husserliana:patocka:heretico:ensaio3
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| husserliana:patocka:heretico:ensaio3 [03/07/2026 21:11] – created - external edit 127.0.0.1 | husserliana:patocka:heretico:ensaio3 [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== Terceiro Ensaio ====== | ||
| + | //PATOCKA, J. Essais hérétiques sur la philosophie de l’histoire. Erika Abrams. nouvelle éd. revue ed. Lagrasse: Verdier, 1999// | ||
| + | **Terceiro Ensaio: A História Tem Sentido?** | ||
| + | |||
| + | * fala-se com frequência do sentido de acontecimentos humanos particulares, | ||
| + | * o conceito de sentido compartilha essa obviedade aparente com todos os conceitos básicos tão comuns que sua natureza resiste ao modo ordinário de definição das regras da lógica tradicional, | ||
| + | * a tentativa de análise do sentido parte da relação entre os conceitos de sentido e de significância (referência); | ||
| + | * isso mostra que mesmo a lógica poderia bem usar distinção entre os dois termos, ligando-se o sentido mais estreitamente ao modo como se concebe algo e a significância a conotações mais objetivas | ||
| + | * por outro lado, parece que, exceto na lógica, tende-se a restringir a significância à região do logos enquanto o sentido sugere algo mais real, pertinente por exemplo a sentimentos e ações; fala-se se o sofrimento tem sentido — e não significância —, ou do sentido de uma ação particular, como o silêncio dos estadistas alemães sobre seus objetivos de guerra durante a primeira guerra mundial | ||
| + | * o sentido é o que permite compreender que tais objetivos tinham de ser ocultados; disso decorre a significância como consequência do sentido assim entendido, o que justifica a definição heideggeriana de sentido como aquilo que torna algo inteligível | ||
| + | * essa inteligibilidade material inclui a motivação de um ato mas também aquele pano de fundo mais profundo do viver e agir presente quando se fala do sentido do sofrimento, do sentido da angústia, do sentido da corporeidade; | ||
| + | * a motivação de um ato coloca a questão da relação entre sentido e finalidade; fundamentalmente, | ||
| + | * assim é claro que toda ação finalística é dotada de sentido, mas nem todo sentido é finalístico ou fundado num propósito, sendo o propósito uma conexão causal que se torna significativa ao ser incorporada ao contexto significativo dos motivos e atos humanos | ||
| + | * uma ação pode ser finalística e ainda assim perder seu sentido original: a ciência moderna, com seu objetivismo inaliviado, parece ter perdido seu sentido interno e só se legitima por propósitos externos derivados de suas possíveis aplicações | ||
| + | * inversamente, | ||
| + | * derivar o sentido do propósito e da finalidade significa subordinar o sentido à categoria da causalidade, | ||
| + | * isso traz de volta a questão da relação entre sentido e valor: valores como verdade, bondade e beleza não são em si propósitos e metas, embora sua realização certamente possa se tornar meta e propósito da ação humana | ||
| + | * basicamente, | ||
| + | * assim é com toda a infinita variedade de valores que constantemente se dirigem a nós, atraem e repelem, e que " | ||
| + | * o valor é nada mais que a significatividade do que existe formulada como se se falasse de algo autônomo, como se se tratasse de alguma " | ||
| + | * nesse contexto, o conceito de valor é importante em virtude de aspecto específico — aquilo que se apresenta como algo autônomo, como ente positivo que é o que é sob todas as circunstâncias; | ||
| + | * nesse sentido, o que existe pode ser problemático, | ||
| + | * a significatividade do que existe permanece intacta enquanto os próprios valores permanecem assim não problemáticos — sejam concebidos, como em Platão, como aquilo que confere sentido ao que existe, sejam fluindo da perfeição de Deus Criador, como na teologia cristã influenciada pelo neoplatonismo | ||
| + | * enquanto o valor é entendido como fonte eterna de significatividade, | ||
| + | * a fraqueza aqui está na necessidade de recorrer a conceitos metafísicos, | ||
| + | * é diferente se se leva a sério a experiência da perda de sentido, que inegavelmente ocorre em nossa vida: essa experiência indica não apenas nossa inadequação, | ||
| + | * as coisas não têm sentido para si mesmas; antes, seu sentido requer que alguém "tenha um senso" para elas, de modo que o sentido não está originalmente alojado no que existe mas naquela abertura, naquela compreensão para elas — compreensão que é processo, movimento não diferente do movimento no núcleo de nossa vida | ||
| + | * certamente as coisas são belas e verdadeiras em si mesmas, mas não para si mesmas: somente nós temos a possibilidade de trazê-las a relação com seu próprio sentido, porque somos de tal modo que nossa própria vida pode tornar-se significativa para nós mesmos, ao passo que as coisas não são dotadas dessa relação consigo mesmas | ||
| + | * se assim é, não seríamos nós mesmos que conferimos sentido às coisas? não seria nossa relação com elas, mediada por nossa própria relação conosco mesmos, uma questão de " | ||
| + | * se estivermos fechados, de modo que as coisas "não significam nada para nós", não seria então que a doação de sentido emudece e o mundo manifesta um nada de sentido? e se essa experiência for ao mesmo tempo a abertura fundamental para a totalidade de nossas vidas, para a liberdade de nossa própria existência, | ||
| + | * ainda assim, a ideia de que criamos o sentido, de modo que a ausência ou presença de sentido no que existe estaria em nosso poder, vai de encontro à ideia fenomenicamente fundada de uma abertura para o que existe e seu sentido | ||
| + | * a doação de sentido às coisas não é função de nossa vontade e capricho; não está em nosso poder impedir que as coisas apareçam sem sentido em certas circunstâncias nem, de mãos dadas com isso, impedir que o sentido nos fale a partir das coisas se estivermos abertos a ele | ||
| + | * somos, porém, tão abertos ao significativo quanto ao insignificante, | ||
| + | * cabem aqui alguns comentários sobre a relação entre os conceitos de sentido e de ser: há extensa analogia e também profunda diferença entre os dois | ||
| + | * assim como o sentido, também o ser tem o traço de pertencer, por um lado, a entes que por sua própria natureza só são possíveis em relação a ele e, por outro, a entes que, também por sua natureza, são independentes dessa relação | ||
| + | * assim como são os seres primordialmente relacionados a seu próprio ser que trazem as coisas que meramente são a uma relação com seu ser, entendendo-as como algo e depois formulando proposições sobre elas, também são os seres abertos ao ser que os relacionam a seu sentido integral, entendendo-os em sua significância não só na contemplação estética mas também na atividade prática | ||
| + | * foi fenomenologicamente demonstrado que se alcança relação explícita com o ser somente fazendo as coisas perderem sua significância para nós, quando " | ||
| + | * W. Weischedel mostrou que a significatividade nunca é possível como algo individual, caracterizando este ou aquele ente individual independentemente de contexto mais amplo; todo sentido individual remete a um sentido global, todo sentido relativo a um sentido absoluto | ||
| + | * porque o sentido das coisas é inseparável de nossa abertura para as coisas e sua significância, | ||
| + | * segue-se que a vida humana não é possível sem confiança, ingênua ou criticamente adquirida, num sentido absoluto, um sentido global da totalidade do que existe, da vida e dos acontecimentos; | ||
| + | * a antinomia entre sentido e ausência de sentido, entre sentido e ser, parece sugerir que a vida só é possível graças à ilusão perene de um sentido total que certas experiências mostram ser precisamente ilusão, provando-se assim a verdade fundamentalmente hostil à vida | ||
| + | * sabe-se que o conflito entre verdade e vida é uma das teses fundamentais de Nietzsche, embora a justificativa filosófica que ele oferece seja diferente: para Nietzsche a verdade significa precisamente aquele sentido absoluto que contradiz a natureza do que é, a vontade de poder, a autotranscendência como atividade constante da vida | ||
| + | * apesar dessa diferença conceitual, Nietzsche percebeu a contradição entre o ser do que existe e a absolutidade do sentido, ainda que apresente esse sentido absoluto como algo hostil à vida, o que, de nosso ponto de vista, é incorreto; essa contradição é para ele sinal e sintoma de niilismo, a desvalorização dos valores supremos | ||
| + | * para ele a solução aparente é abraçar o niilismo, proclamando o mundo sem sentido em nome de uma vida criativa que assim pode constituir um segmento do que existe de modo a adquirir sentido relativo | ||
| + | * se as análises anteriores da antinomia entre ser e sentido, sentido e ausência de sentido, forem corretas, é impossível e ilusório resolver o problema do niilismo recorrendo a um sentido relativo e particular | ||
| + | * a vida, em seu desdobramento prático, não pode repousar sobre sentido relativo que por sua vez repousa sobre a ausência de sentido, pois nenhum sentido relativo pode tornar significativo o insignificante, | ||
| + | * as teses de um niilismo assim concebido, porém, não são menos dogmáticas que as teses de uma fé ingênua e ininterrupta no sentido; não é só que o ceticismo levado consistentemente deve também incluir ceticismo sobre o próprio ceticismo, encontrando-se assim em falta de justificação | ||
| + | * é preciso também perguntar o que significa o próprio fenômeno da perda de sentido; na análise heideggeriana de nossa disposição fundamental, | ||
| + | * a angústia significa nada além do momento de crise a partir do qual se deve retornar ao mundo, isto é, ao sentido e à significância, | ||
| + | * é semelhante e, em certo sentido, diferente do liberto habitante da caverna de Platão, que também deve retornar, embora não fique claro por quê; aqui, ao contrário, o próprio retorno é algo compreensível porque significa a própria vida | ||
| + | * o sair do aprisionamento, | ||
| + | * passar pela experiência da perda de sentido significa que o sentido ao qual porventura se retorne não será mais simplesmente um fato dado diretamente em sua integridade, | ||
| + | * como resultado, o sentido nunca será simplesmente dado ou conquistado de uma vez por todas; emerge nova relação, novo modo de relacionar-se ao que é significativo, | ||
| + | * se não se está enganado, essa descoberta do sentido na busca que flui de sua ausência, como novo projeto de vida, é o sentido da existência de Sócrates; o abalar constante do senso ingênuo de significatividade é ele mesmo um novo modo de sentido, uma descoberta de sua continuidade com o caráter misterioso do ser e do que existe como um todo | ||
| + | * não é só a vida individual que, se passar pela experiência da perda de sentido e dela extrair a possibilidade e necessidade de autorrelação inteiramente diversa com tudo que existe, chega a um ponto de " | ||
| + | * talvez a natureza mais íntima daquela ruptura que separa a época pré-histórica da história propriamente dita esteja nesse abalar da certeza ingênua de sentido que governa a vida da humanidade até aquela transformação específica que representa origem quase simultânea — e em sentido mais profundo realmente unitária — da política e da filosofia | ||
| + | * a humanidade pré-histórica não é particularmente exigente ao decidir o que é significativo — pelo contrário, é bastante modesta em sua valoração dos humanos e da vida humana, mas o mundo lhe parece de certo modo ordenado, justificado | ||
| + | * experiências de mortalidade, | ||
| + | * o valor do universo não é de modo algum menor por incluir morte, dor e sofrimento, assim como não é perturbado pelo perecimento de plantas e animais ou por tudo estar sujeito ao ritmo de geração e perecimento; | ||
| + | * a busca por outro sentido, como vida eterna, é assunto de algum semideus, não propriamente humano; os humanos — humanos de fato — retornam de tais aventuras a seu contexto humano, à companheira e ao filho, às videiras e ao lar, aos pequenos ritmos de suas vidas encravados em meio às grandes tempestades onde regem e decidem entes e potências inteiramente diversos | ||
| + | * os feitos dos humanos dizem respeito a assegurar a vida para si e para os próximos, o que sua sujeição à manutenção perene da vida lhes sugere — a humildade que os ensina a reconciliar-se com o destino de servidão à vida e o labor sem fim; a esse preço podem viver em paz com o mundo e não ver sua vida como sem sentido, mas apenas como marginal em relação ao que decide sobre ela, tão naturalmente significativa quanto a vida das flores do campo e dos animais das florestas | ||
| + | * inversamente, | ||
| + | * a história difere da humanidade pré-histórica pelo abalar do sentido aceito; seria erro perguntar o que causou esse choque, tão vão quanto perguntar o que faz os humanos deixarem a infância protegida pela idade adulta autorresponsável | ||
| + | * como se vê em testemunhos como o pânico de Gilgamesh diante da morte de seu companheiro, | ||
| + | * a possibilidade de um abalo pressiona mas é rejeitada; preferem integração modesta ao todo do que existe, e sua existência social em comunidade é apropriada a isso, sem desviar-se do todo e das forças que o governam; mesmo aqueles que governam o reino humano são de natureza divina, enquanto os humanos propriamente ditos estão destinados a seu serviço | ||
| + | * não há região especificamente humana de entes reservada aos humanos e sua busca de responsabilidade por si mesmos, menos ainda o é o império humano; sempre que os humanos tentam criar tal região, a humildade do sentido aceito que caracterizava a humanidade até então não pode persistir | ||
| + | * ao assumir responsabilidade por si e pelos outros, os humanos colocam implicitamente a questão do sentido de modo novo e diferente, já não se contentando com a sujeição da vida a si mesma, com a subsistência como conteúdo da vida e o serviço no suor do rosto como destino de seres fadados à episodicidade e subordinação | ||
| + | * assim o resultado do abalar primordial do sentido aceito não é queda na ausência de sentido mas, ao contrário, descoberta da possibilidade de alcançar significatividade mais livre e mais exigente | ||
| + | * isso se liga àquele espanto explícito diante do ser como um todo, à percepção assombrosa de que a totalidade do ser é, o que, segundo os antigos filósofos, é realmente o pathos íntimo e a origem da filosofia; humanos que não permanecem na humildade do sentido passivamente aceito não podem contentar-se com seu destino fatídico | ||
| + | * ligada a isso está a nova possibilidade de relacionar-se ao ser e ao sentido que não consiste em resposta predeterminada e preaceita mas em questionamento — e isso precisamente é a filosofia; o questionamento pressupõe a experiência do mistério, do ser problemático, | ||
| + | * assim como ao agir politicamente os humanos se expõem à natureza problemática da ação, cujas consequências são imprevisíveis e cuja iniciativa logo passa a outras mãos, assim também na filosofia os humanos se expõem ao ser e ao sentido problemáticos do que existe | ||
| + | * na época histórica a humanidade não evita o problemático mas de fato o invoca, prometendo-se com isso acesso a um sentido mais profundo que aquele próprio da humanidade pré-histórica | ||
| + | * na comunidade, na pólis, na vida dedicada à pólis, na vida política, os humanos abrem espaço para uma significatividade autônoma e puramente humana, de respeito mútuo numa atividade significativa para todos os seus participantes, | ||
| + | * é de muitos modos vida mais arriscada e perigosa que a humildade vegetativa de que depende a humanidade pré-histórica; | ||
| + | * envolve maior risco porque, assim como a ação é iniciativa que se rende a si mesma no momento em que se torna explícita, colocando-se nas mãos de um interminável embate de percepções que levam as intenções originais de quem pensa ao insuspeitado e imprevisto, o questionamento filosófico é mais pleno de risco por arrastar toda a vida, individual e social, para a região da transformação do sentido, região onde deve se transformar inteiramente em sua estrutura porque se transforma em seu sentido; isso precisamente, | ||
| + | * a filosofia não abalou o sentido modesto do pequeno ritmo vital, ditado pela fascinação pela vida corpórea e sua sujeição a si mesma, para empobrecer os humanos mas com a vontade de enriquecê-los | ||
| + | * os humanos deveriam romper com o sentido aceito para elevar-se ao que até então dava sentido ao universo e a si mesmos, bem como a outras dependências, | ||
| + | * a filosofia ofereceu nova visão do imperecível — não apenas a permanência, | ||
| + | * a sua noite pertence o despontar do cosmos, da ordem das coisas como aquilo que não diminui mas antes acentua o mistério do ser e dos entes; porém, assim como a vida da pólis livre teve apenas curto tempo para desdobrar-se em sua ousadia livre, visando destemidamente o desconhecido, | ||
| + | * foi levada a tornar-se, na clareza contínua da certeza definitiva que percorre toda a teoria, uma percepção do ser em que seu sentido se esgota numa nova afirmação definitiva | ||
| + | * desde o momento em que já estava decidido o perecimento da pólis, a filosofia transformou-se no que seria sua imagem por milênios, transformando-se em metafísica em Platão e Demócrito, em dois modos, de cima e de baixo, uma metafísica do logos e da Ideia, de um lado, uma metafísica das coisas em sua mera coisidade, do outro, ambas pretendendo clareza definitiva e explicação definitiva, ambas fundadas naquele modelo de clareza representado pela descoberta da matemática | ||
| + | * há vínculo entre esse tema matemático, | ||
| + | * essa visão, à primeira vista estranha, até bizarra, ao proclamar como realidade verdadeira algo de que o senso comum e a esmagadora maioria dos humanos nada sabem, é historicamente um dos temas metafísicos mais influentes, sem o qual hoje não teríamos não só disciplinas duvidosas como a teologia, mas principalmente todas as ciências modernas, especialmente a ciência natural matemática; | ||
| + | * em termos históricos, | ||
| + | * assim a filosofia, em sua forma metafísica, | ||
| + | * o ensinamento de Platão demonstra a estreita relação entre a filosofia metafísica e a política ao estabelecer como sua tarefa principal a construção de um Estado onde filósofos, humanos determinados a viver na verdade, possam viver sem se enredar em conflito igualmente mortal para eles e para o Estado | ||
| + | * é Aristóteles quem por fim apresenta a primeira fundação conceitual da política com base na pólis; mas permanecerá mérito de Platão que, mesmo onde essa base for deixada de lado na vida do Ocidente — como de fato ocorreu na era helenística e na transição da civitas romana para um principado — o Estado ainda permanecerá algo separado do resto do mundo por divisa nítida, pois pertencerá ao contexto do mundo " | ||
| + | * a experiência mais persistente desse período é a consciência de que a filosofia não pode fornecer à vida humana um sentido superior inteiramente positivo, claramente inteligível e livre do mistério engendrado pelo abalar do sentido primordial não questionado | ||
| + | * é a consciência de que a metafísica é enganosa, que em vez da certeza que promete e que os humanos esperam dela, ela conduz à dúvida; é o período em que os humanos, privados do sentido prático da vida na pólis, voltam-se para dentro, buscando ali o que não encontraram na pólis — e isso significa também no cosmos, que é ao mesmo tempo parte e imagem da pólis | ||
| + | * entre os humanos e o cosmos surge uma barreira de desconfiança, | ||
| + | * a fé, a palavra de Deus dirigida aos humanos e a resposta a essa palavra, desloca a relação com o cosmos para importância secundária e, por fim, para irrelevância; | ||
| + | * a transcendência divina, cujos fundamentos conceituais certamente não estão no tesouro de ideias de Israel, é herança do "mundo verdadeiro" | ||
| + | * é por isso que ela contém fundamentalmente também algo que não se encontra na vida grega dessa forma: a percepção da miséria dos humanos incapazes de gerar sentido por si mesmos e de conferi-lo a si mesmos — elemento que a postura cristã compartilha com o ceticismo antigo, embora de forma mais radical e sem a resignação que caracteriza o ceticismo | ||
| + | * os cristãos, ao se depararem com a pobreza humana de sentido, absoluta e global, não desistem, mas afirmam sua fé com mais energia quanto mais graficamente essa pobreza é apresentada | ||
| + | * assim a questão do sentido é resolvida positivamente ao dispensar a filosofia e ao contrapor ao ceticismo a palavra de um mundo " | ||
| + | * essa comunidade, embora já não seja simplesmente obra dos humanos, é aquela na qual os humanos participam livremente; não é apenas comunidade de humanos entre si, um reconhecimento mútuo em que garantem uns aos outros uma perpetuação espiritual na memória da glória, mas antes comunidade de humanos com Deus, sua memória eterna e a percepção de seu ser espiritual essencial | ||
| + | * é comunidade em que, apesar de toda hierarquia, todos os humanos são iguais diante da realidade última " | ||
| + | * essa concepção de nova comunidade oferece naturalmente toda uma gama de possíveis encarnações históricas; | ||
| + | * o modelo constantiniano, | ||
| + | * nem mesmo o Islã está de todo desprovido de parentesco com a ideia da comunidade sagrada do ser verdadeiro, ao menos na mente de alguns de seus representantes filosóficos, | ||
| + | * mais importante e mais fecundo, porém, é o florescimento desse tema no contexto do Ocidente medieval, onde constitui problema próprio, ocupando o pensamento de pensadores política e historicamente engajados bem como de clérigos; aqui o quadro real da vida significativa já não é simplesmente dado, como o era o Estado mundial para um romano do fim do Império ou o império da lei islâmica para o Islã | ||
| + | * ao longo dos séculos, a relação entre a cidade terrena e a cidade verdadeira resolve-se de modos diferentes com base na mesma crença fundamental, | ||
| + | * é preciso então captar o novo lugar e significância que a metafísica assume no complexo da fé e doutrina cristãs; pode ser verdade que ela deixou de ser o locus onde se busca o sentido do todo do que existe e onde se pode presumir encontrá-lo autonomamente | ||
| + | * a significância do pensamento e da investigação metafísica passa a ser que, no âmbito fornecido e garantido pela fé, é possível em certa medida compreender o que a fé oferece; a cognição racional alcança assim metas transcendentes sem temer desviar-se, ao mesmo tempo em que se pode dedicar-se a toda ousadia especulativa sem ser conduzido às regiões do ceticismo onde espreita a ausência de sentido | ||
| + | * a razão, como órgão natural para a compreensão da verdade, perde seu lugar de destaque na vida, mas essa perda é também um ganho: ganha fundamento firme, certeza e, com ela, ousadia | ||
| + | * o universo medieval é a princípio espacialmente finito, ainda sob influência de concepções antigas, embora tenda à infinitude espacial; é, porém, definitivamente finito no tempo, e seu tempo deriva da história da salvação que pertence fundamentalmente à sua concepção do sentido da vida e da história — encerrada pela criação, a queda, a salvação e o julgamento | ||
| + | * a humanidade europeia acostumou-se tanto a essa concepção cristã do sentido da história e do universo que não consegue abandonar alguns de seus traços substantivos mesmo onde conceitos cristãos fundamentais como Deus criador, salvador e juiz deixaram de ter significância para ela | ||
| + | * continua a buscar sentido numa concepção cristã secularizada em que os humanos ou a humanidade ocupam o lugar de Deus; Karl Löwith, que enfaticamente chamou atenção para o fato de que, na era cristã, o antigo cosmos foi substituído como fonte de sentido pela reconciliação entre Deus e o homem, vê essa dependência persistente de todo sentido em relação à história, mesmo na era moderna, como uma das fontes do desespero moderno de sentido | ||
| + | * pois, se a história é o locus do sentido, apoiar-se nela é como tentar agarrar-se às ondas num naufrágio; segundo o mesmo autor, outra fonte cristã de niilismo é a relação com a natureza como reservatório de objetos dados aos humanos para governar e cuidar | ||
| + | * a ideia que primeiro significou cuidado com as coisas confiadas aos humanos tornou-se, na era moderna, doutrina de dominação e exploração do tesouro da natureza sem consideração não só pela própria natureza mas também pela humanidade futura | ||
| + | * mais importante, porém, é que para os cristãos a natureza não precisa ser aquela realidade concreta na qual estão submersos e à qual pertencem como um dos loci fundamentais da epifania de seu mistério, mas antes, ao menos desde a era do nominalismo, | ||
| + | * a natureza não é dada e evidente mas distante e alheia, a ser formada pelos meios de nossa psique; o locus do sentido e do ser é Deus em sua relação com a alma humana, sendo a natureza o locus da reflexão fria e abstrata | ||
| + | * assim, com relação à natureza, a humanidade moderna constrói não sobre a Antiguidade, | ||
| + | * na última fase da visão cristã da natureza, a proximidade divina da alma humana é tomada como garantia divina do que agora se torna — ou já se tornou — a principal preocupação dos formadores de tendências: | ||
| + | * a natureza como tal, como ser autônomo, deixa de interessar, deixa de ser objeto de observação, | ||
| + | * a natureza, na ciência natural matemática, | ||
| + | * em parte alguma da natureza se pode observar o momentum puro em sentido estrito, e ainda assim a lei do momentum vale, sendo a cinemática rigorosa impensável sem ela; dadas as imensas e verdadeiramente milagrosas realizações dos métodos matemáticos na física e na ciência natural em geral, isso se torna fonte de uma nova visão sobriamente audaciosa da totalidade da realidade, que não reconhece outros entes senão os alcançados por essa reconstrução matemática do mundo dos sentidos | ||
| + | * assim, com a ajuda da concepção cristã de significatividade e nutrida pelo cristianismo, | ||
| + | * além disso, chegou gradualmente ao ponto de um divórcio completo entre sentido e realidade; a realidade em sentido estrito, a realidade da cognição científica efetiva, aparece agora desprovida de sentido | ||
| + | * a ciência natural matemática, | ||
| + | * embora não se possa viver sem ela em sentido físico, não é claro que se saiba como e que se possa viver com ela e apenas com base nela; se Weischedel tem razão ao afirmar que é literalmente fisicamente impossível viver com o senso de ausência absoluta de sentido, e se a ciência natural matemática representa para um número crescente de contemporâneos a norma do que existe, então é compreensível que, apesar da expansão dos meios de vida, a vida seja não só vazia mas à mercê das forças de destruição | ||
| + | * em sua grande obra dedicada à crise das ciências europeias, Husserl mostrou como a própria matemática, | ||
| + | * isso leva inevitavelmente a uma dissolução de toda percepção concreta numa cortina de fumaça de fórmulas; a ciência natural torna-se assim um niilismo da natureza ao converter-se em mera disciplina factográfica de dados ininteligíveis embora manipuláveis | ||
| + | * tal ciência não pode justificar-se como atividade significativa e necessariamente deriva seu sentido de fora, de uma " | ||
| + | * a ciência natural matemática, | ||
| + | * há também imensa efetividade nessa tecnociência que parece isolar da realidade e ver nela apenas reservatório arbitrariamente utilizável de potências e poderes; essa rede de efeitos, essa concepção não poupa os humanos, que funcionam dentro dela como acumulador e retransmissor | ||
| + | * assim a sociedade apresenta a mesma imagem de mobilização e acumulação de forças que periodicamente se descarregam em conflagrações imensas, levando cada vez a complexos de força mais extensos e por fim universais e globais | ||
| + | * representantes da comunidade científica frequentemente se indignam com o "mau uso da ciência" | ||
| + | * em nosso tempo, não só indivíduos mas sociedades inteiras buscam defender-se da ausência de sentido com a ajuda de derivados do antigo sentido cristão, como nossa filosofia da história, em geral natimorta como o Culto da Humanidade de Comte ou o panteísmo animista de Durkheim | ||
| + | * ou buscam, à força e por desafio, impor sentido onde ex datis não pode haver nenhum, como no caso do marxismo — não o marxismo como ensinamento, | ||
| + | * fundado doutrinariamente no materialismo de Feuerbach, o marxismo compartilha sua ambiguidade: | ||
| + | * ou pode seguir o antigo modelo hilozoísta, | ||
| + | * essa contradição é claramente demonstrada na reflexão de Weischedel sobre os graus de significatividade: | ||
| + | * talvez a experiência mais aterradora da ausência de sentido seja aquela apresentada pela devastação de significatividade parcial, pelas catástrofes de sociedades e mundos espirituais laboriosamente construídos ao longo de gerações | ||
| + | * se também está correta a outra ideia de Weischedel — de que agir e viver são impossíveis sem senso de significatividade —, isso esclarece por que, apesar da crescente acumulação de força e ferramentas, | ||
| + | * isso também explica por que, precisamente na era global em que a Europa, por sua própria necessidade histórica, seu próprio enredamento com a ausência de sentido, está deixando o centro da história, deve prevalecer uma anonimidade de niilismo sufocando todas as esperanças desesperadamente nutridas e suas filosofias | ||
| + | * o mundo polarizado de hoje poderia às vezes parecer o campo de batalha de dois niilismos no sentido nietzschiano: | ||
| + | * ainda assim as filosofias dominantes de hoje, uma aberta, outra encoberta, concebem os humanos e seus interesses essenciais como organismo biológico, parte do mundo material, não como vivemos nossa corporeidade mas como aparecemos na perspectiva de uma teoria basicamente científico-natural e sem sentido: como organismo mantendo troca metabólica com seu contexto e se reproduzindo | ||
| + | * assim parece que todo o movimento da história, depois de todo o impulso por sentido absoluto na política, nas filosofias de cunho metafísico, | ||
| + | * com respeito a essa sujeição, buscou-se mostrar que o contentamento com ela é o que distingue a humanidade pré-histórica da história propriamente dita, o que confrontaria com o paradoxo de uma história que resulta em pré-historicidade | ||
| + | * isso seria consistente com a circunstância peculiar de que nações e civilizações que por milênios persistiram em estado pré-histórico, | ||
| + | * ainda assim não é bem assim: a pré-historicidade não se caracteriza por privação de sentido, não é niilista como nossa época; o sentido pré-histórico pode ser modesto, mas não é relativista | ||
| + | * é sentido que não é centrado nos humanos mas se relaciona primordialmente a outros seres e potências; nesse sentido modesto os humanos podem viver de modo humano e ao mesmo tempo entender-se como entendem uma flor ou animal do campo, podendo viver em paz com o que existe, não em luta devastadora que sacrifica as possibilidades da vida, acumuladas ao longo de incontáveis eras, ao que há de mais mundano e sem sentido na existência humana | ||
| + | * assim essas reflexões parecem perder-se em pessimismo sem esperança: todos os fenômenos citados parecem exalar ausência de sentido como resultado final do esforço humano pela verdade, isto é, pelo sentido autêntico | ||
| + | * o niilismo " | ||
| + | * o niilismo, porém, revela-se verdadeiramente dogmático assim que insiste na ausência de sentido como fato final e indubitável, | ||
| + | * à luz desse reconhecimento, | ||
| + | * dessa perspectiva, | ||
| + | * humanos não podem viver sem sentido, e sem um sentido global e absoluto; isso significa que não podem viver na certeza da ausência de sentido; mas isso não significaria que não podem viver com um sentido buscado e problemático? | ||
| + | * talvez seja precisamente essa vida em contexto problemático parte da significatividade em sentido autêntico, não privativo ou dogmático; talvez Sócrates soubesse disso, talvez seja por isso que a caracterização de Sócrates por um pensador contemporâneo como talvez não o maior mas o mais autêntico filósofo seja tão profundamente apropriada | ||
| + | * e Lessing, ao preferir, na escolha entre "ter a verdade" | ||
| + | * não haveria, no próprio núcleo da realidade, algo como o misterioso e o mistério? o mistério é necessariamente algo subjetivamente privado, ou significa antes tal clareza que pode ofuscar tudo que parece claro em nossa vida cotidiana? não é a profundidade infinita da realidade possível apenas porque não se pode ver seu fundo, e não é isso desafio e oportunidade para os humanos em seu alcance de sentido, que é mais que o florescer e perecer do lírio do campo aos olhos dos deuses? | ||
| + | * a possibilidade de uma metanoesis de proporções históricas depende essencialmente disto: será aquela parte da humanidade capaz de compreender o que foi e é o ponto da história — ao mesmo tempo cada vez mais levada, por todo o posicionamento da humanidade atual no ápice da tecnociência, | ||
| + | |||
| + | **(conclusão sem subtítulo no original)** | ||
| + | |||
| + | * distingue-se, | ||
| + | * em segundo lugar há o sentido contido na própria coisa, aquilo com que a coisa se dirige a nós e responde a nossas possibilidades, | ||
| + | * quanto a esse sentido é preciso perguntar se é absoluto, global e abrangente, ou sempre apenas relativo e condicionado por algo mais, de modo que se sustenta e cai com isso; dentro da matriz desse sentido fático distingue-se ainda entre sentido para o qual os humanos são marginais e sentido que tem os humanos como centro | ||
| + | * o sentido relativo das coisas do entorno é centrado nos humanos, relativo à vida humana; os humanos não precisam necessariamente ser marginais ao sentido absoluto, não o sendo se aquilo neles a que o sentido pode falar corresponder àquilo que confere sentido a tudo que existe | ||
| + | * a experiência da perda de sentido leva à questão de saber se todo sentido não seria antropocêntrico e relativo à vida; se assim fosse, estar-se-ia diante do niilismo, revelando-se limitado e vazio o sentido que se pensava ter apreendido em tudo, no todo e nas partes do que é acessível | ||
| + | * tal abalar da significatividade só poderia levar à estagnação da vida a menos que se encontre saída da negação do sentido; visto que o abalar de um sentido dado ocorre junto com a experiência do ser como aquilo que não pode ser considerado coisa alguma que é, é fácil formular o niilismo como antinomia entre ser e sentido: a experiência da emergência do ser seria então, ao mesmo tempo, a experiência da ausência total de sentido do que existe | ||
| + | * na verdade, trata-se apenas do desvelamento de um sentido que nunca pode ser explicado como coisa, que não pode ser dominado, delimitado, apreendido positivamente, | ||
| + | * por essa razão, também não se pode encontrá-lo diretamente nas coisas, junto com elas, como sentido relativo e positivo; a base desse sentido, nos termos de Weischedel, é a problematicidade; | ||
| + | * assim é esse mistério que se expressa no abalar do sentido ingenuamente aceito, seja o sentido relativo do comportamento e ação humanos imediatos, seja o sentido absoluto do mito; o abalar do sentido ingênuo é assim a gênese de uma perspectiva sobre um sentido absoluto ao qual, porém, os humanos não são marginais, desde que estejam preparados para abandonar a esperança de um sentido diretamente dado e aceitar o sentido como caminho | ||
| + | * o que importa para a questão do sentido da história é que os problemas aqui esboçados aplicam-se não só à vida individual mas à própria história; a história surge do abalar do sentido ingênuo e absoluto na ascensão praticamente simultânea e mutuamente interdependente da política e da filosofia | ||
| + | * fundamentalmente, | ||
| + | * ao compreender o ser tal como se manifesta nos entes, característica da ciência objetivista moderna, isto é, de uma ciência que abandona a ideia de qualquer relação com o sentido como assintótica, | ||
