obra:ga54:1
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| obra:ga54:1 [26/06/2026 17:20] – created - external edit 127.0.0.1 | obra:ga54:1 [06/09/2026 20:12] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== §1 ====== | ||
| + | **1. A deusa “Verdade”. Parmênides, | ||
| + | * a) O conhecimento comum e o saber essencial. A recusa ao familiar do “poema didático” pela atenção à pretensão do início. | ||
| + | * Parmênides e Heráclito, contemporâneos entre 540 e 460 a.C., são os dois pensadores que, em uma única pertença, estão no início do pensamento ocidental pensando o Verdadeiro, o que significa experimentar o Verdadeiro em sua essência e, nessa experiência essencial, saber a verdade do Verdadeiro. | ||
| + | * Passaram-se dois mil e quinhentos anos desde o início do pensamento ocidental, mas o que foi pensado por esses dois pensadores nunca é afetado pela passagem do tempo, não porque esteja preservado em um local atemporal como o “eterno”, | ||
| + | * O Inicial não está em um passado remoto, mas jaz diante do que está por vir, e por isso se faz presente como um presente especial a uma época; o início é o que, na história essencial, vem por último, embora para um pensar que só conhece a forma do cálculo, a afirmação “o início é o último” pareça um contrassenso. | ||
| + | * No começo, o início aparece em um encobrimento peculiar, dando a impressão de ser algo imperfeito, inacabado e grosseiro, chamado de “primitivo”, | ||
| + | * A distinção desses três pensadores como os primeiros-iniciais diante de todos os outros parece arbitrária, | ||
| + | * No decorrer das épocas da história ocidental, o pensamento subsequente se distancia de seu começo não apenas na sucessão temporal, mas, sobretudo, no que é pensado, afastando-se de seu início, de modo que as gerações seguintes se tornam cada vez mais estranhas ao pensamento inicial, até que a distância é tão grande que surge a dúvida se uma época posterior ainda seria capaz de repensar os pensamentos mais antigos. | ||
| + | * A essa dúvida se acrescenta a de se tal empreendimento, | ||
| + | * A intenção de ainda hoje repensar o pensamento de Parmênides e Heráclito permanece cercada por múltiplas dúvidas e objeções, mas, mesmo que se tentasse enfrentá-las, | ||
| + | * As palavras de Parmênides têm a forma linguística de versos, dando-se como um “poema”, | ||
| + | * Talvez, porém, não se trate nem de um “poema” no sentido de “poesia” nem de um “ensinamento”, | ||
| + | * Para reconhecer o que é dito e pensado nas palavras de Parmênides, | ||
| + | * Pensar é a atenção ao essencial, e nela consiste o saber essencial; o que comumente se chama “saber” é o conhecimento de uma coisa e de suas circunstâncias, | ||
| + | * De tipo totalmente diverso é o saber essencial, que visa o que o ente é em seu fundamento – o Ser –, e não domina o que deve ser sabido, mas é por isso interpelado; | ||
| + | * Somente quando essa pretensão do Ser, e não algum objeto da multiplicidade do ente, nos interpelar na palavra de Parmênides, | ||
| + | * Os fragmentos individuais são numerados com algarismos romanos, e se começa, como pode parecer arbitrário, | ||
| + | * 22 E a deusa me acolheu com ânimo favorável, e com a mão direita pegou minha mão direita; e assim falou a palavra e me dirigiu a palavra: “Ó homem, companheiro de condutores imortais, 25 com os cavalos que te conduzem, chegando à nossa casa. Salve (te seja)! Pois não te enviou uma sorte adversa para empreender este caminho – pois ele está, na verdade, afastado dos homens, fora do caminho (trilhado) deles –, mas sim a norma e o direito. A necessidade, | ||
| + | * O pensador Parmênides narra que uma deusa o saúda, após ele ter chegado à sua casa em sua viagem; ao cumprimento, | ||
| + | * Quem é a deusa? A resposta, antecipada, é dada apenas pelo todo do “poema didático”: | ||
| + | * Quando, porém, Parmênides chama a deusa de “Verdade”, | ||
| + | * No entanto, mesmo que esse pensar de Parmênides esteja, por uma razão ainda oculta, em relação com a deusa “Verdade”, | ||
| + | * Talvez o pensador Parmênides queira, por meio de um procedimento semelhante, dar mais plenitude e cor aos seus pensamentos, | ||
| + | * Essa tomada de posição, mencionada aqui brevemente e corrente em várias dissertações, | ||
| + | * Supondo, porém, que o pensar de Parmênides e Heráclito seja de tipo essencialmente diverso, então exige-se de nós uma recusa ao familiar que já não tem nada a ver com a mera refutação de eruditas interpretações equivocadas dos dois pensadores; essa recusa ao familiar atinge a nós mesmos, e nos atinge sempre de novo e cada vez mais decididamente, | ||
| + | * **Repetição** | ||
| + | * 1) Começo e início. O pensar comum e o pensar começado pelo início. O recuar diante do Ser. O pouco textual do simples. Indicação sobre o “traduzir”. | ||
| + | * Tenta-se repensar o pensar dos dois pensadores, Parmênides e Heráclito, que, historicamente, | ||
| + | * O “começo” diz respeito ao surgimento e aparecimento do pensar, enquanto com “início” se quer dizer outra coisa: o que, nesse pensar inicial, é a ser pensado e foi pensado, deixando-se ainda no escuro de qual essência é esse pensado; supondo que o pensar dos pensadores se distinga do conhecimento das “ciências” e de todo tipo de conhecimentos práticos em todos os aspectos, então a relação do pensar com o seu pensado é também essencialmente diversa da relação do pensar “técnico-prático” e “moral-prático” comum com o que ele pensa. | ||
| + | * O pensar comum, seja científico, | ||
| + | * Anaximandro, | ||
| + | * O início não é algo por graça desses pensadores, com o qual procedem de tal ou tal modo, mas inversamente: | ||
| + | * Já é uma representação equivocada falar da “obra” desses pensadores, mas se, por necessidade e por um momento, se fala assim, é preciso notar que sua “obra”, mesmo que nos fosse totalmente preservada, é de “extensão” muito pequena em relação à “obra” de Platão e Aristóteles, | ||
| + | * A peculiar situação de carência de que o pensador moderno precisa de um livro de 400 ou mais páginas para dizer algo do que tem que dizer é o signo infalível de que o pensar moderno está fora do âmbito do pensar inicial, e lembram-se a “Crítica da Razão Pura” de Kant e a “Fenomenologia do Espírito” de Hegel; em tais signos reconhece-se que o mundo, há muito tempo, já está fora dos eixos e o homem se desviou, mas é preciso notar também que o livro fundamental da filosofia moderna, as “Meditationes de prima philosophia” de Descartes, tem pouco mais de 100 páginas, e que tratados decisivos de Leibniz ocupam apenas algumas páginas de cartas, fatos que, aparentemente exteriores, indicam que nesses tratados, também muito concentrados e simples em sua estrutura interna, ocorre uma transformação do pensar que, embora não atinja o início, ainda se aproxima uma vez de seu círculo. | ||
| + | * Porque há muito tempo se está forçado a obter conhecimentos por seleção, devido ao excesso de falatório e de escrita, perdeu-se a capacidade de ouvir o pouco do simples que a palavra dos pensadores iniciais diz; a dificuldade de compreensão e a razão da laboriosidade do repensar não está na suposta dificuldade dos “textos”, | ||
| + | * Emprega-se, portanto, todo esforço em, ao menos uma vez, tornar-se atento à palavra dos pensadores iniciais, começando com uma indicação sobre a palavra de Parmênides, | ||
| + | * A língua alemã é familiar, mas a tradução e o conhecimento dela não garantem de modo algum a compreensão das palavras do pensador, razão pela qual se anotou expressamente na primeira hora: “A tradução anexa já contém a interpretação do texto; esta interpretação, | ||
| + | * Quando, por exemplo, na tradução aparece a palavra “caminho” ou a palavra “coração”, | ||
| + | * A tradução é: 22 E a deusa me acolheu com ânimo favorável, e com a mão direita pegou minha mão direita; e assim falou a palavra e me dirigiu a palavra: “Ó homem, companheiro de condutores imortais, 25 com os cavalos que te conduzem, chegando à nossa casa. Salve (te seja)! Pois não te enviou uma sorte adversa para empreender este caminho – pois ele está, na verdade, afastado dos homens, fora do caminho (trilhado) deles –, mas sim a norma e o direito. A necessidade, | ||
| + | * Parmênides narra sobre uma deusa; o aparecimento de um “ser divino” no encadeamento de pensamentos de um pensador causa estranheza, em primeiro lugar, porque um pensador não tem que anunciar a mensagem de uma revelação divina, mas sim dizer ele mesmo o que foi por ele mesmo perguntado, e mesmo onde os pensadores pensam sobre “o divino”, como em toda “metafísica”, | ||
| + | * b) Duas instruções da palavra traduzida aletheia. O caráter conflituoso da Inverdade. Esclarecimento provisório da essência da aletheia e da Verbergung. O traduzir e o transpor. | ||
| + | * Quando se ouve, de início e indeterminadamente, | ||
| + | * Se se pergunta a si mesmo, colocando-se de cabeça para baixo, o que se pensa quando se usa a palavra “verdade”, | ||
| + | * No entanto, quão rara e quão pequena é a compreensão do homem sobre a essência do Verdadeiro, isto é, sobre a verdade; mas mesmo que se estivesse na feliz condição de conhecer a essência da verdade, isso ainda não daria a garantia de que se seria capaz de repensar o que, no pensar inicial dos gregos, foi experimentado como a essência da verdade, pois não apenas a essência da verdade, mas a essência de tudo o que é essencial tem sempre sua própria riqueza, da qual uma época histórica só pode extrair uma pequena parte como sua porção. | ||
| + | * Se se antecipa, sem prova, que a deusa Aletheia no “poema didático” de Parmênides não aparece apenas para fins de ornamento “poético”, | ||
| + | * Todo esforço para pensar a a-letheia, mesmo que de longe e de algum modo adequado, é vão enquanto não se ousar uma tentativa de pensar a lethe, para a qual, presumivelmente, | ||
| + | * Quando se substitui meramente o grego aletheia pelo alemão “Inverdade”, | ||
| + | * O que é nomeado com “Inverdade”, | ||
| + | * Toda tentativa de uma tradução “literal” de tais palavras fundamentais como “verdade”, | ||
| + | * Falar e dizer é em si mesmo uma tradução, cuja essência de modo algum pode consistir em que a palavra traduzida e a palavra traduzinte pertençam a línguas diferentes; em toda conversa e monólogo interior vigora uma tradução originária, | ||
| + | * A poesia de um poeta, o tratado de um pensador está em sua própria, única e singular palavra, e obriga a ouvir essa palavra sempre de novo como se a ouvissem pela primeira vez; essas primícias da palavra nos transportam sempre para uma nova margem; a chamada tradução e circunlocução sempre segue apenas a tradução de toda a nossa essência para o âmbito de uma verdade transformada; | ||
| + | * Ao contrário, a tradução da própria língua para a sua palavra mais própria permanece sempre a mais difícil; assim, por exemplo, a tradução da palavra de um pensador alemão para a língua alemã é particularmente difícil porque aqui se mantém a obstinada opinião prévia de que se compreende a palavra alemã por si mesma, pois pertence à própria língua, enquanto que, ao traduzir a palavra grega, seria necessário primeiro aprender a língua estrangeira; | ||
| + | * Para que se chegue à capacidade de se transportar para o âmbito da palavra grega aletheia e, assim, passar a dizer essa palavra pensantemente, | ||
| + | * No entanto, a instrução nos dá agora, para o encobrimento e para o ocultar, um âmbito de experiência mais claro; de alguma forma, conhecemos algo como ocultar e encobrimento, | ||
| + | * Em segundo lugar, a palavra “Inverdade” indica que ao que os gregos experimentam como a essência da verdade pertence algo como uma suspensão e eliminação do encobrimento; | ||
| + | * Dessa multiplicidade de significado do prefixo “In-”, percebe-se facilmente que, já segundo esse aspecto, a In-verdade é difícil de determinar; e, no entanto, é precisamente aqui que se destaca um traço fundamental da essência da In-verdade, que se deve considerar propriamente para experimentar a essência inicial grega da “verdade”; | ||
| + | * **Repetição** | ||
| + | * 2) A questão sobre o nome da deusa e sua tradução. A essência da verdade que se opõe ao encobrimento das duas primeiras instruções. A In-verdade e a Inverdade. | ||
| + | * A parte que se elucida em primeiro lugar pertence ao Fragmento I e começa no verso 22: kai me thea prophron hupedexato... – “E a deusa me acolheu com ânimo favorável...”; | ||
| + | * Com esse propósito, pergunta-se: | ||
| + | * Também não se “ocupa” com “palavras”; | ||
| + | * A palavra tomada literalmente deve ser ouvida de tal modo que se escute as instruções que apontam para a palavra; nessa escuta, o perceber obedece então ao que a palavra diz; ele exerce a atenção; torna-se um pensar; tenta-se agora seguir as instruções que a palavra literal “Inverdade” dá, para que assim se chegue à capacidade de ouvir mais claramente a palavra grega aletheia e, assim, pressentir algo da essência da “verdade” experimentada gregamente. | ||
| + | * A palavra “Inverdade” dá uma instrução quádrupla; as duas primeiras instruções podem ser indicadas e fixadas pela diferente acentuação da palavra “Inverdade”: | ||
| + | * Antes, porém, que se chegue a isso, a palavra grega aletheia já adquiriu para nós, por meio da tradução “Inverdade”, | ||
| + | * O segundo aspecto para o qual a palavra traduzida In-verdade remete é o fato marcante de que os gregos, na essência da verdade, pensam algo como a suspensão, a eliminação e a aniquilação do encobrimento; | ||
| + | |||
| + | {{tag> | ||
