User Tools

Site Tools


estudos:allemann:start

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

estudos:allemann:start [15/01/2026 20:13] – created - external edit 127.0.0.1estudos:allemann:start [19/01/2026 08:20] (current) mccastro
Line 1: Line 1:
 ====== Allemann ====== ====== Allemann ======
  
-{{indexmenu>.#1|skipns=/^playground|^wiki/ nsonly}}+Beda Allemann é um dos professores mais originais e inovadores da geração do pós-guerra na área de “germanística” (como é chamado nas universidades alemãs o estudo da civilização e da literatura alemãs). Sua carreira pode ser resumida em alguns nomes importantes: Hölderlin, Heidegger, Rilke, Kafka, Celan, Kleist. 
 + 
 +Proveniente de uma antiga família de Soleura, nasceu em Olten (Suíça). Após sólidos estudos na Universidade de Zurique, onde foi aluno de Emil Staiger, publicou em 1954 a sua tese, Hölderlin e Heidegger. Com menos de 28 anos, ele surge assim na cena universitária com um livro magistral. O próprio Heidegger prestará homenagem a este livro, que revoluciona o ângulo de abordagem de suas próprias interpretações do poeta, aprofundando ainda mais seu alcance. 
 + 
 +Pouco depois de 1955, Allemann foi nomeado leitor de alemão na École normale supérieure da rue d'Ulm, em Paris. Foi nessa época que conheceu Jean Beaufret e Paul Celan. 
 + 
 +O segundo grande livro de Allemann intitula-se Temps et figure dans l'œuvre tardive de Rilke (Tempo e figura na obra tardia de Rilke, 1961). 
 + 
 +Em 1998, foi publicado o ensaio Temps et histoire dans l’œuvre de Kafka (Tempo e história na obra de Kafka). 
 + 
 +Foi nomeado professor de germanística na Universidade de Leiden (1958), depois na Universidade de Kiel (1962) e na Universidade de Wurzburgo (1964); e, finalmente, lecionou de 1967 a 1991 na Universidade de Bonn, onde sua morte prematura pôs fim à sua carreira, que foi muito curta. 
 + 
 +Desde sua época parisiense, ele pensava em escrever um grande ensaio dedicado a Kleist. Ele trabalhou nisso até sua morte, deixando um manuscrito imponente, agora publicado sob o título Heinrich von Kleist/Modelo dramático (2005). 
 + 
 +Paul Celan expressamente desejou que Beda Allemann fosse o responsável pela edição histórica e crítica de sua obra, que está sendo publicada na Alemanha pela editora Suhrkamp. Essa confiança demonstra a grande estima que o poeta tinha pela probidade filológica daquele que se tornou seu amigo. 
 + 
 +François Fédier. [LDMH] 
 + 
 +---- 
 + 
 +{{indexmenu>.#1|tsort nsort}}
  
estudos/allemann/start.1768525988.txt.gz · Last modified: by 127.0.0.1