estudos:macquarrie:filosofia-e-teologia:historicidade
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| estudos:macquarrie:filosofia-e-teologia:historicidade [28/06/2026 09:32] – created - external edit 127.0.0.1 | estudos:macquarrie:filosofia-e-teologia:historicidade [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== HISTORICIDADE ====== | ||
| + | // | ||
| + | |||
| + | **Existência como temporal e histórica** | ||
| + | |||
| + | * O ser do homem foi definido por Heidegger como cuidado, mas essa definição não poderia ser considerada a análise final, uma vez que a argumentação se restringiu à existência inautêntica cotidiana; por isso, é necessário investigar uma interpretação mais original do ser do homem, ou seja, aquilo que torna o cuidado possível. | ||
| + | * O cuidado, embora seja uma unidade, possui uma estrutura tripla, constituída pela possibilidade, | ||
| + | * A possibilidade implica algo que está adiante e diante do qual o homem se coloca; na existência cotidiana decaída, o homem perdeu suas possibilidades autênticas e fugiu de sua responsabilidade, | ||
| + | * A facticidade, | ||
| + | * A decadência está primordialmente relacionada ao presente, pois, evitando a aceitação de seu autêntico passado ou futuro, o homem se perde nas preocupações do presente, dispersando e dissipando seu ser nas possibilidades que estão à mão. | ||
| + | * O passado, presente e futuro que emergem da estrutura tripla do cuidado são chamados por Heidegger de temporalidade, | ||
| + | * Porque o homem é temporal dessa maneira especial, ele também é histórico, e a história é possível para ele porque sua temporalidade não é apenas um estar dentro do tempo, mas um ser constituído por passado, presente e futuro de tal modo que, em qualquer momento dado, não apenas o presente, mas também o passado e o futuro lhe são revelados e reais. | ||
| + | * O termo " | ||
| + | * Quatro significados comumente atribuídos à história são distinguidos: | ||
| + | * (c) O termo " | ||
| + | * Uma característica importante da história é que ela pertence ao homem e não aos objetos, pois objetos e coisas que já não existem são chamados de históricos apenas quando se relacionam com uma atividade ou destino humano do passado; os objetos em si mesmos não são históricos, | ||
| + | * Se o homem é o histórico primário, então a história não pode ser uma conexão objetiva de eventos, pois os objetos só entram na história na medida em que foram de preocupação para o homem, e o próprio homem, o histórico primário, nunca é um objeto; o homem existe, ele se coloca diante de possibilidades, | ||
| + | * Com essa compreensão existencial do histórico em vista, Heidegger sustenta que a ciência da história se ocupa do estudo do possível, sendo a revelação do homem em suas possibilidades históricas; | ||
| + | * Argumenta-se ainda que a história se ocupa com a possibilidade autêntica enquanto repetível, como possibilidade para o homem que existe hoje, estando, portanto, orientada para o futuro; a possibilidade estudada pela história não é tomada como um exemplo vago, mas revelada como destino resolvido que pode ser repetido para que o poder do possível seja sentido na existência presente. | ||
| + | * A própria atitude de Heidegger em relação à história da ontologia pode ser tomada como exemplo e aplicação de sua compreensão do caráter da história em geral; ele é atraído pela filosofia dos gregos, que compreende como a busca inquieta pelo ser, mas as fontes originais da filosofia foram encobertas pela influência mortificante da tradição, e sua própria filosofia é entendida como uma tentativa de recuperar a possibilidade original de uma investigação sobre o ser enquanto tal. | ||
| + | * A filosofia da história de Heidegger, embora possa parecer estranha e paradoxal à primeira vista, suporta um exame mais atento e não deve ser descartada levianamente, | ||
| + | * Poderia-se argumentar que grande parte do estudo histórico real seguiu as linhas indicadas por Heidegger, mesmo que inconscientemente e sem uma teoria explícita, pois o historiador deve selecionar seu material segundo o critério do que é significativo para a existência humana; assim, a história tem como tema o possível, e as lições da história podem ser entendidas simplesmente como a compreensão de possibilidades autênticas que uma vez foram abertas em uma situação existencial e que ainda são repetíveis e, portanto, presentes. | ||
| + | * A compreensão existencialista da história é aplicada por Bultmann à sua interpretação da teologia do Novo Testamento, na qual o teólogo aborda as páginas das Escrituras com a questão da existência humana em mente; o mundo encontrado nos escritos do Novo Testamento é essencialmente o mundo da cosmologia babilônica, | ||
| + | * Bultmann afirma que a visão de mundo do Novo Testamento é mítica, e embora a visão de mundo moderna também tenha seus mitos, o mundo do Novo Testamento não é o nosso mundo, mas um museu de antiguidades; | ||
| + | * O problema da desmitologização pode ser expresso como o problema de desembaraçar o histórico primário do histórico secundário no Novo Testamento, onde o histórico primário consiste em possibilidades de existência repetíveis, | ||
| + | * O que Bultmann se esforça para fazer é destacar esse histórico primário essencial no Novo Testamento, separando-o do histórico secundário agora sem sentido, para torná-lo uma possibilidade real de decisão para o homem hoje; se for esse o caso, seu trabalho não é destrutivo do elemento histórico no Novo Testamento, mas sim o contrário. | ||
| + | * O conceito de evento escatológico em Bultmann parece estar muito próximo do conceito de Heidegger de possibilidade autêntica repetível, que é o elemento mais importante na história; tal possibilidade é entendida como aquela que pode ser repetida para que o poder do possível seja sentido na existência presente, e o evento da graça pode ser compreendido tanto como passado quanto como presente, embora para Bultmann o evento escatológico tenha um caráter único na medida em que procede de Deus. | ||
| + | * A interpretação de Bultmann sobre os atos poderosos de Deus parece depender da possibilidade de distinguir três elementos no relato do Novo Testamento: o elemento mítico, o objetivo-histórico e o existencial-histórico. | ||
| + | * O termo " | ||
| + | * Para os propósitos da análise, o termo " | ||
| + | * Em relação ao segundo tipo de mito, surge uma dificuldade imediata, pois não há acordo geral sobre o que é aceitável e inteligível para a mente moderna; Bultmann parece rejeitar os milagres de Jesus como não aceitáveis, | ||
| + | * O segundo elemento nos relatos do Novo Testamento é chamado de objetivo-histórico, | ||
| + | * Tentativas de isolar o elemento objetivo-histórico, | ||
| + | * O teólogo nunca é desapegado de seu objeto de estudo, falando de dentro da fé, e sua relação com seu objeto não é objetiva, mas existencial; | ||
| + | * Isso não significa que não haja valor algum na compreensão objetivo-histórica do registro do Novo Testamento, pois só poderia haver eventos salvíficos se houvesse certos eventos objetivos, mas a compreensão plena dos atos poderosos como eventos salvíficos está ligada à compreensão deles como eventos objetivos no mundo, embora não seja o elemento objetivo-histórico que tem importância primária para a teologia. | ||
| + | * A primazia pertence ao terceiro elemento, chamado de existencial-histórico, | ||
| + | * A compreensão existencial-histórica dos eventos é de importância primordial para a teologia; na medida em que a cruz e a ressurreição são eventos salvíficos e proclamados como tais, não são ocorrências passadas da história mundial, mas estão abertas ao homem como possibilidades presentes — de perdão e de uma nova vida — sendo, portanto, compreendidas como acontecimentos existenciais-históricos. | ||
| + | * Isso decorre do princípio da abordagem existencial à teologia, onde a orientação da questão é para a existência humana; a resposta à pergunta sobre a salvação não é simplesmente que grandes eventos aconteceram, | ||
| + | * Quanto ao elemento mítico, há uma diferença fundamental entre Bultmann e Guignebert, pois enquanto Guignebert descarta o elemento mítico como sem significado, | ||
| + | * O Novo Testamento, segundo Bultmann, dá o exemplo na desmitologização ao expressar o significado do mito para a existência humana de uma forma que não parece mítica, como no conceito de Paulo sobre a criação e a interpretação existencial dos poderes demoníacos, | ||
| + | * Quanto ao outro tipo de mito, no qual o divino é representado como deste-mundo, | ||
| + | * Mesmo a afirmação simples de que "Deus enviou seu Filho" envolve símbolos extraídos da natureza e da existência, | ||
| + | * O elemento objetivo-histórico também não pode ser eliminado, pois, embora a história se ocupe do possível, a possibilidade de ser repetida pressupõe que deve ter sido real em algum momento; Bultmann reconhece que o significado existencial-histórico da cruz tem sua origem no evento objetivo-histórico da crucificação, | ||
| + | * O argumento de que o existencial-histórico pressupõe o objetivo-histórico se aplica também ao Jesus da fé em relação ao Jesus da história, e, embora o teólogo esteja primariamente preocupado com o Jesus da fé, este pressupõe a realidade do primeiro, que não pode ser dispensada; assim, o reconhecimento do significado existencial-histórico da vida de Jesus implica uma origem objetivo-histórica suficiente para sustentar o peso do existencial-histórico. | ||
| + | * Respondendo negativamente às perguntas sobre se se pode dispensar na teologia o mítico e o objetivo-histórico, | ||
| + | * Os atos poderosos podem ser compreendidos como uma unidade centrada na cruz, como Bultmann prefere, pois o apóstolo Paulo frequentemente reúne cruz e ressurreição em uma unidade, assim como cruz e encarnação; | ||
| + | * A cruz pode ser prontamente compreendida como evento objetivo-histórico, | ||
| + | * A encarnação não é um evento objetivo-histórico comparável à cruz, pois as narrativas do nascimento são escassas e conflitantes, | ||
| + | * A compreensão da cruz como evento salvífico não exige uma compreensão prévia de Cristo como Filho de Deus, mas é porque Deus fala na cruz, oferecendo uma nova compreensão de si mesmo e uma possibilidade de nova vida, que se reconhece o Crucificado como Filho de Deus; no entanto, esse argumento deve ser expandido para incluir não apenas a cruz, mas a totalidade da pessoa e obra do Senhor, cujo caráter numinoso deve ter sido discernível no Jesus histórico e criado a crença em sua origem divina. | ||
| + | * Quanto à ressurreição, | ||
| + | * O argumento de que a ressurreição deve ser entendida em algum sentido como um evento objetivo-histórico é duplo: em primeiro lugar, a questão deve ser decidida com base nas evidências históricas disponíveis, | ||
| + | * Apesar dessa crítica, aprecia-se o ensinamento positivo de Bultmann de que, para a fé cristã e para a teologia, a compreensão primária da ressurreição é a de um evento existencial-histórico ou escatológico, | ||
| + | * Bultmann não destrói o elemento histórico no cristianismo, | ||
| + | * A questão de se Bultmann destrói o elemento histórico no Novo Testamento pressupõe uma compreensão do que é o histórico como algo objetivo-histórico, | ||
| + | * Para Bultmann, o cristianismo é uma religião com poder salvífico, os atos poderosos constituem o ato único da graça de Deus e convocam a uma decisão, na medida em que apresentam uma possibilidade de existência; | ||
