estudos:mcneill:relance:sophia-1999
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| estudos:mcneill:relance:sophia-1999 [11/02/2026 03:42] – created - external edit 127.0.0.1 | estudos:mcneill:relance:sophia-1999 [10/09/2026 04:00] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== SOPHIA (1999: | ||
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| + | Nas palestras sobre o Sofista no curso do semestre de inverno de 1924/25, Heidegger tenta traçar a gênese da forma suprema de conhecimento “científico” ou episteme, a saber, a sophia amada pelos filósofos, uma gênese retratada nos dois primeiros capítulos do Livro I da Metafísica.((Observe que Heidegger havia apresentado uma interpretação (ainda não publicada) dos dois primeiros capítulos do Livro I da Metafísica mais de dois anos antes, em um curso sobre Aristóteles ministrado no semestre de verão de 1922. Para obter detalhes, consulte Theodore Kisiel, The Genesis of Heidegger' | ||
| + | |||
| + | No entanto, a breve discussão da primeira linha da Metafísica apresentada no curso Sofista não é exatamente a mesma que a discussão subsequente em Ser e Tempo. Não apenas a tradução de Heidegger é um pouco diferente, mas, o que é mais importante, o contexto imediato de sua interpretação é diferente: | ||
| + | |||
| + | Como a sophia é determinada como puro theorein, Aristóteles, | ||
| + | |||
| + | Aqui, oregontai e orexis ainda não são traduzidos por “cuidado” [Sorge], como serão em Ser e tempo, mas por “esforço” e “busca”.((O termo alemão para busca, Aussein auf..., que sugere um ser direcionado a algo, é usado no tratado de 1922 “Interpretações fenomenológicas com respeito a Aristóteles” para transmitir o significado de “cuidado” (Sorgen, curare). O cuidado, como o significado fundamental do movimento fático da vida, é direcionado para seu respectivo mundo em cada caso (GA61:PIA, 6). Uma segunda diferença de tradução é que Heidegger aqui se refere a “seres humanos” em vez de “ser do homem”. No entanto, está claro que tanto para Heidegger quanto para Aristóteles o que está em questão é a phusis, ou seja, a natureza intrínseca dos seres humanos, e Heidegger de fato continua a se referir a isso como “o ser dos humanos”. | ||
| + | |||
| + | No entanto, o horizonte da interpretação de Heidegger, embora certamente ontologicamente informado, ainda não é o de uma interpretação explicitamente existencial do Dasein, embora Heidegger observe que o método da interpretação está fundamentado em uma “fenomenologia do Dasein” que não pode ser explicitamente apresentada no presente contexto (GA19, 62). Em vez disso, o contexto dessa parte do curso de 1924/25 é uma tentativa de traçar a gênese da sophia como a possibilidade última da contemplação pura, ou theorein. Aqui, Heidegger lerá o desejo de ver em termos da possibilidade última do conhecimento contemplativo. Na discussão da primeira linha da Metafísica em Ser e Tempo, por outro lado, não encontramos nenhuma menção explícita de theorein ou sophia. No máximo, encontramos uma referência à Wissenschaft e à interpretação grega de sua gênese “existencial”. E isso pode sugerir que o desejo de ver está sendo submetido a um horizonte diferente de interpretação na analítica existencial — um horizonte que não é simplesmente o do theorein nem o de seu corolário philosophia. Pois ambos, como já observamos, parecem se enquadrar na lógica daquela “orientação restrita” em relação ao conhecimento cognitivo da qual Heidegger distancia a analítica existencial em Ser e Tempo. Em outras palavras, talvez o horizonte último do “desejo de ver” se revele, em Ser e Tempo, como algo diferente do puro theorein, a suprema realização da sophia. Talvez ele aponte para outro horizonte de conhecimento, | ||
| + | |||
| + | ---- | ||
| + | |||
| + | //MCNEILL, William. The Glance of the Eye. Heidegger, Aristotle, and the Ends of Theory. New York: SUNY, 1999// | ||
| + | |||
| + | {{tag> | ||
