estudos:ricoeur:ec:revelacao
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| estudos:ricoeur:ec:revelacao [08/07/2026 15:59] – created - external edit 127.0.0.1 | estudos:ricoeur:ec:revelacao [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== Revelação ====== | ||
| + | //RICŒUR, Paul. Écrits et conférences II. Paris: Éd. du Seuil, 2008.// | ||
| + | |||
| + | **Hermenêutica da ideia de revelação** | ||
| + | |||
| + | * A questão da revelação é decisiva porque constitui uma questão última ou primeira da fé e porque está obscurecida por falsos debates que exigem a reconquista da própria pergunta. | ||
| + | * A oposição entre uma revelação autoritária e opaca e uma razão supostamente transparente deve ser superada por uma dialética viva entre revelação e razão, capaz de engendrar uma inteligência da fé. | ||
| + | |||
| + | **1. As expressões originárias da revelação** | ||
| + | |||
| + | * O conceito de revelação deve ser retificado para além de sua acepção autoritária e opaca. | ||
| + | * O conceito opaco de revelação nasce da confusão entre confissão de fé, dogmática eclesial e doutrinas impostas pelo magistério, | ||
| + | * O trabalho dogmático conserva sua especificidade, | ||
| + | * A filosofia tem mais a aprender com o discurso não especulativo da fé do que com uma teologia já organizada em categorias filosóficas. | ||
| + | * O retorno à origem do discurso teológico revela uma variedade de expressões da fé e substitui o conceito monolítico de revelação por um conceito plural, polissêmico e analógico. | ||
| + | |||
| + | **a) O discurso profético** | ||
| + | |||
| + | * O discurso profético parece oferecer o eixo da revelação porque se apresenta como palavra pronunciada em nome de outro, fazendo da revelação a palavra de outro por trás da palavra do profeta. | ||
| + | * O modelo profético, se isolado dos demais discursos da fé, estreita a revelação ao conceito de inspiração como voz por trás da voz, favorecendo a ideia de escritura ditada e de revelação como predição do fim da história. | ||
| + | |||
| + | **b) O discurso narrativo** | ||
| + | |||
| + | * A revelação não pode ser identificada apenas à profecia, pois o discurso narrativo ocupa lugar decisivo no Pentateuco, nos Evangelhos sinóticos e nos Atos dos Apóstolos. | ||
| + | * A narrativa desloca a atenção do narrador para os acontecimentos narrados, pois nela os eventos parecem contar-se a si mesmos e Deus aparece como actante último no interior do próprio relato. | ||
| + | * O discurso narrativo convida a meditar eventos como a eleição de Abraão, o Êxodo, a unção de David e a Ressurreição de Cristo. | ||
| + | * Esses eventos revelam porque fazem época, fundam uma comunidade e a libertam de um grande perigo, transcendendo o curso ordinário da história. | ||
| + | * A fé de Israel confessou Deus ao organizar sagas, tradições e narrativas em torno de eventos nucleares dos quais irradia o sentido. | ||
| + | * A confissão narrativa reconhece a marca de Deus na história antes de reconhecê-la na palavra, pois a palavra narrativa apenas leva ao linguagem o evento fundador. | ||
| + | * A especificidade narrativa impede reduzir a revelação a eventos de palavra, exigindo o realismo do evento histórico contra o idealismo de uma teologia centrada apenas na palavra. | ||
| + | * A inteligência narrativa e profética da história não se transforma em saber sistemático, | ||
| + | * A polaridade entre narração e profecia poderia reduzir a revelação a um plano providencial de Deus, caso não fossem reconhecidas outras modalidades do discurso bíblico. | ||
| + | * A revelação bíblica inclui modalidades que não se deixam absorver pela tensão entre narração e profecia. | ||
| + | * A Torah ou instrução ocupa o primeiro lugar entre essas modalidades. | ||
| + | |||
| + | **c) O discurso prescritivo** | ||
| + | |||
| + | * A dimensão prática da revelação corresponde simbolicamente à vontade de Deus, não como plano especulativo, | ||
| + | * A tradução de Torah por Lei é enganosa quando transforma a instrução divina em imperativo exterior e conduz a uma concepção da revelação como heteronomia. | ||
| + | * Os textos legislativos são colocados na boca de Moisés e no quadro narrativo do Sinai, mostrando que a instrução está organicamente ligada à memória da libertação do Egito. | ||
| + | * A Lei pertence a uma relação mais ampla que comando e obediência, | ||
| + | * A Torah possui dinamismo histórico, pois alterna entre a multiplicação de prescrições e a concentração no coração dos mandamentos, | ||
| + | * A dimensão ética da revelação consiste numa exigência de perfeição que interpela a vontade, orienta a história da prática e engendra a dinâmica das instituições. | ||
| + | |||
| + | **d) O discurso de sabedoria** | ||
| + | |||
| + | * A sabedoria constitui uma dimensão específica da revelação, | ||
| + | * A sabedoria enfrenta as situações-limite da solidão, da culpa, do sofrimento e da morte, interpretando-as como nada humano, incompreensibilidade de Deus, silêncio ou ausência de Deus. | ||
| + | * A sabedoria articula éthos e cosmos no ponto de sua discordância, | ||
| + | * O livro de Job mostra a revelação sapiencial como horizonte de sentido em que concepção do mundo e concepção da ação se fundem numa nova qualidade ativa do sofrer. | ||
| + | * O desígnio de Deus, no horizonte da sabedoria, deixa de ser plano ou programa e torna-se possibilidade de esperar apesar de tudo, como segredo inatribuível de Deus. | ||
| + | * A revelação difere conforme os modos de discurso, pois o profeta reivindica inspiração divina, enquanto o sábio participa de uma sabedoria que o precede. | ||
| + | * A sabedoria é dom de Deus e realidade divina personificada, | ||
| + | * As convergências entre profecia e sabedoria na literatura apocalíptica não anulam a distinção analógica entre os modos do discurso religioso. | ||
| + | |||
| + | **e) O discurso do hino** | ||
| + | |||
| + | * O gênero lírico dos Salmos, composto por hinos, súplicas e ações de graças, eleva a narração, a queixa e a sabedoria à forma da invocação dirigida a Deus em segunda pessoa. | ||
| + | * O Saltério é revelado não porque Deus ponha palavras na boca de seus autores, mas porque os sentimentos da louvação, da súplica e da gratidão são formados pelo próprio objeto que manifestam. | ||
| + | * A revisão do percurso permite extrair as consequências da diversidade originária dos discursos da fé. | ||
| + | * A análise da revelação deve partir das expressões originárias de uma comunidade de fé, e não de proposições teológicas de segundo grau como a existência, | ||
| + | * As formas bíblicas de discurso não são simples revestimentos literários de conteúdos teológicos, | ||
| + | * A revelação bíblica deve ser compreendida como conceito polissêmico, | ||
| + | * A revelação nunca se deixa dominar por um saber, pois a ideia de segredo constitui seu limite interno. | ||
| + | * O Deus que se mostra permanece oculto, e o episódio do arbusto ardente exprime nuclearmente que o nome divino revelado é também o nome indisponível e inominável. | ||
| + | * A transformação do nome divino em enunciado ontológico positivo conduz à onto-teologia e obscurece a dialética do Deus oculto que se mostra, permitindo contestar toda autoridade totalitária fundada na posse de verdades reveladas. | ||
| + | |||
| + | **2. A resposta de uma filosofia hermenêutica** | ||
| + | |||
| + | * A filosofia pode receber a reivindicação da revelação como chamado não constrangedor, | ||
| + | * A crítica da pretensão filosófica permite transformar a reivindicação indevida da revelação em apelo não coercitivo. | ||
| + | * A via da teologia racional deve ser afastada, pois a revelação foi reconduzida ao discurso pré-teológico da fé e às experiências de manifestação que dispensam provas filosóficas da existência de Deus. | ||
| + | * As experiências de manifestação e dependência podem entrar em ressonância com os modos originários da fé sem precisar referir-se diretamente a Deus ou demonstrá-lo. | ||
| + | * A via do existencialismo da miséria também deve ser afastada, pois a filosofia não fornece perguntas para que a religião ofereça respostas, nem deve recorrer ao Deus tapa-buracos. | ||
| + | * A reflexão deve voltar-se para estruturas de interpretação da experiência humana nas quais se compreende uma revelação em sentido arreligioso, | ||
| + | * A análise filosófica possui dois versantes: o espaço de manifestação das coisas e a compreensão de si do sujeito que se deixa reger pelas coisas manifestadas e ditas. | ||
| + | * A verdade como manifestação precede a crítica da autonomia, pois só ela permite compreender uma dependência humana que não se reduz à heteronomia. | ||
| + | |||
| + | **a) O mundo do texto e o ser-novo** | ||
| + | |||
| + | * A investigação do espaço de manifestação das coisas parte da manifestação do mundo pelo texto e pela escrita, e não diretamente da fenomenologia da percepção ou do cuidado. | ||
| + | * A cultura do livro amplia a experiência do mundo e corresponde ao fato de que a palavra revelada chega por escrituras a interpretar. | ||
| + | * A função revelante do discurso poético exige três conceitos preparatórios. | ||
| + | * A escrita não é simples fixação da fala viva, mas autonomia do discurso diante da intenção do autor e do horizonte do primeiro destinatário. | ||
| + | * A obra é a configuração do discurso por gêneros literários, | ||
| + | * O mundo do texto é a referência do discurso, isto é, não a intenção do autor nem a estrutura imanente, mas o mundo que o texto desdobra diante de si. | ||
| + | * A função revelante do discurso poético funda-se na autonomia da escrita, na exteriorização da obra e na referência a um mundo, abrangendo os gêneros profético, narrativo, legislativo, | ||
| + | * A função poética suspende a referência descritiva de primeiro grau e libera uma referência mais originária, | ||
| + | * A função poética contém uma dimensão de revelação em sentido não religioso e não bíblico, capaz de ressoar com aspectos da revelação bíblica. | ||
| + | * A função poética recapitula a autonomia do texto, a exterioridade da obra e a transcendência do mundo do texto, acrescentando a referência desdobrada que faz emergir o solo primordial da existência. | ||
| + | * A função poética é revelante porque encarna uma verdade como manifestação, | ||
| + | * O uso não religioso da palavra revelação prolonga analogicamente a análise bíblica, deslocando a revelação da inspiração subjetiva para a manifestação da coisa dita. | ||
| + | * As expressões originárias da fé bíblica pertencem à função poética porque a escrita, os gêneros literários e a referência desdobrada abrem o mundo bíblico como mundo novo, Nova Aliança e Reino de Deus. | ||
| + | * O sentido arreligioso da revelação corrige a interpretação psicologizante da inspiração, | ||
| + | * A revelação poética e a revelação bíblica permanecem homólogas, mas não idênticas, pois a especificidade religiosa consiste na circulação do referente Deus entre profecia, narrativa, prescrição, | ||
| + | |||
| + | **b) A reflexão mediata e o testemunho** | ||
| + | |||
| + | * A segunda pretensão filosófica a criticar é a autonomia de uma consciência que se pensa senhora de seus pensamentos e resiste a toda ideia de revelação. | ||
| + | * A categoria de testemunho permite pensar a autoimplicação do sujeito em seu discurso e corresponde a traços decisivos da ideia de revelação. | ||
| + | * A reflexão sobre o testemunho requer conceitos preparatórios oriundos da hermenêutica. | ||
| + | * O primeiro conceito é o Cogito mediado por um universo de signos, pois o sujeito não possui intuição imediata de sua existência e depende de símbolos, mitos e interpretações para compreender-se. | ||
| + | * O segundo conceito é o pertencimento, | ||
| + | * O terceiro conceito é a apropriação diante do texto, pela qual compreender-se não é impor uma capacidade finita de compreensão ao texto, mas receber dele um si mais amplo. | ||
| + | * Esses conceitos preparatórios desconstroem a pretensão de uma consciência autônoma e autotransparente. | ||
| + | * A consciência que pretende constituir-se a si mesma torna-se o maior obstáculo à ideia de revelação, | ||
| + | * A categoria de testemunho permite avançar além das noções literárias de texto, obra e mundo da obra, aproximando a hermenêutica da experiência histórica concreta. | ||
| + | * O testemunho raramente foi integrado à reflexão filosófica, | ||
| + | * O testemunho surge quando a reflexão renuncia à pretensão de autoconsciência constitutiva e se abre a sinais contingentes do absoluto. | ||
| + | * O despojamento reflexivo é um ato ético e especulativo que renuncia tanto aos objetos empíricos do entendimento quanto aos objetos transcendentais da metafísica. | ||
| + | * A reflexão encontra signos contingentes nos quais o absoluto deixa aparecer algo de si, ultrapassando tanto a exigência kantiana de universalidade quanto a autossuficiência especulativa. | ||
| + | * O testemunho coloca a reflexão diante do paradoxo de um momento histórico investido de caráter absoluto, sem que isso se torne escândalo para uma consciência despojada de sua soberania. | ||
| + | * O testemunho pode ser retomado reflexivamente porque contém traços dialéticos que solicitam interpretação. | ||
| + | * O testemunho une evento e sentido, pois os eventos fundadores não são apenas fatos ocorridos, mas acontecimentos que significam e exigem narração. | ||
| + | * O testemunho exige crítica, pois pode ser verdadeiro ou falso e conserva uma dimensão judicial mesmo quando passa do tribunal para a reflexão. | ||
| + | * O testemunho articula a dialética entre testemunha e coisas vistas, pois procede do visto e, ao mesmo tempo, pode comprometer a vida daquele que atesta. | ||
| + | * A passagem da testemunha ao mártir transforma o sentido jurídico do testemunho, pois o testemunho da verdade pode levar o justo a tornar-se acusado e morrer. | ||
| + | * O destino trágico da verdade histórica acompanha o despojamento da reflexão, que interioriza a dialética do testemunho contra as ilusões da consciência soberana. | ||
| + | * A dialética entre evento e sentido obriga a renunciar à auto-constituição da consciência numa temporalidade puramente imanente, pois a existência é constituída por eventos que a antecedem. | ||
| + | * A dialética entre testemunho verdadeiro e falso exige uma criteriologia crítica do divino, pois a apropriação finita da verdade não pode dispensar discernimento. | ||
| + | * A dialética entre testemunha e mártir é decisiva porque mostra que a consciência de si depende de testemunhos históricos anteriores a ela. | ||
| + | * As ideias estéticas de Kant ajudam a pensar o testemunho como apresentação histórica de uma ideia que a reflexão não pode possuir conceitualmente. | ||
| + | * O testemunho histórico apresenta a ideia de um despojamento absoluto e a torna reconhecível na contingência de uma vida e de uma história. | ||
| + | * A reflexão depende de testemunhos exteriores sem cair em heteronomia, | ||
| + | * A dificuldade de pensar uma dependência sem heteronomia nasce de se pensar demais em uma vontade que se submete e pouco em uma imaginação que se abre ao texto, ao poema e ao testemunho como chamados não constrangedores. | ||
| + | |||
| + | {{tag> | ||
