husserliana:richir:deuses:estado
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| husserliana:richir:deuses:estado [04/07/2026 05:00] – created - external edit 127.0.0.1 | husserliana:richir:deuses:estado [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== Entrada dos Deuses ====== | ||
| + | //Marc Richir. La naissance des dieux. Paris: Hachette, 1995.// | ||
| + | |||
| + | **A entrada dos deuses** | ||
| + | * um exame atento dos materiais antropológicos disponíveis revela uma correlação perturbadora entre o surgimento dos deuses no pensamento humano e a instituição do Estado, isto é, do rei ou déspota exercendo poder coercitivo sobre a sociedade | ||
| + | * essa instituição não é natural, sendo a figura régia afetada por instabilidade incontrolável entre o governo sábio e justo e a tirania arbitrária destrutiva da sociedade | ||
| + | * o poder coercitivo é sempre carregado de ameaças, sempre mais ou menos coextensivo a uma catástrofe simbólica que supostamente deveria conter, havendo sempre já nele o afastamento entre a instituição e a fundação, ambas necessariamente simbólicas | ||
| + | * a instituição de um poder de um déspota sobre os demais homens, com o escândalo da servidão voluntária, | ||
| + | * para isso, o pensamento recorre, seja mitológico ou filosófico, | ||
| + | * sendo a única sociedade política concebível nessa instituição simbólica a sociedade governada por um rei, a sociedade de antes da sociedade é uma " | ||
| + | * essa representação, | ||
| + | * esse tipo de representação muito exclusivo foi recentemente posto em questão em profundidade pelos trabalhos de Pierre Clastres sobre as sociedades ameríndias como sociedades contra o Estado, onde toda irrupção de um poder coercitivo é contida por um sistema complexo de trocas simbólicas capazes de neutralizar a emancipação da chefia indígena em relação à sociedade | ||
| + | * relacionando esses trabalhos com os de Lévi-Strauss sobre os mitos ameríndios, | ||
| + | * conforme demonstrou Lévi-Strauss, | ||
| + | * é por um efeito de ótica etnocêntrico que certos personagens de mitos podem ser assimilados a " | ||
| + | * quanto à questão de saber se os " | ||
| + | * a grande força da demonstração de Pierre Clastres consistiu em mostrar que, ao contrário da representação comum aos colonizadores, | ||
| + | * sem supor que tenha havido uma Idade de Ouro comum a toda a humanidade antes da irrupção do déspota — o que seria projetar mais sutilmente a representação de um " | ||
| + | * há fortes presunções, | ||
| + | * nesse contexto, a mitologia, que já é muito mais que um corpus de mitos, é coextensiva ao surgimento dos deuses e, como indicado, ao surgimento do Estado, conduzindo a pensar que a questão central da mitologia é a questão teológico-política, | ||
| + | * será preciso dar conta disso numa espécie de fenomenologia da instituição despótica, que desembocará num esboço de fenomenologia da religião | ||
| + | * o pensamento mitológico se vê confrontado à tarefa de elaborar a fundação global de toda a sociedade, isto é, também da realeza, nos termos que lhe fornece sua instituição simbólica, o que significa que a mitologia será primeiramente, | ||
| + | * é precisamente nessa gênese que os deuses vêm desempenhar papel essencial, entrando em cena | ||
| + | * não se deve ser vítima da ilusão que podem dar os grandes relatos mitológicos eruditos de fundação, tais como se apresentam por escrito na Mesopotâmia ou na Grécia, na Teogonia de Hesíodo, onde aquilo que se chama "o Estado antes do Estado" | ||
| + | * trata-se manifestamente de uma " | ||
| + | * o caso grego mostra tratar-se de um trabalho " | ||
| + | * em primeira aproximação, | ||
| + | * a isso é preciso ainda acrescentar um ponto da mais alta importância: | ||
| + | * trata-se, através da legitimação da linhagem real, de elaborar simbolicamente as regras de parentesco e as relações entre os sexos, algo que se regula progressivamente, | ||
| + | * o protótipo das relações legítimas de parentesco será fornecido, nesse sistema, pela hereditariedade genealógica do poder, no seio de uma continuidade fundada em gerações divinas, sendo os primeiros reis legítimos tidos como descendentes do rei dos deuses | ||
| + | * o que é próprio também à fundação mitológica não é apenas a legitimidade teológico-política do poder, mas a legitimidade de sua transmissão genealógica: | ||
| + | * isso não vai sem colocar ao pensamento questões bastante temíveis, na realidade jamais verdadeiramente resolvidas: é preciso deter-se em algum ponto em deuses para começar a genealogia e dar início à fundação, mas, se a teogonia é cosmogonia e fundação política, é preciso extrair, por sua vez, o sentido do poder supremo a partir do emaranhado dessas genealogias a partir de deuses | ||
| + | * há assim, nesse sentido, no pensamento mitológico, | ||
| + | * a fundação, a elaboração simbólica da legitimidade do Estado, logo do déspota, decididamente não é assunto simples, pois implica uma transformação coerente cujo relato deve articular os termos e as peripécias | ||
| + | * se o pensamento mitológico é a elaboração, | ||
| + | * não será possível responder a essa questão estudando os grandes relatos mitológicos canônicos, da Mesopotâmia ou da Grécia, mas sim, na medida do possível, apreendendo ao vivo a elaboração simbólica da fundação do Estado, estudando aquilo que se convencionou chamar " | ||
| + | * para isso, o caso grego é inteiramente exemplar, pois, apesar de imensas lacunas, a documentação é abundante e também próxima de nós | ||
| + | |||
| + | {{tag> | ||
