husserliana:schnell:realidade:start
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| husserliana:schnell:realidade:start [29/06/2026 16:21] – created - external edit 127.0.0.1 | husserliana:schnell:realidade:start [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== REALIDADE ====== | ||
| + | //SCHNELL, Alexander. Wirklichkeitsbilder. Tübingen: Mohr Siebeck, 2015.// | ||
| + | **Sentido e Gênese** | ||
| + | |||
| + | * Os recursos da fenomenologia ainda estão longe de estar esgotados, e a dimensão transcendental e o potencial " | ||
| + | * O conceito de " | ||
| + | * Steinbock trata a perspectiva " | ||
| + | * Aqui, " | ||
| + | * A dimensão " | ||
| + | * O sentido da " | ||
| + | * A imaginação, | ||
| + | * A diferença fundamental entre " | ||
| + | * A investigação não se detém no nível da mera " | ||
| + | * Enquanto o transcendentalismo kantiano reivindicava mostrar a íntima co-pertença de subjetividade e fenomenalidade -- do que a fenomenologia husserliana ainda se alimenta --, a contribuição decisiva da "Nova Fenomenologia" | ||
| + | * O esboço de sentido se realiza num " | ||
| + | * O sentido " | ||
| + | * O sentido "se forma" sempre já -- o que coloca a questão de se lhe pode atribuir uma " | ||
| + | * A referência ao " | ||
| + | * No início dos anos 2000, a imaginação foi redescoberta pelos fenomenólogos, | ||
| + | * A obra de referência é Phénoménologie en esquisses, de Marc Richir, que destacou de forma precisa a importância de uma fenomenologia da imaginação e da fantasia para uma refundação da fenomenologia transcendental. | ||
| + | * Richir mostrou que os " | ||
| + | * Também são relevantes os livros de John Sallis Force of Imagination. The Sense of the Elemental (2000) e Logic of Imagination: | ||
| + | * Esta abordagem é aqui ampliada e aprofundada de modo a evidenciar a dimensão autorreflexiva da imaginação em seu poder " | ||
| + | * Por um lado, radicaliza-se o papel da fantasia na constituição da " | ||
| + | * Assim, reconhece-se ao campo transcendental da fenomenalização -- " | ||
| + | * A compreensão husserliana do " | ||
| + | * Os meios da intuição e da evidência não são ilimitados, e o campo do transcendental não se reduz ao dado em evidência intuitiva. | ||
| + | * O campo do transcendental se estende ao que se abre graças a procedimentos construtivos e genéticos -- " | ||
| + | * Processos " | ||
| + | * A " | ||
| + | |||
| + | **Sentido e Gênese** | ||
| + | |||
| + | * Para precisar melhor a abordagem, apresentam-se dois projetos fenomenológicos da fenomenologia francesa contemporânea -- os " | ||
| + | * Nos dois primeiros livros -- L' | ||
| + | * Para Romano, a única " | ||
| + | * Essa é sua tese anti-transcendentalista: | ||
| + | * Romano sublinha que certas regularidades que determinam as estruturas da experiência são necessárias em sentido forte, não sendo meras abstrações de natureza conceitual ou linguística, | ||
| + | * Romano recorre a Husserl e ao seu conceito de " | ||
| + | * O ponto crucial da crítica não tange à questão da natureza e do status do a priori kantiano, se ele seria radicalmente " | ||
| + | * Romano rejeita a " | ||
| + | * A solução oferecida é discutível: | ||
| + | * Um segundo ponto importante do " | ||
| + | * O problema é que a intencionalidade permite, por um lado, a abertura relacional às próprias coisas (e não a representações mentais intermediárias enigmáticas), | ||
| + | * A fenomenologia de Husserl misturaria motivos " | ||
| + | * Romano propõe abandonar a concepção da objetividade perceptiva dada por escorços, sem abandonar a distinção entre o que aparece e seus modos de aparecer, identificando esses modos com os próprios objetos enquanto estão "em relação conosco" | ||
| + | * Outro aspecto da " | ||
| + | * Husserl concluiria, a partir da constatação de que às vezes nos enganamos em nossas percepções, | ||
| + | * Romano inverte o argumento: o fato de que existem erros locais e singulares não coloca em dúvida a doação absoluta do mundo, mas a pressupõe (eis o " | ||
| + | * A resposta é questionável: | ||
| + | * Romano estabelece uma conexão entre seu " | ||
| + | * A " | ||
| + | * Para Romano, a coesão constitui a característica fenomenológica (e ontológica) fundamental do "a priori material", | ||
| + | * Subsiste a questão de como compreender essa " | ||
| + | * Quanto ao caráter necessário do "a priori material", | ||
| + | * Hume reivindicou que os conhecimentos matemáticos são independentes de qualquer fato mundano e de qualquer experiência a esse respeito; Romano sustenta que o a priori material husserliano é da mesma natureza: independente da experiência. | ||
| + | * Isso vale não apenas para a matemática e a lógica, mas também para certas esferas da própria experiência -- o que, contudo, apenas afirma o fato do a priori material, sem justificar sua possibilidade. Uma factualidade é apresentada como necessidade, | ||
| + | * Romano restringe a independência em relação à experiência num ponto concernente à finitude humana: o a priori material vale apenas para nossa própria " | ||
| + | * Romano também rejeita a " | ||
| + | * O realismo de Jocelyn Benoist é mais radical que o de Romano -- e talvez mais coerente --, a ponto de se questionar se o autor dos Éléments de philosophie réaliste (2011) pode ainda ser incluído na tradição fenomenológica -- questão que ele mesmo levanta. | ||
| + | * O realismo de Benoist parte de uma questionação radical da fenomenologia que concerne tanto ao conceito de " | ||
| + | * Benoist rejeita radicalmente a fala de " | ||
| + | * Isso leva a que o conceito de " | ||
| + | * Benoist adota o ponto de vista de Wittgenstein: | ||
| + | * Benoist critica a fenomenologia idealista em quatro pontos: seu " | ||
| + | * 1. Toda " | ||
| + | * 2. Para Benoist, a percepção -- tomada por Husserl como paradigma de toda constituição de objetos e questionada pelos fenomenólogos da terceira geração -- é em certa medida não problemática, | ||
| + | * 3. Ser " | ||
| + | * 4. O último aspecto do idealismo consiste em dar à " | ||
| + | |||
| + | **Sentido e Gênese** | ||
| + | |||
| + | * O que uma fenomenologia " | ||
| + | * Romano tem razão em apontar que a dimensão necessária do discurso fenomenológico deve ser interrogada quanto a sua solidez. Mas quando ele reconhece a dimensão racional no coração da experiência como a tese fenomenológica fundamental por excelência, | ||
| + | * A intenção fundamental da fenomenologia generativa é apreender a realidade aquém de toda fixação no nível dos " | ||
| + | * Se o problema da necessidade permanece um problema fundamental na filosofia contemporânea em geral e na fenomenologia em particular, ele deve ser radicalizado e situado na perspectiva genética (realizando a " | ||
| + | * Para Benoist, a dimensão problemática da fenomenologia consiste primeiramente em colocar a questão do acesso no centro de suas investigações -- mas devem-se distinguir duas perspectivas: | ||
| + | * Benoist considera a primeira "tão supérflua quanto confusa", | ||
| + | * A questão da " | ||
| + | * Duas questões finais se colocam: é sustentável a concepção de que todos os nossos conceitos se fundam na percepção? | ||
| + | * Ademais, o " | ||
| + | * A perspectiva aqui defendida não visa fundar o real dado em construções especulativas -- Husserl já havia rejeitado qualquer pretensão de realizar uma construção "de cima" --, mas interrogar a " | ||
| + | * Nos esboços apresentados, | ||
| + | * As orientações fundamentais da fenomenologia generativa: 1. explicar a possibilidade (e a necessidade) de legitimar a necessidade sem cair no subjetivismo; | ||
| + | * Deve-se estabelecer a conexão fundamental e unitária entre o fato de que toda concretude não pode ser simplesmente pressuposta, | ||
| + | * Estas reflexões se ligam a esforços anteriores de questionar a remissão recíproca não apenas de " | ||
| + | * A refundação da fenomenologia aqui empreendida parte da constatação de um duplo fracasso (ao menos aparente). | ||
| + | * O primeiro resulta da crença de que se pode dar conta do conteúdo " | ||
| + | * O segundo consiste no extremo oposto: crer que a " | ||
| + | * O projeto aqui esboçado -- que parece rejeitar tanto toda análise " | ||
| + | * Voltar-se a um plano "entre o método e a coisa" não significa reavivar uma perspectiva dialética (hegeliana) diante de dificuldades metodológicas na separação entre " | ||
| + | * A peculiaridade da " | ||
| + | * Esse plano " | ||
| + | * A primeira ambiguidade -- que ressoa em Heidegger (nas preleções sobre Hölderlin), | ||
| + | * A justificação da ideia de uma " | ||
| + | * Para Kant, a ideia de uma " | ||
| + | * Na história da filosofia transcendental, | ||
| + | * A intuição intelectual não designa, em Fichte, um entendimento " | ||
| + | * Para justificar a meta de " | ||
| + | * Para Heidegger, a resposta residia no sentido de ser daquele que coloca a questão: se o Dasein busca evidenciar o que torna o conhecimento possível, é porque ele mesmo é poder-ser (projeto). A estrutura da legitimação do conhecimento está fundada na estrutura ontológica do Dasein. | ||
| + | * Tal ancoragem não parece sustentável por dois motivos: por um lado, o " | ||
| + | * Duas das mais poderosas elaborações da fenomenologia pós-heideggeriana -- a de Emmanuel Levinas após Totalidade e Infinito e a refundação da fenomenologia em Marc Richir -- aparentemente abandonam a perspectiva " | ||
| + | * Em Além da Essência ou Diferente do Ser, a " | ||
| + | * Richir questiona o horizonte metafísico da fundação, levando a uma " | ||
| + | * O potencial de uma " | ||
| + | * Husserl havia tomado o conceito de Fink; Fink o devia a Heidegger e tentou integrá-lo ao método fenomenológico; | ||
| + | * A abordagem a ser desenvolvida -- de uma " | ||
| + | * Um dos aspectos decisivos desse " | ||
| + | * Essa dupla " | ||
| + | * O próprio conceito de sentido remete a uma dimensão de transcendência: | ||
| + | * A " | ||
| + | * A atividade formadora da imaginação é aqui sempre considerada através do prisma de sua própria obra e ação -- enquanto produz imagens cuja função transcendental (ou generativa) deve ser evidenciada. Essa atividade formadora foi reconhecida por Heidegger num texto tardio de orientação decisiva: | ||
| + | * " | ||
| + | * Um terceiro sentido da imagem -- propriamente reflexivo, se não mesmo reflexível (além da " | ||
| + | * Tornar-se-á patente que não apenas num projeto de " | ||
| + | * A razão pela qual este trabalho faz referência relativamente significativa aos fundadores da fenomenologia reside em que esse procedimento -- que remonta a Hegel e constitui, ao ver do autor, uma das características principais do pensamento " | ||
| + | * Isso explica por que, desde Hegel, " | ||
| + | * Nesse duplo sentido, a generatividade é também " | ||
