, e, segundo Paci, existir é encontrar-se diante de um campo de possibilidades, conceito que exclui tanto a necessidade absoluta quanto a liberdade absoluta, sendo autêntica a via que resolve o problema sem fechar a vida nem suprimir a possibilidade de outras escolhas, a via não dogmática que não só torna possível, mas aumenta e consolida a liberdade. 55. Em meados de 1955, a revista Nuovi Argomenti, dirigida por Alberto Moravia, abriu, como Primato em 1943, um debate sobre o existencialismo, com Abbagnano, Remo Cantoni e Armando Vedaldi, no qual Abbagnano afirmou que o existencialismo deveria romper com o espiritualismo, o idealismo e todo intimismo e insistir no caráter laico e mundano da investigação filosófica, isto é, nas condições naturais e histórico-sociais que lhe sugerem problemas e instrumentos de solução, e que, depois de ter sido grito de alarme para a civilização contemporânea num período de perigo real para seus valores, poderia formar nos homens o senso medido do risco, torná-los menos expostos às desilusões do fracasso e à exaltação do sucesso e dispô-los à busca de meios eficazes para resolver seus problemas, sem fabricar nem encorajar mitos, sem partilhar o mito da Ciência nem o da Anticiência, o da Técnica nem o da Antitécnica, compreendendo ciência e técnica em sua formação histórica e realidade atual, sem esconder os limites da ciência nem os perigos da técnica, mas sem admitir que aqueles fossem superados por um saber fictício ou supersticioso nem estes evitados pela condenação da técnica em nome dos valores do espírito, pois os perigos da ciência e da técnica, da bomba atômica à mecanização do homem, só se combatem com outras técnicas, técnicas de convivência humana, que os antigos chamavam sabedoria, cuja busca sempre foi tarefa da filosofia. 56. Se o existencialismo positivo é capaz dessa transfiguração e, como filosofia aberta e construtiva, pode acolher as solicitações do pragmatismo deweyano, do neopositivismo e do empirismo contemporâneo, resistem a liberdade como indeterminação e o possível como escolha nem garantida nem destinada ao fracasso, permitindo o diálogo, a colaboração, o respeito recíproco, a compreensão entre os homens e a leitura do grande livro, como dizia Abbagnano em 1951 em O existencialismo como filosofia do possível, cujas páginas nunca se cansará de ler e reler, pois nenhuma leitura será definitivamente verdadeira nem absolutamente falsa, mas apenas uma leitura a ser posta à prova por leitura ulterior que poderá desmenti-la, confirmá-la ou modificá-la, sendo o grande livro a realidade, o mundo ou o ser, e suas páginas nós mesmos, as outras pessoas, as coisas que nos cercam, os bens que queremos obter, os ideais e valores em que cremos. 57. Cada um tem sua margem de escolha, de leitura e de possibilidades indecisas, sendo livre, segundo Abbagnano, de uma liberdade sui generis, limitada, condicionada e entravada, que não permite ser e fazer tudo indiferentemente, mas exige dar-se conta das possibilidades reais, nenhuma segura de antemão, mas algumas mais confiáveis, consistindo a liberdade em escolher entre elas do modo que se julga melhor, seguir fielmente as escolhas e só abandoná-las quando o engano é evidente, devendo a leitura e releitura do livro continuar. 58. Com a dor da carne, a pena das misérias humanas, o desespero dos fracos e oprimidos e a subversão das regras mais comuns da convivência formal e civil, cabe perguntar se, mais de trinta e cinco anos depois das palavras de Abbagnano, não há necessidade de retornar ao grande livro do ser, da realidade e do mundo a que pertencemos, e se não é o caso de empenhar-se todos na recuperação das regras formais essenciais da convivência e da responsabilidade individual, num momento de confusão como o atual, recuperação que permitiria reatar os fios da confiança em si e nos outros sem recorrer a gurus, previsões astrológicas, adivinhação e prestidigitação da realidade com que se deve lidar hoje, amanhã e depois. {{tag>Abbagnano existência existencialismo}}