User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
estudos:flusser:1991:start

Gestos

FLUSSER, Vilém. Gesten: Versuch einer Phänomenologie. Bensheim: Bollmann, 1991.

Prefácio de Nancy Ann Roth

1. Flusser selecionou e ordenou os ensaios de Gestos em 1991, poucos meses antes de morrer num acidente de carro, quando vivia na França e viajava com frequência à Alemanha para conferências e aulas, desfrutando aos setenta anos, pela primeira vez na vida, de certa fama, sobretudo como crítico e teórico das novas mídias no âmbito germanófono, notoriedade que trouxe novas oportunidades editoriais, entre elas a publicação do livro em alemão, embora quase metade dos ensaios escolhidos estivesse em francês.

2. Flusser escrevia para publicação em quatro línguas, sobretudo em alemão, seguido pelo português, pelo inglês e pelo francês, e desenvolveu um padrão aparentemente único de autotradução de seus ensaios para as demais línguas, ao mesmo tempo que elaborava uma teoria da tradução estreitamente ligada à sua autoimagem de vida nômade, sem chão, descrevendo em detalhe seu processo de tradução e retrotradução no ensaio O gesto de escrever, redigido em inglês, cuja versão presente neste volume, traduzida do texto alemão da edição de 1991, cobre boa parte do mesmo terreno teórico sem a descrição extensa de seus hábitos idiossincráticos de pensar e escrever em diferentes línguas, sendo que existem sete versões desse ensaio em quatro línguas, exemplo da dificuldade de buscar um texto original, de decidir qual versão veio primeiro e qual seria autêntica, definitiva ou completa, como se houvesse sete originais.

3. Para Rainer Guldin, a tradução é uma ideia central que estrutura todo o pensamento de Flusser, como resume num relato recente e sucinto dessa prática.

4. Na obra de Flusser, o nomadismo liga-se metaforicamente a uma noção de tradução como empreendimento essencialmente interminável e aberto, em que o tradutor é obrigado a seguir adiante continuamente, tentando ao mesmo tempo regressar à origem, apenas para descobrir que isso é impossível, pois o significado é sem morada e itinerante.

5. Dependente de sua relação muito particular com as línguas que dominava, o processo de autotradução de Flusser era claramente exclusivo, como mostram passagens em que se revela a idiossincrasia de sua concepção da tradução, por exemplo em A escrita: há futuro para a escrita?, onde afirma que o escritor força a língua falada a acomodar-se às regras ortográficas e que cada língua se defende segundo seu caráter, sendo o alemão escorregadio, o inglês quebradiço, o francês enganoso e o português matreiro, conclusão que só poderia ser sua e que, por ninguém mais sentir as mesmas relações entre essas línguas, justifica sua tese de que a única tradução que satisfaz seus critérios é a feita pelo próprio autor, excluindo a intervenção de qualquer outro tradutor.

6. Ainda assim, a primeira edição deste livro já envolveu um tradutor externo, conflito aparente que talvez se resolva pelo efeito estabilizador da publicação sobre os padrões nômades de escrita de Flusser e pelo reconhecimento, por parte dele, da concepção de tradução de outros, sobretudo dos editores, sem abandonar a prática e a teoria próprias.

7. Quando a solução alcançada é mais ou menos satisfatória, o texto é publicado, mas a publicação é um ato profundamente ambíguo, que encarna apenas um compromisso provisório.

8. A primeira publicação de Gestos, em 1991, deve ser entendida como uma dessas soluções, decisões certamente consideradas provisórias e ambíguas por Flusser, mas que correspondem ao momento em que ele ordenou deliberadamente determinados textos de determinado modo numa única língua, ocasião em que os textos franceses foram traduzidos para o alemão por Wilhelm Miklenitsch sob sua direção e alguns trechos novos foram ditados, em coerência com sua afirmação de pouco antes de que os textos devem fluir.

9. Letras, palavras, frases e parágrafos comprimidos devem suceder-se sem lacunas, e as partículas do texto devem formar uma estrutura ondulatória feita de ritmo e de níveis rítmicos sobrepostos, harmonizando-se em dois tipos de ritmo, um em que as ondas do discurso se seguem e outro em que se chocam espumando, chamado síncope, próprio do texto que se contradiz continuamente sem deixar de fluir com suavidade e que prende o leitor contrariando o batimento cardíaco, induzindo-o à contradição e arrastando-o contra a vontade.

10. Já não é possível retornar ao contexto fluido anterior a 1991, com seus múltiplos textos em múltiplas línguas e o sentido exclusivo do autor sobre suas relações, de modo que a melhor opção foi tratar as decisões daquele momento como um instantâneo filosoficamente orientado e tomar o livro inteiro, com o apêndice acrescentado na segunda edição de 1994, como texto-fonte, considerando também os cinco ensaios sobre gestos que Flusser escreveu ou traduziu em inglês, O gesto de escrever, O gesto de pintar, O gesto de fazer, Gesto e sentimentalidade e Primeiro esboço de uma teoria geral dos gestos, uns muito próximos destas traduções e outros não, mas privilegiando, nas decisões necessárias, a forma, a ordem e a síncope da obra alemã preparada por Flusser para publicação.

11. Gestos é único entre os livros de Flusser tanto pelo modo como se tornou livro quanto pela posição em que coloca o leitor, pois, se os livros sobre mídia examinam amplas transformações históricas em que leitor e escritor estão imersos, a maioria destes ensaios reflete sobre movimentos específicos do corpo humano, cultivando no leitor o sentido da própria corporeidade e da execução real ou possível dos movimentos considerados, e, em vez de partir de um tema delimitado, espiralam em torno do significado do gesto a partir de muitos ângulos, como em O gesto de fotografar, que descreve o fotógrafo movendo-se em torno do retratado, mudando distâncias, ângulos e iluminação e pedindo ajustes de pose, enquanto o argumento faz o leitor passar da posição do fotógrafo à do fotografado e à de um observador da cena, percebendo como cada consciência afeta as outras e reconhecendo que as decisões do fotógrafo, sua posição, sua interação com o retratado e sua relação crítica com a própria atividade, são livres e articulam seu modo de estar no mundo, distinguindo-o do pintor por essa interação direta com o objeto, diferença que Flusser estende às imagens tradicionais, pintura e desenho, e às imagens técnicas, fotografia, cinema, amostragem e síntese digitais, de modo que se poderia dizer que nos livros sobre mídia Flusser pinta seu tema e em Gestos o fotografa.

12. Esta tradução deve muito a Edith Flusser, viúva do autor, e à filha Dinah, pelo apoio generoso e constante à difusão da obra, sobretudo em inglês, à University of Minnesota Press, por seu compromisso com a publicação de Flusser e com sua inserção cuidadosa no contexto anglófono, em especial a Danielle Kasprzak, por sua gentileza e compreensão constantes num trabalho que foi puro prazer, a Claudia Becker, arquivista do Arquivo Flusser da Universidade de Artes de Berlim, pelo esforço extraordinário para dar acesso a documentos relevantes, a Anke Finger, colega e amiga de confiança, por seu ânimo, perspicácia e bom senso, e a Fiona Hanley e Tami Gadir, doutorandas da Universidade de Edimburgo, cujo convite surpreendente para a conferência principal do encontro Extending Gesture, num fim de semana de outubro de 2012, permitiu trocar perspectivas sobre o gesto com cerca de trinta colegas de literatura, arte, música, dança, ciência cognitiva e design de jogos e verificar como o conceito atravessa fronteiras disciplinares, linguísticas, nacionais e geracionais, momento propício para apreciar o reconhecimento presciente de Flusser do gesto como modo potencialmente revolucionário de refletir sobre a maneira como se está no mundo e como se poderia estar.

estudos/flusser/1991/start.txt · Last modified: by 127.0.0.1